Corridas animadas de principio ao fim
As corridas da grelha de GTC e de Turismos da ronda de Jerez do Supercars Endurance foram extremamente animadas, com muitas batalhas até que os títulos do Supercars España ficassem decididas.
 
 
Daniel Teixeira brilha com recuperação épica
 
Daniel Teixeira protagonizou uma das mais impressionantes exibições do fim-de-semana em Jerez de la Frontera, triunfando de forma magistral na corrida do Supercars Endurance reservada às categorias GTC e Turismos.
 
De regresso às lides após Vila Real, o piloto da JT59 Racing Team mostrou um andamento notável, vencendo à geral e na TCR, depois de uma recuperação notável que o levou do último lugar da grelha até ao topo do pódio.
 
As condições da pista tornaram o desafio ainda mais exigente. O asfalto estava frio e húmido, consequência da chuva caída durante a noite, o que aumentou as dificuldades de aderência e obrigou os pilotos a uma condução extremamente precisa.
 
Para Teixeira, o cenário era ainda mais complexo, uma vez que partiu da última posição, depois dos problemas de travões que o tinham afectado na qualificação de sábado. Apesar de a questão não estar totalmente resolvido, o piloto do Hyundai Elantra N TCR manteve-se imperturbável e realizou uma prova de enorme consistência e agressividade.
 
O ritmo foi tão forte que o português assumiu a liderança em duas ocasiões distintas, mesmo tendo de cumprir um handicap de dez segundos imposto pelo triunfo na última corrida que disputara junto do TCR World Tour.
 
A sua recuperação foi uma demonstração de rapidez e resiliência, confirmando a conquista de uma vitória absoluta que reforça o seu estatuto de um dos melhores pilotos do campeonato.
 
A Chefo Sport Petrogold também teve um desempenho de destaque, colocando dois dos seus carros nas posições imediatas. Gabriel Caçoilo, que faz equipa com Himar Acosta, chegou a rodar em segundo lugar e foi o melhor dos GTX durante grande parte da ponta final da corrida, mas acabou por ceder a posição aos seus companheiros Angel Santos e Alejandro Iribas, que estão na luta directa pelo título da Supercars España nesta divisão. A equipa espanhola encerrou assim a corrida com uma dobradinha entre os GTX e um resultado global que confirma a sua força colectiva.
 
Na categoria Cup, Rui Miritta, da Monteiros Competições, assinou a vitória após uma corrida sólida e sem erros. Beneficiou, no entanto, da desistência precoce de André Fernandes, que se despistou nas voltas iniciais quando liderava confortavelmente a classe. O luso-americano, que tinha conquistado a pole-position na véspera, viu assim gorada a hipótese de se estrear com um pódio, deixando a vitória nas mãos do seu rival.
 
Entre os TC, os três Ginetta G40 da FPAK Junior Team, Diogo Castro e João Faria manterem a tendência do fim de semana, foram os mais fortes, terminando no topo da categoria, seguidos por Martim Gomes e Tomás Martins, que asseguraram a segunda posição. Martim Romão e Rodrigo Vilaça fecharam o pódio dos TC.
 
 
Camelo e Simões no último momento
 
A segunda corrida das categorias GTC e Turismos do Supercars Endurance em Jerez teve um desfecho imprevisível, com Duarte Camelo e Simões Pompeu a conquistarem a vitória ao volante do Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport, depois de André Fernandes, que liderava até aos últimos momentos, ter entrado nas boxes na última volta devido a problemas no seu Porsche da AF & V Motorsport.
 
A prova começou com uma luta intensa entre três Porsche: o de André Fernandes, o de Rui Miritta, o de Marcus Fothergill e ainda o Hyundai Elantra N TCR de Daniel Teixeira, que voltou a protagonizar uma recuperação notável após partir da última posição. Nas primeiras voltas, os quatro empenharam-se numa intensa batalha, mantendo o público de Jerez em suspense pela liderança e mostrando o nível de competitividade que tem marcado a temporada.
 
Antes do meio da corrida, Marcus Fothergill foi o primeiro a sair da luta, depois de uma ruptura no radiador o obrigar a abandonar o Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports. Pouco depois, Daniel Teixeira, que estava já nos lugares do pódio, parou em pista com problemas de motor no Hyundai da JT59 Racing Team, ficando imobilizado em pista após uma sequência de voltas impressionantes.
 
Com as posições estabilizadas, André Fernandes manteve-se firme na liderança, pressionado por Duarte Camelo, que impôs um ritmo fortíssimo na parte final. O piloto da AF & V Motorsport parecia a caminho de uma vitória inédita, quando, na última volta, um problema mecânico ditou o seu abandono, deixando o caminho livre para Camelo e Simões Pompeu selarem um triunfo muito celebrado pela Speedy Motorsport.
 
Controlando bem a sua corrida, Rui Miritta terminou na segunda posição, sagrando-se campeão da divisão Cup do Supercars España, após uma corrida inteligente e consistente. O “Top-3” da geral ficou completo com Luca Staccini e Gracie Mitchell, no Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, que voltaram a confirmar o bom momento da formação britânica, e foram os segundos classificados da GTX, na frente de Henrique Moura Oliveira e Chloe Grant, que fecharam o pódio da divisão.
 
O piloto português teve ainda mais razões para sorrir, pois também reconquistou o título do campeonato GTC.
 
Na divisão GTX, a Chefo Sport Petrogold assegurou o título espanhol graças a Ángel Santos e Alejandro Iribas, que terminaram em sexto lugar da geral, mas garantiram os pontos necessários para conquistar o ceptro da GTX do Supercars España.
 
Entre os TC, os jovens pilotos da FPAK Junior Team continuaram a evoluir, que competem com Ginetta G40 operados pela Monteiros Competições. A dupla Diogo Castro e João Faria terminou na primeira posição, logo seguida por Martim Romão e Rodrigo Vilaça, enquanto Tomás Martins e Tomás Gomes fecharam o grupo, completando mais uma exibição consistente dos jovens pilotos do programa federativo português.
 
Com estes resultados, João Faria não só acabou por ficar com o ceptro da divisão do Supercars España, como se tornou o primeiro piloto a vencer o campeonato de carros de Turismo da competição de matriz espanhola do Supercars España.
 
Depois da etapa de Jerez, a caravana do Supercars Endurance marca encontro para a etapa do Autódromo do Estoril, entre 28 a 30 de Dezembro, onde se definirão os campeões do Iberian Supercars.
            
    