Tiago Pereira estreia-se a vencer no Clio Trophy Portugal
Golpe de teatro no derradeiro troço da terceira prova do calendário do Clio Trophy Portugal, com o jovem Tiago Pereira a assegurar a vitória, quando tudo se perfilava para mais um sucesso de João Rodrigues. O Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín foi o mais disputado da época, com Luís Caetano e Carlos Marreiros Jr. a assegurarem os derradeiros lugares do pódio.
O desporto automóvel pode ser de uma enorme crueldade. Quando se pensa que tudo está controlado, a 50 metros do final da prova, o sonho de uma vitória desfaz-se num pesadelo. Um momento de dor para a dupla de pilotos e para a equipa. “É um sentimento tão terrível, que até tenho dificuldades em explicar”, começou por referir João Rodrigues. “Morremos na praia, com a tomada de tempos do último troço à vista, e quando nos preparávamos para conquistar mais uma vitória. Estávamos a contar com o prémio para garantir a participação no próximo rali. O nosso orçamento é bastante limitado, inclusivamente, nesta prova, alinhámos com pneus usados. Agora, não sei como vamos continuar, até porque o carro precisa de ser reparado, depois de um toque que demos na sexta classificativa.”
Um simples relé traiu as aspirações da dupla João Rodrigues/Bruno Carvalho que, apesar de ter sido obrigada a desistir do Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, continua como líder da competição promovida pela Renault Portugal.
O azar de uns é a sorte de outros. Tiago Pereira e Fernando Pereira, que a meio do rali chegaram a estar a escassos 11,6s da liderança, herdaram a vitória nos derradeiros metros do Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín. “É sempre bom vencer, mas nem quero imaginar o que o João (Rodrigues) está a sentir. Estamos felizes com o resultado e mais ainda com o andamento. Finalmente, conseguimos entrar na discussão da liderança, depois de uma análise exaustiva à forma como correram as duas primeiras provas da época. Agora, acho que estamos no bom caminho e com excelentes perspetivas para os dois últimos ralis do calendário. Obrigado à minha equipa, a VRS Rally Tech, pelo excelente trabalho que fez”, destacou o jovem Tiago Pereira.
A dupla Luís Caetano/David Monteiro terminou na segunda posição – o terceiro pódio consecutivo da temporada. “Estamos contentes. O nosso andamento evoluiu e vamos confiantes para o próximo rali, que vai ser disputado na nossa casa”.
O jovem algarvio Carlos Marreiros Jr., acompanhado por Ricardo Barreto, conquistou o primeiro pódio da sua carreira no Clio Trophy Portugal. “Estou feliz. A minha aprendizagem continua e sinto que estou a conseguir reduzir a diferença para os mais rápidos”.
Natural de Verín, município galego que também foi percorrido pelo Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, o jovem Aitor Cota Vázquez (com Diego Blanco Basalo no lugar do navegador) estreou-se numa competição oficial no Clio Trophy Portugal, terminando na quarta posição. “Sempre sonhei em um dia participar num rali e não podia desperdiçar esta oportunidade, até por ser em casa. Na minha vida só tinha participado numa rampa em pisos de terra, mas uma prova não oficial.”
O Clio Trophy Portugal prossegue com o Rali Vidreiro Centro de Portugal, nos dias 17 e 18 de outubro de 2025.