Casa cheia em Mação para consagrar Campeões de Portugal de Trial 4X4 2022

Mais de duas centenas de pessoas marcaram presença no Cineteatro Municipal de Mação, para galardoar os vencedores e Campeões de Portugal de Trial 4x4 na Gala de Entrega de Prémios, pelos feitos desportivos alcançados ao longo da época 2022. Foram distinguidos mais de cinquenta personalidades, entre pilotos, navegadores e entidades, num dia inesquecível para os aficionados da modalidade de Trial 4x4 que se fizeram deslocar à Província da Região da Beira Baixa num dia deslumbrante de sol.

A animação começou bem cedo, com a atuação da Fanfarra da Sociedade Filarmónica União Maçaense e a atuação da fadista Francisca Correia, acompanhada à guitarra portuguesa por João Vaz e à viola por Alexandre Silva.

Após a sessão de boas-vindas e apresentações, o evento iniciou o seu período de consagrações aos vencedores do Campeonato Portugal Promoção Trial 4x4, com a dupla Miguel Teixeira/Filipe Tavares da equipa “Trepa Team”, vencedora da Classe FUN, a estrear o belíssimo palco do cineteatro. Na Classe UTV’s Carlos Martins e João Pinto, repetiram o feito, conquistando mais um título nacional assim como a equipa “Reciclopeças”. Na Classe Promoção, Carlos Teixeira e João Neto (RC Automóveis) terminaram na terceira posição, atrás da dupla Pedro Pereira/Henrique Gonçalves da equipa “Clean TT”. O título nacional de Promoção foi para Paulo Silva e Carlos Silva, assim com a equipa Team Sequeiros 4x4.

Seguiram-se os premiados do Campeonato Portugal Trial4x4, com as equipas da Classe Extreme que tinham experimentado esta sensação na edição de 2021. Na segunda posição, terminou a equipa “Transgatão” com o piloto Armando Sousa e o navegador Bruno Soares. A equipa “Valclima” foi a grande vencedora desta Classe, com António Moreira e André Neves, sagrarem-se os campeões de Portugal pelo segundo ano consecutivo. Na Classe Proto, a ronda de prémios iniciou-se pelos navegadores. Homens preponderantes no desenrolar das viaturas em pista. Renato Machado e Sandro Almeida ocuparam por esta ordem os lugares mais baixos do pódio, ficando a posição para elevada para o Campeão Hugo Martins. No que concerne aos Pilotos, Rui Nunes terminou na terceira posição; António Silva foi vice-campeão e o galardão máximo foi este ano para Luís Bacelo, sagrando-se assim Campeão de Portugal Trial 4x4 na Classe Proto. A equipa mais pontuda nesta mesma Classe foi a “Oficina Bacelo”, com a dupla Luís Bacelo/Hugo Martins. Por fim, a Classe Super Proto, que contou nesta edição com dezoito equipas em competição, sendo a mais participada entre todas as classes, com um vasto leque de pilotos e navegadores com muita experiência na modalidade, mas, também muitas e boas estreias, garantindo um futuro muito competitivo nesta que é a Classe “Rainha” do Trial 4x4. Os premiados navegadores foram: Ruben Filipe na terceira posição; Miguel Costa, o mais “veterano” entre todos, ocupou a segunda vaga; ficando o título de Portugal na posse de Pedro Campas. Entre os pilotos, António Henriques (Lucrofusão) foi patenteado com o terceiro posto, atrás de Daniel Carapau (G&C Trial Team XS5), com o Rui Rocha (Team RJ69) a sagrar-se campeão de Portugal de pilotos. A equipa mais pontuada entre as dezoito em competição foi o “TeamRJ69”, com a dupla Rui Rocha/Pedro Campas.

Já depois de ser conhecidas algumas novidades para a nova temporada e do tradicional discurso do Presidente do Clube Trilhos do Norte, entidade promotora do Campeonato Portugal Trial 4x4, foram galardoados os Campeões de Portugal de Trial 4x4 em formato de final de festa ao ritmo dos sons do “We Are The Champions”. Ainda antes de anunciar os Campeões, foram reconhecidos os segundos e vice-campeões, em ambas as categorias. No que concerne aos navegadores, Hugo Martins ficou com a segunda posição, enquanto Miguel Costa assegurou o segundo posto. Quanto aos pilotos, Daniel Carapau conquistou o vice-campeonato, na frente de António Henriques.

