Corrida decidida na linha de meta

A primeira corrida do Circuito de Madrid Jarama RACE foi emocionante até ao final, tendo Alba Cano e Andy Cantu, em Mercedes AMG GT4, vencido a terceira corrida da temporada do Supercars Jarama Race.
 
Depois das disputadíssimas qualificações de ontem, as corridas de hoje eram aguardadas com grande expectativa e, de facto, a primeira da jornada não desiludiu, com emoção e ultrapassagens que colocaram o muito público presente em Jarama de pé nas bancadas.
 
Nerea Martí, em BMW M4 GT4 da BMW Motorsport España, arrancou bem da pole-position, mantendo a sua vantagem, mas levou no seu encalço Guillermo Aso e Salvador Tineo, ambos em Mercedes AMG GT4, o primeiro da NM Racing Team e o segundo da Team VRT, tendo este trio se mantido muito próximo ao longo das primeiras voltas.
 
O primeiro episódio da prova ocorreu, quando Dave Benett, em Porsche 911 da Tockwith Motorsport, ao tentar ultrapassar o McLaren 570s da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, lhe deu um toque, danificando o carro britânico, que verteu fluído de arrefecimento para a pista.
 
Guillermo Aso foi um dos primeiros ao passar pela duas Curvas de Monza, apanhando o líquido perdido pelo McLaren, que o lançou para um pião e para a uma passagem pela escapatória, perdendo muito tempo, o que promoveu Salvador Tineo a segundo.
 
O homem da Team VRT foi-se aproximando do BMW de Nerea Martí e começou a pressionar a jovem da BMW Motorsport España, pouco antes de começaram as trocas de pilotos, deixando no ar a ideia de um forte duelo até ao momento da bandeira de xadrez.
 
Salvador Tineo entrou rapidamente nas boxes, cedendo o Mercedes a Luis Gonzalez, ao passo que a jovem espanhola estendeu o seu turno até passar os comandos do carro bávaro a José de los Milagros.
 
O espanhol, quando regressou à pista, estava na segunda posição, uma vez que carregava um handicap de três segundos, cortesia do terceiro posto na segunda corrida de Jerez, saindo no segundo posto a cerca de dois segundos do Mercedes de Luis Gonzalez.
 
O piloto do BMW foi-se aproximando consistentemente do líder e, depois de diversas tentativas para subir a primeiro, conseguiu consumar a ultrapassagem na décima oitava volta, alcançando o comando.
 
Luis Gonzalez viu-se ainda suplantado por Andy Cantu, que faz equipa com Alba Cano num dos Mercedes AMG da NM Racing Team. Os dois primeiros aumentaram o ritmo, tendo José de los Milagros assinado a volta mais rápida da corrida – 1m38,671s, que melhora o recorde assinado o ano passado por Manuel Gião, 1m38,926s – mas a distância entre os dois manteve-se estável.
 
José de los Milagros seguiu assim para o triunfo, com o seu rival a cerca de quatro segundos, mas a prova acabaria com um estrondo.
 
O piloto da BMW Motorsport España ao cruzar a linha de meta levantou o pé e, ao não se aperceber, Andy Cantu, ainda a rodar no máximo, deu um toque na máquina bávara, tendo os dois carros ficado bastante maltratados, mas sem que os pilotos tenham sofrido mazelas.
 
Após a corrida, o duo do BMW Motorsport España recebeu uma penalização de trinta e quatro segundos pela sua participação no incidente, atirando-os para o quarto posto, ficando o triunfo nas mãos de Alba Cano e Andy Cantu.
 
Luis Gonzalez passou assim a segundo, conseguindo manter-se à frente de Filip Vava que, com Guillermo Aso, ficou em terceiro, ao passo que Sérgio Azevedo e Orlando Batina, em BMW M4 GT4 (F82) da Batina Racing, viram a bandeira de xadrez no quinto posto.
 
A GT4 Bronze foi bastante disputada pelo BMW M4 GT4 (F82) da Autoworks Motorsport e o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team número cento e quinze.
 
Borja Hormigos conseguiu garantir o comando na primeira parte da corrida, mantendo uma distância respeitável para Alberto de Martín até à troca de pilotos. No entanto, na segunda metade da prova Nil Montserrat foi mais rápido que Héctor Hernández, tendo o carro da NM Racing vencido frente ao duo da Autoworks Motorsport, que terminou em segundo.
 
Pedro Herraiz e Samuel Gomez protagonizaram uma boa prestação, levando o Hyundai i30 TCR da RX Pro Racing até ao oitavo posto da classificação, batendo o Ginetta G55 da Tockwith Motorsport que foi o melhor da GTX, com Jemma Moore e Henrique Cruz aos seus comandos.
 
O duo do carro inglês deixou a oito segundos Keith Gatehouse e Igor Sorokin, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, que foram os mais fortes da GT4 Am ao baterem Smörg e Javier Macias, segundos da divisão no BMW M4 GT4 da Promotion Motorsport.
 
Rui Miritta foi o melhor na Cup, depois de um arranque complicado, durante o qual caiu para último. O piloto do Porsche 911 da Monteiros Competição, realizou uma boa recuperação, beneficiando ainda da penalização dos seus rivais – devido ao incidente com o McLaren de Rafael Muncharaz – para triunfar na sua divisão.
 
Filipe Matias continua a desempenhar boas prestações aos comandos do Ginetta G40 da Monteiros Competições, vendo a bandeira de xadrez na sua primeira corrida com o pequeno e ágil carro inglês, à frente de Dave Benett e Marcus Fothergill, no Porsche 911 da Tockwith Motorsport.
 
A segunda corrida da ronda do Circuito de Madrid Jarama – RACE tem o seu início às 15h05, podendo ser seguida nas redes sociais da competição (Facebook e YouTube) e, em Espanha, na DAZN. Em Portugal, A Bola TV transmitirá a corrida de quarenta e cinco minutos em diferido. Entretanto pode rever a conferência de imprensa da primeira prova da jornada