Campeonato de Portugal de Karting Toyota muito competitivo em Braga
Henrique Cruz, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Martim Meneses, Gabriela Teixeira, Guilherme Morgado, Luís Fernandes e Rodrigo Carreira venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da quarta jornada dupla que decorreu no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho.
Os 82 participantes da quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota contribuíram para que as corridas fossem disputadas com um elevado nível de competitividade. Na categoria X30, Martim Meneses (Kart Republic) começou por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, conseguindo a pole-position e um ponto-extra, com uma volta em 53,264s. Na manga de qualificação, Max Radeck (CRG) bateu a extensa concorrência e terminou na frente de Martim Meneses, com Henrique Ventura Oliveira (Kart Republic) e Pedro Cachada (Tonykart) logo atrás.
Na Final, disputada em 18 voltas, Max Radeck conseguiu manter a liderança após o arranque, mas Tomás Gomes (TBKart) fez uma excelente recuperação e assumiu o comando ainda na fase inicial. O jovem bracarense liderou até à 15.ª volta, quando Martim Meneses, que tinha perdido alguns lugares na primeira metade da corrida, passou para a frente e nunca mais perdeu essa posição.
Um resultado importante para Martim Meneses, que vai para a jornada decisiva, em Baltar, na liderança do CPK. Tomás Gomes e Henrique Ventura Oliveira acompanharam o piloto madeirense no pódio de Braga, enquanto Max Radeck ficou no quarto lugar, a apenas 0,8 do top 3.
O ex-campeão nacional Miguel Silva (Pantano) completou o top 5 na Final, na frente de Rafael Rajani (TBKart) de Gabriel Caçoilo (LN), que recuperou nada menos de 17 lugares (!) na corrida decisiva. Tomás Lemos (Birel ART) foi o 8.º classificado, o vencedor da prova de ontem, Pedro Cachada, foi 9.º e Diogo Pinto (Maranello) fechou o top 10 na derradeira corrida. Francisca Queiroz (TBKart) venceu a classe feminina.
Categoria X30 Super Shifter
Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Master com a marca de 51,817s. Na manga de qualificação, venceu Mário Borges (Maranello), na frente de André Serafim (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Henrique Cruz (Birel ART) e Luís Alves (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, André Serafim arrancou melhor e liderou as primeiras voltas, tendo depois sido forçado a abandonar, numa altura em que Rodrigo Ferreira (Sodikart) já tinha passado para o comando. O piloto do Porto manteve a liderança até à 15.ª volta, altura em que Henrique Cruz assumiu a primeira posição e não mais a largou até à bandeira xadrez, festejando a vitória à geral e na classe Sénior tendo o piloto de Leiria também rubricado a volta mais rápida em 52,715s.
Rodrigo Ferreira garantiu a segunda posição à geral e na Sénior, enquanto Mário Borges completou o pódio quer à geral quer na Sénior. Hugo Marreiros terminou na quarta posição e venceu a classe Master, com Joseph Oliveira (Lenzokart) a fechar o top-5, sendo quarto classificado na Sénior. Paulo Martins (Birel ART) triunfou na Gentleman, classe em que Rui Pires (Kali Kart) e Sérgio Carvalho (Lenzokart) completaram o pódio.
Categoria Júnior
Na sessão de treinos cronometrados, António Macedo (CRG) conseguiu o melhor tempo e um ponto-extra com uma volta em 55,149s. O jovem bracarense venceu também a manga de qualificação, na frente de Gabriela Teixeira (Kart Republic), enquanto Diogo Caetano (Birel ART) e Afonso Ferreira (TBKart) terminaram nos lugares seguintes e partilharam a segunda linha da grelha na Final.
A Final, disputada em 18 voltas, teve Diogo Caetano como líder na fase inicial, antes de António Macedo assumir o comando da corrida. À passagem da 10.ª volta, Gabriela Teixeira conseguiu ultrapassar o piloto de Braga e, partir daí, concentrou-se em resistir à pressão de Macedo, que viria a terminar a 0,4s da vencedora. Afonso Ferreira, que tinha vencido a prova de ontem, completou o pódio de domingo e também somou pontos importantes para o seu campeonato.
