Hélder Silva vence, convence e bate recorde no Caramulo

Hélder Silva não se limitou a conquistar na 33ª Rampa do Caramulo a 5ª vitória consecutiva do ano. O tricampeão nacional levou a sua Osella PA21S LMR2000 a novo recorde da pista, destronando a marca de Rui Ramalho reinante desde 2017. Perante muito público, o ‘Míssil da Póvoa’ deu um passo gigantesco rumo ao 4º título da sua carreira. Hugo Araújo (SILVERCAR EF10) e José Correia (Norma FC20) completaram o pódio absoluto, numa rampa muito bem organizada que viu Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) estrear-se a vencer nos GT e Parcídio Summavielle (Cupra TCR) e Luís Nunes (Skoda Fabia R5) dominarem, respetivamente, entre os Turismo e os Super Challenge.

1:13.868. Abram alas para o novo recorde absoluto da Rampa do Caramulo!... A proeza sucedeu na última Subida de Prova, a meio da tarde de domingo, 14 de julho de 2024, quando, perante muito público em grande expectativa sobre a possibilidade de se fazer história, Hélder Silva, que já tinha assegurado nas duas subidas anteriores a vitória na prova, decidiu literalmente ‘voar baixinho” ao longo dos 2850 metros de pista, à espantosa média horária de 138,89 km/h, fazendo cair o recorde estabelecido por Rui Ramalho em 2017. Então Ramalho tinha colocado a sua Osella PA2000 PA30 EVO2 a rodar em 1:14.67.

Hélder Silva ofereceu assim à Power House mais um resultado memorável e já ninguém duvida que o poveiro tem tudo para renovar o título nacional absoluto, chegando assim a um tão ambicionado “Tetra”!

De Braga veio um verdadeiro ‘Ninja’ para brilhar nos 2850 metros do traçado do Caramulo. Nada condicionado por ser apenas a segunda vez que entrava no habitáculo do SILVERCAR EF10 oficial, Hugo Araújo foi sempre melhorando as suas marcas até estabelecer na última subida 1:16.963, conquistando o 2º lugar, registando assim dois pódios nas duas a participações que tem, até agora neste campeonato.

De novo a braços com alguns problemas técnicos na sua Norma FC20, José Correia nunca pareceu capaz de se bater com os dois primeiros. Foi melhorando as suas marcas, mas sem conseguir pressionar, terminado a 8,9 segundos do vencedor e a 3,6 do 2º classificado,

E vão 5 vitórias nas lides dos Protótipos B para Nuno Guimarães. O piloto da NJ Racing ‘trata por tu’ o seu SILVERCAR S2 e cedo se percebeu que não teria adversários na sua divisão, vencendo com 5 segundos de avanço. Não satisfeito com essa vitória, Nuno Guimarães reclamou ainda o 5º lugar absoluto no Caramulo.

Atrás do “Capitão da Montanha”, foi acesa a luta pelo 2º posto nos Protótipos B entre os BRC B49 EVO de Afonso Santos e Joaquim Rino. E, apesar de terem soado todos os alarmes no arranque da rampa, quando o protótipo de Afonso Santos se recusou a funcionar com um problema elétrico, a Power House solucionou célere o problema e o jovem “rookie” pode, sobretudo no domingo, lutar taco-a-taco com o consagrado piloto da Articimentos, conquistando mesmo o 2º lugar por escassos 863 milésimos de segundo!... Joaquim Rino fechou o pódio, dando continuidade a uma das suas melhores épocas de sempre.

GT: finalmente a vitória de Garcia de Castro!

A categoria GT, já de si um enorme foco de interesse pelos carros fantásticos que faz alinhar, ofereceu no Caramulo mais uma ‘batalha’ memorável pela vitória. É, atualmente, uma das mais competitivas categorias do campeonato, como prova a diferença de 1,6 segundos no final entre os três primeiros, com vencedor e segundo classificado a ficarem separados por 113 milésimos!

E, para alegria de todos, até dos adversários, o troféu da vitória viajou até à Galiza. Pela primeira vez, Bernardo Garcia de Castro levou o seu Porsche 997 GT3 CUP ao degrau mais alto do pódio, resultado que o ‘Cavaleiro Galego’ há muito vinha a merecer.

Não foi uma vitória fácil. José Rodrigues, no Porsche 997 GT3 CUP da Monteiros Competições, colocou-se no comando após a 1ª Subida de Prova, com Garcia de Castro a ser o melhor na 2ª Subida. Vítor Pascoal puxou dos galões de campeão no 3º e derradeiro confronto, mas não foi suficiente para destronar Garcia de Castro, com o tricampeão nacional em título a quedar-se no segundo lugar, reforçando, no entanto, a sua liderança na classificação do campeonato e ficando às portas do título.

Quanto a José Rodrigues, a 3ª Subida não correu bem e terminou no 3º lugar, na frente de José Carlos Pouca Sorte e Daniel Vilaça, respetivamente 4º e 5º, com ambos também aos comandos do modelo 997 GT3 CUP da marca germânica.

