Restantes Campeões apurados no Troféu de Karting da Madeira

Estão encontrados os Campeões que faltavam do Troféu de Karting da Madeira 2023. Dilan Faria na categoria Micro Academy, Daniel Ferreira na Mini Max e João Bazenga na Master são os Campeões apurados no passado domingo no Kartódromo do Faial, na 5ª e derradeira prova daquela competição, juntando-se assim a Martim Meneses na Júnior e João Dinis na Max, que já haviam garantido o título na prova anterior.

Dilan Faria é Campeão dos benjamins

A categoria Micro Academy, onde correm os mais pequenos pilotos da Associação de Karting da Madeira no Troféu de Karting da Madeira, consagrou Dilan Faria como o novo Campeão, ele que há partida para esta prova já era o principal candidato ao título.

Dilan Faria fechou assim a época com chave de ouro, vencendo a 1ª e a 3ª corrida do dia e ficando na 2ª posição na 2ª corrida, mas somou um total de 74 pontos, mais do que suficientes para vencer a prova e carimbar o título de forma categórica. O 2º posto foi para António Nóbrega, que consegui vencer a 2ª corrida de domingo e totalizou 59 pontos, 2 pontos na frente do 3º classificado, João Félix. Denotando uma rápida evolução, Bernardo Siqueira foi o 4º classificado com 32 pontos, Maximiano Dionísio o 5º com 30 pontos, Diego Teixeira o 6º com 28 pontos e a terminar, Thiago Sousa o 7º com 26 pontos.

Daniel Ferreira alcança título na Mini Max

Apenas no seu segundo ano de competição, Daniel Ferreira demonstrou que tem muito potencial e este ano, apesar de ter tido em Afonso Pires um forte adversário, consegui ser mais forte e alcançar um maior número de vitórias e totalizar mais pontos para garantir o título na Mini Max.

Esta derradeira prova, Daniel Ferreira conseguiu mais um Grand Slam, pois para além do melhor tempo na qualificação, venceu as três corridas, fez a volta mais rápida em todas elas e ainda liderou todas as voltas nas corridas, conseguindo a pontuação perfeita: 79 pontos. Afonso Pires foi o 2º classificado com 54 pontos, mais 3 apenas do que o 3º classificado, Martim Gomes, que foi 2º classificado na 2ª corrida. Com 48 pontos na 4ª posição ficou Gustavo Menezes, que alcançou a 2ª posição na última corrida, seguido de Francisco Sousa na 5ª posição com 36 pontos e da melhor concorrente feminina, Emília Gomes, com 30 pontos, na 6ª posição.

Afonso Silva estreia-se a vencer na Júnior

Com o título da Júnior já decidido desde a última prova a favor de Martim Meneses e com a ausência deste devido à participação nas Iame World Finals, que se disputaram até sábado em no Kartódromo do Algarve, Afonso Silva, o único piloto que conseguiu vencer provas a Martim Meneses este ano, foi o grande vencedor da prova deste domingo, garantindo também ele um Grand Slam.

Sentindo-se como “peixe na água”, quer em piso molhado, quer em piso seco, o jovem piloto conseguiu impor-se à restante concorrência, assegurando assim a pontuação máxima: 79 pontos. Martim Alves foi o 2º classificado com 54 pontos, mais 5 do que Pedro Nunes, que foi o 3º. Na 4ª posição ficou a sempre aguerrida Nicole Ferreira com 46 pontos, enquanto a fechar a classificação, na 5ª posição ficou Salvador Fernandes, com 40 pontos.

Campeão João Dinis “faturou” novamente na Max

A categoria rainha, Max, tinha já consagrado o seu Campeão, João Dinis, na prova anterior. No entanto, o Campeão não deixou os seus créditos por mãos alheias e mesmo vindo de uma semana cheia de corridas nas Iame World Finals, que apesar de lhe darem um ritmo forte, também exigiram muito de si fisicamente, conseguiu vencer novamente.

Apesar de ter tido forte concorrência de Rodrigo Santos, João Dinis conseguiu levar de vencidas a 1ª e a 2ª corridas e no final totalizou 72 pontos, mais 6 do que Rodrigo Santos que, apesar de ter conseguido vencera a última corrida do fim de semana, não foi suficiente para “roubar” a vitória ao Campeão. Luca Silva concluiu o pódio com 48 pontos, na frente de Leandre Carvalho (4º), com 42 pontos. Pedro Calado alcançou a 5ª posição com 30 pontos, os mesmos que o 6ª classificado, Moriano de Canha. André Abreu não foi feliz nesta prova, ficando apenas na 7ª posição com 26 pontos, o mesmo acontecendo a Santiago Chaves Silva que totalizou que foi 8º com 20 pontos.

João Bazenga garante primeiro título da Master

A outra categoria que faltava consagrar o campeão era a Master e foi João Bazenga, que de resto era 1º à partida para esta prova, com uma vantagem de 60 pontos, que garantiu o seu primeiro título nesta categoria, ele que já havia também conquistado anteriormente títulos em outras categorias. Com vários candidatos ainda ao título à partida para esta prova, João Bazenga soube gerir da melhor forma a sua prova para garantir o objetivo principal.

Em termos da prova deste domingo André Silva, outro dos pilotos em destaque ao longa da época na Master, foi o vencedor, com 70 pontos, após a vitória nas duas primeiras corridas e um 2º lugar na 3ª, seguindo-se João Bazenga na 2ª posição com 64 pontos, Augusto Silva 3º com 49 pontos, Luís Escórcio ,em bom nível, na 4ª posição com 40 pontos, Rui Vieira 5º com 37 pontos, João Dias 6º com 32 pontos e a fechar a classificação, Dinarte Nóbrega com 30 pontos.

Declarações

Dilan Faria: “Estou muito contente por ser Campeão pela primeira vez. Os meus adversários estavam muito fortes, mas eu consegui estar um pouco mais forte, porque guiei um pouco melhor e porque o meu kart estava bom. Espero conseguir ser Campeão muitas vezes”.

Daniel Ferreira: “Correram bem as corridas de hoje. Na 1ª corrida consegui uma boa vantagem, na 2ª já tive mais pressão dos meus adversários e na 3ª fiz uma boa aposta arriscada em pneus de seco quando a pista ainda estava molhada, que se revelou a aposta certa. Estou muito feliz por este título e quero voltar a repetir!”

Afonso Silva: “Estou muito contente por esta primeira vitória absoluta na Júnior. Já tinha vencido uma corrida, mas vencer a prova é uma sensação muito boa. Espero que seja a primeira de muitas e que na próxima época possa ter oportunidade de lutar pelo título, se continuar a ter o apoio dos meus patrocinadores, equipa e família, aos quais estou muito agradecido”.

João Dinis: “Foi mais uma resultado muito positivo e mais uma vitória, a 5ª em 5 provas, o que me deixa muito feliz. Regressarmos das IWF23, no sábado à noite, não tivemos oportunidade de fazer os treinos e não andávamos neste sentido desde Julho, se não me engano, por isso, acho que o saldo só pode ser muito positivo. À chuva consegui andar bem, mas em seco já não consegui andar tão bem, porque tinha a baquet solta, mas o Rodrigo também mereceu a vitória na última corrida, porque andou muito bem em todas as corridas.”

João Bazenga: “O balanço é muito positivo porque o objetivo da época foi alcançado, que era garantir o título, numa categoria nova para mim. É a 3ª categoria em que consigo o título de Campeão Regional. Quanto a esta prova, correu bem, apesar de, infelizmente não ter conseguido andar melhor à chuva porque tive de usar pneus usados e não consegui melhor aderência.”