Historic Endurance apresenta grelha de luxo no Jerez Classic

Após a passagem memorável pelo Circuit de Spa-Francorchamps, o Iberian Historic Endurance realiza a sua primeira corrida na Península Ibérica esta temporada este fim de semana no Circuito de Jerez.

Na Andaluzia, a mais prestigiada competição de carros clássicos será um dos “pratos principais” do Jerez Classic, com duas corridas de cinquenta minutos de duração e uma grelha de partida que atingiu um número recorde de participantes neste circuito espanhol emblemático.

Mais de quatro dezenas de carros, que escreveram capítulos dourados do automobilismo mundial até 1976, conduzidos por sete dezenas de pilotos de sete nacionalidades, vão encantar em pista os muitos espectadores que se deslocarem ao antigo circuito de Fórmula 1. A grelha de partida volta a combinar a elegância dos Porsche 356 e dos Alfa Romeo GTAm, com a brutalidade visual e sonora dos Shelby Cobra, um deles conduzido pelo vencedor da classe AM da GT4 Winter Series, Max Huber, ou dos três icónicos Ford GT40, um deles na versão Roadster da família Macedo Silva e os outros dois dos nossos bem conhecidos Paulo Lima e Jordi Puig.

Entre as curiosidades que preenchem a lista de inscritos estão os dois Chevrolet Corvette C3, um dos irmãos Pedro Bethencourt e Francisco Pinto Abreu e outro de Ralf Huber, dois Ford Mustang, um na versão 302 BOSS de Toni Garcia e do jovem suíço Guilaume Huber, e um Jaguar E a ser tripulado pelo estreante mas muito experiente Laurent Jaspers.

 Inserida numa categoria nas 3 Horas de Spa, a classe Gentleman Driver Spirit (GDS) regressa ao seu normal esplendor em Jerez de la Frontera para as suas duas primeiras corrida do ano, com três Porsche 911 SWB, dois preparados pela Garagem João Gomes e um outro preparado pelo ex-velejador e piloto Vincent Tourneur, o BMW 1800 TiSA da família Velz-Grilo, o Datsun 1200 da TriSport, onde Carlos Tavares se junta a João Neves nos deveres de condução, o Alfa Romeo Giulia Ti Super do trio da Veiga Motorsport, e o favorito Ford Cortina Lotus de Luís Sousa Ribeiro.

Na primeira corrida do fim de semana, na tarde de sábado, em cima da mesa estará o cobiçado exclusivo relógio, com alma latina e da alta relojoaria suíça, esculpido e oferecido pela Cuervo y Sobrinos ao vencedor do Index de Performance, a classificação de destaque do Historic Endurance que dá preponderância aos carros mais antigos e de menor cilindrada. Se os carros da classe GDS são sempre favoritos a este apetecido prémio, a verdade é que o Porsche 356 SC e os três muito bem guiados Lotus Elan 26R terão uma palavra a dizer.

 A segunda corrida, no domingo, terá transmissão em directo nas redes sociais da Race Ready, nos canais de Youtube e Facebook, e será uma oportunidade para que não tiver a oportunidade de se deslocar ao Circuito de Jerez de ver máquinas tão espectaculares e diferentes como o Ford Capri 2600 RS do clã Rueda, o Porsche 914 de Manuel de la Torre ou o Lotus Seven de João Mira Gomes e Nuno Afoito.

Num evento de eleição no Circuito de Jerez, são esperados no Jerez Classic mais de 190 carros e 250 pilotos que trazem consigo uma “entourage” de mais de um milhar de pessoas. O paddock terá várias actividades, assim como actividades da MINI e um mercado de venda de peças relacionadas com o automobilismo.

A entrada para a Bancada Principal (X1) será gratuita para todos os fãs dos desportos motorizados, mas o acesso ao Paddock, onde se poderá ver todos de perto todas as máquinas que vão estar em competição, só será possível a quem comprar bilhete.