António Sousa, André Marinho, João Ribeiro e Pedro Marques reinaram em Lousada

António Sousa (Supercars), André Marinho (Nacional 2RM), João Ribeiro (Super 1600) e Pedro Marques (Kartcross) foram os vencedores, na tarde deste domingo, da terceira jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross (CPR/K), na pista da Costilha, em Lousada, cujo “novo” traçado foi merecedor de rasgados elogios dos pilotos e registou uma excelente moldura humana.

O regresso dos Supercars pela primeira vez esta época, ainda que apenas com três concorrentes, não deixou de aguçar o entusiasmo dos espetadores e na estreia do seu novo Peugeot 208 WRX António Sousa fê-lo da melhor forma. José Oliveira (Peugeot 208) ganhou as três qualificações, mas na final Sousa não se deixou surpreender, com César Pereira (Ford Fiesta) a ocupar a terceira posição.

Empenhados na disputa do Campeonato da Europa, mas com interesse em conhecer as alterações introduzidas na pista da Costilha, João Ribeiro e André Sousa, com os seus Audi A1, e ainda Rogério Sousa (Ford Fiesta) fizeram uma breve incursão ao CPR/K para os dois primeiros dominarem a Super 1600. Ribeiro venceu com 1.126s de vantagem face a Sousa, com Jorge Machado (Peugeot 208), vencedor das duas primeiras jornadas da época, em Castelo Branco e Mação, a concluir no terceiro lugar, por escassa margem em relação ao seu irmão Joaquim Machado (Audi A1).

Na classe Nacional 2RM, Luís Ferreira (Suzuki Swift) superiorizou-se nas três qualificações, mas na primeira meia-final e na sequência de um “toque” de Adão Pinto (Opel Astra), que por isso recebeu uma penalização de 5 segundos, ficou pelo caminho. A final foi ganha por André Marinho (BMW 328), que conseguiu superiorizar-se a Bruno Lima (Citroen Saxo). Rafaela Barbosa (Citroen Saxo) chegaria a ocupar a terceira posição, mas um problema mecânico ditou a sua desistência. Rafael Rocha (Citroen Saxo) conquistou o terceiro lugar, na frente de Hélder Ribeiro (Citroen Saxo) e de Ricardo Costa (Citroen Saxo).

Empolgante foi o duelo travado na final dos Iniciados, entre Michael Braun (Citroen C1) e Nélson Costa (Fiat Uno) até à última volta, decidido a favor do primeiro quando este último, então líder à entrada da reta da meta, se viu traído por uma avaria.

No kartcross, Pedro Marques impôs o seu LBS RX01 na final, frente a Alexandre Borges (ASK XCR) e a Tiago Costa (Life Live TN 11), que levou a melhor sobre Tiago Pinto (LBS RX01) por escassos décimos. Uma avaria na corrida 3, quando era líder, afastou Gustavo Henriques (LBS RX01), que já tinha sido primeiro nas duas corridas anteriores, das grandes decisões.

Por fim, na estreia do Troféu Júnior de Kartcross, Martim Henriques (LBS SX01) superiorizou-se a Lourenço Rocha (LBS SX01).