Dani Sordo na liderança em Chaves
A dupla Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2) terminou, esta sexta-feira, a primeira etapa do Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin na liderança, com uma margem de 10.1 segundos para Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a equipa portuguesa melhor classificada, num dia em que o campeão em título Kris Meeke ficou arredado da discussão da vitória, na sequência de problemas no motor do Toyota GR Yaris Rally2.
Logo na primeira das três classificativas (33,67 km) da etapa inaugural da sétima e antepenúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o piloto britânico, com o motor do seu Yaris a falhar, perdeu 23,2s para o mais rápido e a seguir acumulou mais 38,5s e depois 19.2s, terminando o dia a 1m20.3s do líder Dani Sordo. A decisão do título nunca ficaria decidida neste rali, mas o contratempo sofrido por Meeke em Chaves reaviva, a partir de agora e mais do que nunca, as esperanças tanto de Armindo Araújo como de Dani Sordo na luta pelo primeiro lugar.
Se Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) foi a surpresa da classificativa de abertura, ao bater Sordo por 0.6 segundos, a partir daí, e face aos problemas de Meeke, foi o espanhol do Team Hyundai Portugal a liderar, secundado por um Armindo Araújo que continuar a destacar-se entre os seus compatriotas. O campeão açoriano Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), estreante no rali transmontano, surgiu em grande plano e apenas perdeu a terceira posição para Teodósio na última classificativa. A diferença de 0.6s entre ambos deixa antever este sábado um belo despique por uma posição no pódio. Aliás, tanto José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) como João Barros (Skoda Fabia RS Rally2) também são candidatos, dado que se encontram muito próximos.
O CPR 2RM (duas rodas motrizes) promete uma “guerra de segundos” até ao fim entre um grupo alargado de pilotos, atendendo ao que se observou nas primeiras três classificativas. Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4) ascendeu à liderança na última “especial” do dia, para acabar com 4.3s de vantagem para Danny Carreira (Peugeot 208 Rally4), que por sua vez ganhou um décimo de segundo a Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), relegando-o para o terceiro lugar. Entre os seis primeiros há menos de uma dezena de segundos de distância, quando faltam ainda 80,22 km ao cronómetro… Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally2), o líder do campeonato, é oitavo, depois de um início algo cauteloso.