Turismo: Summavielle vence com autoridade e reforça liderança no campeonato

Ao longo dos dois dias de competição da prova, o domínio de Parcídio Summavielle e do Cupra TCR da Befast Motorsport foi total na Categoria Turismo. O consagrado piloto fafense chegava ao Caramulo com 3 pontos de vantagem na classificação do campeonato e cedo se percebeu que queria impor a sua lei, desiderato que alcançou de forma permanente, sendo o mais rápido em todas as Subidas de Prova. Summavielle terminou com 1,7 segundos de vantagem sobre o galego Fran Casqueiro que, em nova incursão no nosso campeonato, voltou a demonstrar muita competência aos comandos do seu belo VW Golf TCR.

Os dois acumularam também as duas posições cimeiras entre os Turismo 2, divisão onde a jovem Beatriz Correia voltou a celebrar mais um pódio nesta sua época de estreia, levando o Cupra TCR da JC Group Racing Team ao 3º lugar.

Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X), rival de Parcídio na luta pelo título na categoria, tudo fez para tentar contrariar Summavielle e Casqueiro, mas teve de se contentar com o 3º na categoria, celebrando o triunfo na Divisão Turismo 1, aqui na frente de Carlos Gonçalves (Mitsubishi Lancer EVO X).

Na Divisão Turismo 3, o Caramulo assistiu a novo recital de condução de Gonçalo Inácio. O piloto do Peugeot 208 VTI R2 da Befast Motorsport concluiu a rampa com 8.7 segundos de vantagem sobre Estevão Oliveira (Honda Civic Type R), com este a ser segundo após uma luta acesa com Aníbal Pinto (Renault Clio RS R3). O bracarense está a evoluir com o carro francês e foi 3º, conquistando assim nova presença no pódio.

Super Challenge: Nunes continua a vencer, mas Lameiro está mais perto

A presença na linha de partida do Skoda Fabia R5 de Luís Nunes e do Skoda Fabia MKII Super Car de José Lameiro já se transformou num dos momentos de maior animação para o público. São dois carros brutais, com um nível de potência extraordinário e, se Luís Nunes faz sempre por merecer os galões inerentes à sua condição de pentacampeão nacional, José Lameiro está cada vez mais competitivo, começando o ‘Predador de Aveiro’ a querer ‘morder os calcanhares’ ao ‘Foguetão de Valpaços’.

Nunes venceu com autoridade, sendo sempre o mais rápido, juntando a novo triunfo e manutenção a invencibilidade na Categoria Super Challenge, um excelente 6º lugar a geral. O título nacional da categoria está agora a escassos pontos de distância.

Quanto à exibição de José Lameiro, a melhor forma de a descrever será afirmar ter sido uma das melhores, se não a melhor, da temporada. O aveirense da Diatosta sente-se cada vez mais seguro para atacar, muito por causa da evolução técnica que o carro tcheco tem sofrido, sendo de destacar o trabalho da DM Motorsport nesta transição do Ralicross para a Montanha. A primeira vitória de Lameiro já não está longe...

Pedro Marques voltou a ser muito consistente com o Subaru Impreza STI WRX da Meleiro 4. O bracarense assegurou o 4º posto da geral e a 3ª posição no Grupo AS-A.

Continuando a revelar uma velocidade incrível, Luís Silva colocou o BMW M3 da Famaconcret logo atrás dos dois “monstros de quatro rodas motrizes”, embora a uma distância considerável. Ao seu terceiro posto na Categoria Turismo, o “Canhão de Famalicão” adicionou mais uma tranquila vitória no Grupo SC-D, sendo aqui secundado por Carlos Pouca Sorte, na BMW 320 SW da Megamotors e César Caldas, 3º no seu Audi TT.

No Grupo SC-C, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) não deu hipóteses à concorrência. O piloto da LX Sport foi sempre muito rápido, tendo inclusive conquistado o 5º posto da geral da categoria, terminando no seu grupo com 5,6 segundos de vantagem sobre Alberto Pereira, com este a enfrentar problemas na embraiagem do seu Honda Civic Type R. o jovem Pedro Cardoso colocou o VW Golf no 3º lugar, mercê de uma exibição sólida no fim-de-semana.

Quanto aos pequenos bólides do grupo SC-B, proporcionaram um espetáculo interessante ao muito público presente, mercê do duelo entre os Citroen C1 da Famaconcret tripulados pelos irmãos Luís Silva Jr. e Catarina Silva e o Fiat Uno 45 S da MNE Sport conduzido por Horácio Morais.

Luís Silva Jr. venceu, mercê da sua consistência. Liderou a tabela de tempos desde a 1ª Subida de Prova, mas vendo Horácio Morais a melhorar paulatinamente as suas marcas, até que o piloto do ‘carro-escola’ logrou mesmo ser o mais rápido na última subida ‘a doer’, embora sem que tal fosse suficiente para, no agregado das duas melhores marcas, bater o piloto de Famalicão. Terminaram separados por apenas 993 milésimos de segundo, enquanto Catarina Silva assegurava o 3º posto, mas já a 3,3 segundos do seu irmão.

Uma palavra para a presença do belo Porsche 911 Carrera 2.7 da AMSport, conduzido por José Cruz. O belo ‘clássico’ levou o piloto de Viseu ao triunfo na Rampa Regional.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group entre agora no habitual período de descanso de verão, só voltando à atividade nos idos do mês de setembro. Então, será tempo de a ‘Família da Montanha’ rumar a Trás-os-Montes para disputar, nos dias 21 e 22, a Rampa de Boticas, organizada pelo Demoporto.