Não foi certamente uma vitória fácil, mas foi fantástica de acompanhar com uma regularidade inquestionável de domínio e supremacia ao longo das sete provas, saindo vencedor em cinco consecutivas. Rui Rocha e Pedro Campas da equipa “Team RJ69” alcançaram pela primeira vez o título Absoluto de Campões de Portugal de Trial 4x4. O piloto de Arouca, enquanto piloto inscreve pela primeira vez o seu nome no pergaminho dos Campeões, sucedendo a Claúdio Ferreira que já tinha conquistado o ceptro por três vezes, Rui Querido e António Henrique. Desta forma, os Galardões mais apetecidos da temporada que findou com o encerrar desta Gala ficaram na posse de Rui Rocha e Pedro Campas, os novos Campeões Absolutos de Trial 4x4 em título, que será “carimbada” e reconhecido na Gala dos Campeões da Federação Portuguesa Automobilismo e Karting, entidade que rege esta o Trial 4x4, no próximo sábado (21 janeiro) no Casino do Estoril.

 

Prémios Especiais CPT4x4

Para além dos Campeões de Portugal e vencedores das várias Classes em competição, o Clube Trilhos do Norte homenageou ainda pessoas e entidades que ao longo do ano, dignificaram o Campeonato Portugal Trial 4x4 e a modalidade em geral, através da atribuição dos Prémios Especiais: Carreira, Prestígio, Dedicação, Fair Play, Nuno Graça e o Premio Especial CPT4x4 como reconhecimento, em gratidão do valor e mérito dos seus êxitos, não só ao nível desportivo, mas também como parceiro e promotor da modalidade em todas as suas vertentes.

O premio Carreira foi para Luís Bacelo, pelos seus longos anos dedicados à modalidade enquanto praticante; Rui Rocha recebeu o premio Prestígio pela forma exemplar como tem dignificado a competição na sua forma competitiva e desportiva, face ao seu domínio incontestável dentro de pista. O Premio Dedicação foi em 2022 atribuído a Carlos Martins, pelo seu especial desempenho que tem demonstrado para o engrandecimento do Trial 4x4, assim como pela sua postura, empenho e perseverança que essa atitude traz à competição. O Premio Fair Play foi atribuído à equipa Lucrofusão, composta pela dupla António Henriques/Miguel Costa, uma distinção atribuída por votação das equipas presentes e pelos comissários desportivos. Este atributo tem por desígnio retribuir o comportamento exemplar na prática da sua atividade desportiva e entre ajuda no decorrer da competição. André Neves foi galardoado com o Premio “Nuno Graça”. Um galardão que premeia e reconhece o empenho e dedicação dos Navegadores, em homenagem ao malogrado Nuno Graça. O Galardão Premio Especial Campeonato Portugal Trial 4x4 foi nesta edição entregue à equipa/empresa – Lucrofusão, na pessoa do piloto António Henriques e toda sua “família” por tudo o que tem feito em prol do Campeonato Portugal Trial 4x4, não apenas como praticante e adepto do trial4, mas também como dinamizador e promotor da modalidade na região onde exerce a sua atividade profissional e nela tem sede, na qualidade de socio gerente. Esta Direção está-lhe imensamente grata.

Para Antero Bessa, este foi um dos momentos altos de 2022 do Campeonato Portugal Trial 4x4: “É a altura em que coroamos os nossos campeões. Um evento que reuniu os pilotos, equipas, famílias e amantes do trial. Foi um grande dia de festa numa das regiões de muitos aficionados da modalidade e na sua promoção e organização de provas. Só tenho a agradecer ao município de Mação por esta excelente hospitalidade e da forma como nos recebeu, assim como ao clube MAC TT. Estou certo de que foi um grande dia para a modalidade do Trial 4x4, referiu o Presidente do Clube Trilhos do Norte.

Uma cerimónia acolhida pelo município de Mação e que contou com a presença do Presidente Dr. Vasco Estrela. Na sua intervenção, potenciou as excelentes relações existentes entre o Clube Trilhos do Norte, o Município e o Clube MAC TT, mostrando-se ”satisfeito por acolher esta Gala. O Município de Mação estará sempre disponível para receber este tipo de iniciativas assim como as provas de Trial aqui realizadas. Parabenizo os vencedores, campeões e todos os premiados pelos resultados alcançados. Quero deixar também uma palavra de agradecimento ao clube MAC TT pelo empenho e dedicação na promoção desta e outras iniciativas”, referiu Vasco Estrela.

O certame terminou com uma degustação de produtos da região de Mação, confecionados e servidos pelos alunos do Curso Profissional de Restauração, Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.

O Campeonato Portugal Trial 4x4 está a volta às pistas para a temporada de 2023 com arranque no primeiro fim de semana de março em Valongo.