Aso e Vava vencem corrida com final dramático em Jarama

Guillermo Aso e Filip Vava, em Mercedes da NM Racing Team, venceram a segunda corrida do Circuito de Madrid Jarama – RACE, terminando a segunda ronda do Supercars Jarama Race da melhor forma e no comando da competição de pilotos.
 
Como era esperado na prova da tarde, o calor foi avassalador, obrigando às equipas e pilotos realizar uma gestão criteriosa do esforço das mecânicas, do físico e dos pneus, sendo estes alguns dos factores que seriam determinantes para os resultados da segunda corrida do traçado de Madrid.
 
A prova começou sem o BMW M4 GT4 da BMW Motorsport España, dividido por Nerea Martí e José de los Milagros, e o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team partilhado por Alba Cano e Andy Cantu, depois do incidente que estas duas equipas protagonizaram na bandeira de xadrez da primeira corrida, mas nem por isso o segundo desafio da jornada foi menos emotivo.
 
Filip Vava arrancou bem da pole-position, apesar dos ataques de Orlando Batina, que protagonizou um arranque fulgurante aos comandos do BMW M4 GT4 (F82) da Batina Racing, e rapidamente imprimiu um andamento fortíssimo, na tentativa de assegurar uma vantagem confortável para os seus perseguidores.
 
O piloto da NM Racing Team foi cavando um fosso para Luis González, deixando o recruta do Mercedes AMG GT4 da Team VRT a quinze segundos, quando este parou para realizar a troca de pilotos.
 
Tudo parecia controlado para Filip Vava e o seu colega de equipa, mas a situação deles complicou-se quando o Safety-Car entrou em pista logo após concluídas as passagens pelas boxes obrigatórias, devido ao abandono do Ginetta G55 da Tockwith Motorsport de Steve Kirton e Jonathan Elsworth, que parou com um semi-eixo partido.
 
A neutralização anulou a vantagem que Filip Vava tinha construído e, quando a prova foi retomada, Guillermo Aso foi pressionado por Salvador Tineo.
 
O piloto da Team VRT tudo tentou para chegar a primeiro, mas o homem da NM Racing Team não sucumbiu à pressão, conquistando o triunfo para a sua equipa na quarta corrida do Supercars Jarama RACE, tendo os dois terminado separados por 1,026s.
 
Com este resultado, Guillermo Aso e Filip Vava ascendem ao primeiro lugar na competição de pilotos do Supercars Jarama RACE, com sessenta e seis pontos, mais quatro que Salvador Tineo e Luis González.
 
No terceiro posto da geral ficou Borja Hormigos e Héctor Hernández, que triunfaram na GT4 Bronze.
 
Na primeira parte da corrida Nil Montserrat, no Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, esteve na liderança da divisão, mas o Safety-Car deu a oportunidade a Borja Hormigos de pressionar Alberto de Martín, tendo passado para a frente a dois minutos da bandeira de xadrez, o que permitiu ao duo da Autoworks Motorsport celebrar um triunfo perante o seu público.
 
O BMW M4 GT4 da Batina Racing rodou durante muito tempo em terceiro da geral, mas já perto do final, um desentendimento entre Sérgio Azevedo e Pedro Herraiz, em Hyundai, acabou por atrasar ambos.
 
Ainda assim, o piloto do carro bávaro e o seu colega de equipa, Orlando Batina, ficaram na terceira posição da GT4 Pro, ao passo que o espanhol do Hyundai i30 TCR da RX Pro Racing e o seu colega de equipa, Samuel Gomez, foram os mais fortes da categoria Turismo, batendo Filipe Matias que continuou a descobrir o Ginetta G40 da Monteiros Competição.
 
Keith Southgate e Igor Sorokin voltaram a ser os mais fortes na GT4 Am, tendo terminado num excelente quinto posto da geral aos comandos do Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, batendo com algum conforto o BMW M4 GT4 da Promotion Motorsport, que ficou no sétimo lugar da geral.
 
Entre os dois carros da GT4 Am ficou o Ginetta G55 da Tockwith Motorsport dividido por Jemma Moore e Henrique Cruz. O duo imprimiu um ritmo fortíssimo que ninguém da GTC conseguiu acompanhar, tendo abandonado o Ginetta G50 de Simon Moore e Tomás Pinto Abreu, com problemas de caixa, e o Ginetta G55 de Steve Kirton e Jonathan Elsworth.
 
Rui Miritta venceu a Cup, mas foi Marcus Fothergill que liderou a divisão na primeira metade da prova. No entanto, com a entrada do Safety-Car em pista, o piloto do Porsche 911 da Monteiros Competição sentiu a oportunidade e não a deixou fugir, suplantando o Porsche 911 da Tockwith Motorsports pilotado para Dave Benett, que teve problemas de direcção assistida, para vencer.
 
A próxima prova do Supercars Jarama RACE disputa-se no Circuit Ricardo Tormo, Valência, nos dias 28 e 29 de Setembro, mas já a 13 e 14 de Julho o Iberian Supercars e o Campeonato de Portugal de Velocidade regressam com a etapa do Autódromo do Estoril.