Portugal brilha com pódio e Melhor Qualificação no Desafio dos Campeões de Drift

O Circuito de Jarama, em Madrid, foi palco nos dias 29 e 30 de novembro de uma das provas mais aguardadas da temporada: o Desafio dos Campeões de Drift, evento organizado pela DriftSpain sob a égide da RFEDA — Real Federación Española de Automovilismo. A competição reuniu mais de 50 pilotos de 15 nacionalidades, num fim de semana marcado por batalhas intensas, grande afluência de público e performances de alto nível.

Portugal apresentou uma das delegações mais numerosas, composta por Paulo Rocha, José Magalhães, Marco Cordeiro, Filipe Vieira, Tiago Conde, Renato Valente, Stephane Ribeiro, João Vieira, Diogo Correia e Raman Kandratsenka. Apesar do forte desempenho coletivo, alguns contratempos impediram três dos pilotos lusos de alcançar a fase eliminatória do Top32Marco Cordeiro, devido a problemas mecânicos; Filipe Vieira, após um acidente; e José Magalhães, que não conseguiu uma pontuação suficiente na qualificação.

A fase das batalhas trouxe emoções fortes e vários duelos entre pilotos portugueses. João Vieira foi o primeiro a abandonar o Top32, forçado a desistir por avaria mecânica quando enfrentava o argentino Rodrigo Gallo, que mais tarde também eliminaria Tiago Conde, igualmente vítima de problemas mecânicos.

No Top16, o embate luso entre Stephane Ribeiro e Renato Valente terminou com a vitória deste último, que avançou até ao Top8, onde seria derrotado pelo ucraniano Alex Holovnia, um dos grandes destaques da competição.

O maior protagonismo português coube a Diogo Correia, que no Top8 superou a Raman Kandratsenka antes de avançar ao Top4, onde seria travado pelo francês Anthony Rocci. Correia seguiu então para a batalha da Semi-Final frente ao italiano Manuel Vacca, garantindo uma vitória sólida e assegurando o terceiro lugar do pódio, levantando a bandeira nacional diante do público madrileno. O pódio final ficou completo com Holovnia na segunda posição e Rocci como grande vencedor do evento.