Final de festa da Carrera 80 com caras novas e velhos conhecidos no Estoril

A temporada de 2025 da competição ibérica Carrera 80 chega ao seu termo, fazendo novamente parte do programa de mais um grande evento de automobilismo na Península Ibérica, desta vez o Estoril Endurance Festival, no Autódromo do Estoril, onde a grelha apresentará um misto vibrante de carros de Turismo e GT dos anos 1970 aos anos 1990, máquinas carregadas de história, charme e carácter, prontas para proporcionar espectáculo num circuito histórico.

Com a edição deste ano a afirmar-se como uma das mais competitivas, a Carrera 80 trouxe, em 2025, um calendário alargado e consolidou o seu estatuto entre os troféus de clássicos mais respeitados da Península Ibérica. A prova no Estoril encerra a temporada, após passagens por Jarama, Valência e Portimão, e promete um bom espectáculo motorizado para os adeptos do automobilismo.

Entre os inscritos desta jornada final, há vários nomes e carros que se destacam. Muitos destes carros fizeram história nas pistas de Espanha e de Portugal, outros viveram glórias nos troféus nacionais, e todos eles regressam agora à pista para provar que ainda têm ritmo, alma e vontade de vencer. 

A classe GT Copa surge particularmente forte nesta prova, com vários modelos da marca Porsche prontos para acelerar na frente do pelotão. Lucas González e Jorge López, no seu 968 CS ex-troféu espanhol, costumam ser muito competitivos, ao passo que Olivier Muytjens e Brice Pineau, ao volante de um Porsche 911 RS da HY Racing, mostraram em Portimão que têm andamento para rodar nas primeiras posições. Junta-se a estes Pedro Bethencourt, com o seu sempre impressionante Porsche 934 preparado pela Aurora Motorsport.

Mas nem tudo são caras conhecidas, pois estará em estreia absoluta a dupla Diego d’Ambra / Jess Frandsen, num Porsche 944 Turbo do RaceStreaming Sunders, que utilizará esta corrida para continuar a desenvolver o seu StreamKit, sistema que permite transmitir vídeo ao vivo directamente do carro para redes sociais ou plataformas de transmissão.

Nas categorias de Turismo, duas equipas destacam-se na T2000: a Eficar Team, com Juan Alonso e José Antonio Zorrilla, no seu habitual Honda Civic, e a Veiga Motorsport, com o Toyota Carina E ex-troféu português de Arlindo Beça.

O Ford Escort MKII RS1800 de Manuel Ferrão, um modelo icónico do Grupo 2, com historial no automobilismo nacional, é um forte candidato no pelotão GR2. Também em GR2, a PP Performance colocará em pista o Ford Capri 3000 GT dos irmãos Jorge Corrêa e Gilberto Corrêa, enquanto a RP Motorsport assistirá o BMW 323i de César Freitas.

Existem também dois Datsun 1200 em pista. Pequenos de tamanho, mas grandes em determinação, estes Datsun têm tradição em proporcionar corridas animadas. O primeiro será inscrito pela Trisport Race, com João Neves, um velho conhecido do Iberian Historic Endurance, acompanhado pelo estreante Domingos Amador. O segundo, proveniente da Curated Garage, será guiado pelo espanhol Guillermo Velasco, que desta vez contará com o compatriota Carlos de Miguel como companheiro de equipa.

A última prova da temporada é tradicionalmente palco para a presença da carismática, e igualmente competitiva, Volvo 850 da Monteiros Competições, viatura que venceu no Estoril em 2022 e que desta vez será dividida pela dupla Fernando Charais / Nuno Figueiredo.

A lista de inscritos fica completa com três carros “convidados”, A AMR Auto inscreve Miguel Mateus com um SEAT Ibiza e a Art of Speed estreia-se na com um Honda Jazz, para Frederico Formiga, e um Rover 25, para Frederico Castro.

O formato mantém o espírito tradicional da competição: corridas de 40 minutos, com paragem obrigatória nas boxes e possibilidade de uso de pneus slick, embora com penalização de tempo na troca, preservando o espírito de fair-play e a nostalgia destas corridas.

Num formato de fim-de-semana diferente, a sessão de qualificação está agendada para a tarde de sexta-feira, ao passo que as duas corridas terão lugar no sábado, 29 de Novembro, às 9h10 e às 13h45.

Para quem deseje assistir ao final dos campeonatos ao vivo, com toda a emoção correspondente, a entrada para a Bancada B é gratuita. Para quem pretenda aceder ao exclusivo mundo do paddock, os bilhetes diários têm o valor de 15 euros, enquanto o passe para todo o fim-de-semana custa 20 euros, estando já disponíveis em BOL.pt.