António Borges, Dino Almeida e Jorge Almeida vencem na perícia da Mêda

Decorreu, no passado dia 13 de agosto, na cidade da Mêda, a 5.ª prova do Campeonato de Portugal de Perícias (CPP), 6.ª prova do V Troféu Raiano de Perícias (TRP), numa organização do Guarda Unida Desportiva, em parceria com a câmara municipal de Mêda. A prova inscrita no calendário FPAK, contou com a presença de 25 pilotos oriundos de diferentes pontos do País, para competir no CPP, TRP e Prova Extra.

No que se refere ao CPP após as cinco passagens António Borges, piloto de Cerva, Vila Real, foi o melhor, com 1.01.772, vencedor da Divisão 1,seguido Hugo Ribeiro e João Simão. Na Divisão 2 o pódio ficou entregue a Dino Almeida, com 1.06.134, seguido de André Almeida e Luís Sousa. Na Divisão 3 foi mais do mesmo com a vitória de Jorge Almeida, com o tempo de 1.05.424, seguido de Rodrigo Lopes e Jorge Leite de Pinho. Relativamente aos três grupos e seis classes do TRP Hugo Ribeiro, em Mini Protótipo, venceu no Grupo 1, Classe A, António Borges, em Super Seven, no Grupo 1 Classe B, Rui Loureiro, em Opel Corsa, o Grupo 2, Classe A, Dino Almeida, em Honda S800, o Grupo 2, Classe B, Jorge Almeida, em Citroen Ax GTI, o Grupo 3, Classe A, e Jorge Leite de Pinho, em Toyota Starlet, no Grupo 3, Classe B. As classes A eram referentes à tração dianteira, as B à tração traseira e o Grupo 1, viaturas protótipos, o Grupo 2, viaturas transformadas e o Grupo 3, viaturas originais. Rui Loureiro foi o melhor do concelho da Mêda.

Na prova extra o pódio ficou a cargo de João Martins, Sérgio Martins e José Ferreira. Antes da cerimónia protocolar de entrega de troféus, António Pissarra, Presidente do Guarda Unida e Diretor de Prova, agradeceu a parceria à câmara, as presenças dos representantes da FPAK e as colaborações dos Bombeiros Voluntários de Mêda e GNR, da ViniLourenço, realçando, ainda, o trabalho dos comissários desportivos do GUD e as colaborações dos comissários desportivos do CAMI e do Foz Côa Automóvel Clube. Salientou que “esta foi uma prova que decorreu quase na perfeição, com um novo traçado, muitos pilotos, muito público e muita competição”.

João Mourato, Presidente do Município de Mêda manifestou a sua satisfação pela forma como decorreu a prova, destacando a parceria com o Guarda Unida no âmbito do desporto automóvel: “foi um grande evento que deixa todos satisfeitos e que queremos continuar, cada vez com mais sucesso”, “estou rendido a este espetáculo e na próxima edição iremos instalar uma bancada com 400 lugares para melhor serviço aos espectadores”, acrescentou. A Perícia da Mêda veio trazer alguma paz ao CPP, depois da anulação de algumas provas e dos incidentes ocorridos noutras, sendo reconhecido por todos, pilotos, organização e comissários, como uma prova que decorreu com total normalidade.

O CPP prossegue dia 25 de agosto com a Perícia de Vilarandelo e Troféu Raiano no dia 9 de setembro, com a Perícia de Ribeira de Pena.