Quatro contra Hugo Lopes na decisão do título de 2024 da Peugeot Rally Cup Ibérica

Depois de há cerca de um mês, a PEUGEOT ter visto Hugo Lopes sagrar-se um quase indiscutível ‘Campeão’ de 2024 da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, chega agora a hora de se saber quem será o ‘Campeão’ da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, o conceituado e competitivo troféu que a marca faz correr, com a sétima edição em 2024.

Este fim de semana (18 e 19 de outubro) será uma prova de quatro contra um, pois teremos quatro formações espanholas a tentar destronar uma dupla portuguesa do topo da tabela de pontuações. Essa posição é ocupada, no atual ranking de Pilotos, por Hugo Lopes, tendo Unai de la Dehesa a uma confortável (mas não muito) distância de 22 pontos. É o único que poderá roubar-lhe as pretensões a um segundo título com a assinatura da PEUGEOT numa mesma temporada.

Estão em jogo 28 pontos – os 25 de uma vitória e os 3 do registo do melhor tempo na Power Stage – mas há, também, que ter em conta que, no final do rali e consideradas as pontuações acumuladas nas quatro provas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2024, apenas se aproveitarão os três melhores resultados.

Significa isto que o piloto português terá de gerir muito bem o rali e a sua posição final, devendo também controlar um adversário que, por seu lado, tem de dar tudo aos comandos do seu PEUGEOT 208 Rally4 para alcançar a ambicionada vitória, e esperar que o seu adversário possa tropeçar, para poder sonhar com o título de ‘Campeão’.

Para este último confronto de 2024, o terreno de jogo desenhado pelo Real Automóvil Club de Catalunya apresenta-lhes um conjunto de 4 Especiais – três mais tradicionais em terra e uma Super Especial em asfalto – todas elas percorridas por duas vezes, representando 99,88 quilómetros cronometrados, integrados num percurso total de 556,66 quilómetros.

Para além de pontuar para o troféu ibérico organizado pela PEUGEOT e pela Sports & You, o rali catalão será, também, o palco da quarta (e penúltima) prova do DESAFÍO PEUGEOT 2024, variante espanhola da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL. Neste particular, o atual líder é Unai de la Dehesa, tendo no seu encalço pontual Giovanni Fariña e Miguel García.

Quem será o 7.º ‘Campeão’ da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA?

Cerca de um mês depois da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2024 ter encerrado a época consagrando Hugo Lopes como o primeiro ‘Campeão’ de sempre da iniciativa portuguesa, que teve esta época a sua primeira edição, é o mesmo piloto da região de Viseu que vai agora à Catalunha discutir uma potencial dupla conquista, e tentar somar também o troféu ibérico da conceituada iniciativa monomarca PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.

Hugo Lopes lidera atualmente o ranking de Pilotos após a disputa dos anteriores três ralis que, neste ano de 2024, compuseram o calendário ibérico, o Terras d’Aboboreira, em Portugal, o Rías Baixas, em Espanha, e o Vinho Madeira, na nossa região autónoma. Neles conjugou duas vitórias com um 3.º lugar, algo que o deixa com uma margem de 22 pontos sobre o seu adversário mais direto, Unai de la Dehesa, que soma uma vitória e um segundo lugar, e tendo uma desistência na primeira jornada da época.

Mas se tal vantagem parece confortável para o piloto de Viseu, de facto não o é, pois o Regulamento Desportivo da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2024 refere que das 4 pontuações obtidas no troféu ibérico há apenas que considerar os 3 melhores resultados. Ou seja, Lopes tem, à data, como pior pontuação, 17+2 pontos somados no Rally Rías Baixas, enquanto de la Dehesa joga com o resultado nulo na Aboboreira.

Ou seja, assumindo que Unai de la Dehesa termine o rali, irá sempre somar pontos ao seu atual pecúlio. Já Hugo Lopes só melhora a sua atual pontuação se vencer ou for 2.º, sendo que neste último caso tem de ser o mais rápido na Power Stage, onde o seu adversário não pode obter o segundo melhor tempo. Só com isso fará o bis de títulos em troféus PEUGEOT em 2024, depois de garantir o Grande Prémio do troféu português. Acrescente-se que o piloto de Viseu sagrou-se também, há dias, Campeão Nacional de Ralis - Junior 2024, pelo segundo ano consecutivo.

Para chegarem ao título, os dois adversários terão, assim, de lutar pelos melhores tempos nos troços e pela vitória, algo a que já se assistiu este ano, por exemplo, na Madeira, onde Lopes venceu e de la Dehesa foi 2.º, eles que garantiram posições inversas no troço que ali serviu de Power Stage. Só que se na ilha madeirense o asfalto foi o terreno de jogo, na Catalunha os troços serão maioritariamente em terra, excetuando-se as duas passagens pela Super Especial, que soma pouco mais de 3 km em asfalto.

Ou seja, é total a indefinição sobre o resultado deste rali e mesmo da atribuição do título, luta em que há outro fator a considerar, o da preparação dos competitivos e fiáveis PEUGEOT 208 Rally4. A máquina por excelência destas contendas, que tem sido a base mecânica das últimas quatro temporadas do troféu ibérico, bem como nos troféus português e espanhol, também se irá bater pelos melhores lugares da categoria de 2 Rodas Motrizes, nesta prova pontuável para o SuperCampeonato de España de Rallyes (S-CER) 2024.

Acrescente-se que, para lá de Hugo Lopes e Unai de la Dehesa, haverá mais três pilotos em liça, nomeadamente para as melhores pontuações no DESAFÍO PEUGEOT, o troféu nacional espanhol, tendo que se contar com as prestações de Giovanni Fariña e de Miguel Garcia, bem como do estreante Aleix Arcarons, que poderão baralhar as contas aos candidatos ao título ibérico.