Diogo Caetano ficou às portas do pódio, enquanto Afonso Lopes desceu ao 5.º lugar final, devido a uma penalização de cinco segundos. Martim Marques (Sodi) fez várias ultrapassagens ao longo da Final e recuperou até 6.º, na frente de Jan Rodrigues (Kart Republic), Vasco Tavares (Kart Republic), do estreante na categoria Romeu Mello (TBKart), e do jovem angolano Jorge Saraiva (Kart Republic), que completou o top 10 na corrida decisiva.
Categoria X30 Mini
Na Final, disputada em 17 voltas, Guilherme Morgado largou da pole-position, mas rapidamente Leonor Rocha passou para a liderança na primeira volta, tendo nas seguintes também passado pelo comando Mário Silva Lora. Contudo, a três voltas para o final da corrida, numa altura em que se assistia a uma luta intensa entre quatro pilotos, Duarte Rodrigues manteve-se até à bandeira xadrez na primeira posição, tendo Guilherme Morgado, Mário Silva Lora e Francisco Correia (CRG) terminado, por esta ordem, nas posições seguintes. Contudo, Duarte Rodrigues foi depois desclassificado devido a uma infração técnica, pelo que a vitória ficou na posse de Guilherme Morgado, com Mário Silva Lora e Francisco Correia a completarem o pódio.
O jovem piloto de Castelo Branco também foi desclassificado da prova de ontem, pelo que a vencedora foi então Leonor Rocha, tendo Guilherme Morgado e Téo Pelfrene (Birel ART) completado o pódio.
Hoje, Miguel Martins (TBKart) obteve um excelente quarto lugar, enquanto José Pedro Pinto (Birel ART) fechou o top-5, seguindo-se Mateus Gomes (Birel ART), Francisco Iglésias (Birel ART), Vicente Silva (Maranello), Martin Rodrigues (FA) e Gustavo Oliveira (KR), respetivamente, no top-10.
Categoria Cadete
Na sessão de treinos cronometrados, João Barros (Kart Republic) foi o mais rápido e conseguiu um ponto-extra, com uma volta em 1m03,456s. Na manga de qualificação, Artur Loureiro (Parolin) foi o mais forte, na frente de Luís Fernandes (Parolin), enquanto Miguel Barbosa (Kart Republic) e Lourenço Antunes (Birel ART) terminaram nos lugares seguintes e partilharam a segunda linha da grelha para a Final.
Na Final, disputada em 11 voltas, Luís Fernandes conseguiu um bom arranque, mas Artur Loureiro recuperou o comando à passagem da segunda volta. O líder do campeonato, contudo, seria obrigado a abandonar duas voltas depois e deixou Luís Fernandes na frente da corrida. Lourenço Antunes pressionou o jovem piloto de Esposende, mas Luís Fernandes conseguiu mesmo garantir a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting Toyota na categoria Cadete. Lourenço Antunes ficou a escassos 0,4s do vencedor e João Barros completou o pódio bracarense, após uma boa corrida.
Miguel Barbosa ficou muito próximo do pódio, no 4.º lugar, enquanto a luta pelo 5.º posto terminou favorável a Guilherme Aguiar (TBKart), logo na frente de Giovanni Gilmore (Tonykart) e Tomás Fontes (Tonykart).
Categoria Iniciação
Rodrigo Carreira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m34,326s. Na manga de qualificação, o piloto de Lisboa voltou a ser o mais forte, na frente de Manuel Miranda (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Lana Pelfrene (Birel ART) e Otávio Amorim (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Manuel Miranda, que sofreu um toque logo na primeira volta, ainda conseguiu recuperar até garantiu o lugar intermédio do pódio, enquanto Lana Pelfrene e Otávio Amorim foram os terceiro e quarto, classificados, respetivamente.
A quinta e decisiva jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 21 e 22 de setembro e será disputada no Kartódromo de Baltar.