1º Madeira E-Rally com 19 inscritos
O 1º MADEIRA E-RALLY, primeira prova destinada exclusivamente a concorrentes com viaturas elétricas no arquipélago da Madeira, reuniu 19 equipas que estarão na estrada no próximo sábado, 18 de fevereiro. A organização do Clube Automobilístico 100 à Hora da Madeira marca um novo capítulo dos desportos motorizados, apontando o caminho para aquele que será o futuro da competição automóvel, em respeito pelo ambiente.
Candidato ao Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2024, o rali será disputado numa etapa única e duas secções com uma extensão total de 157,98 km. 10 provas especiais de classificação, Caminho dos Pretos, Chão da Lagoa, Poiso, Santo da Serra, Machico, Santana, São Jorge, Boaventura, Ponta Delgada e Encumeada, com 77,36 km, levam os concorrentes a percorrer sete dos dez concelhos da ilha.
A cerimónia de apresentação do evento teve lugar hoje, 14 de fevereiro, na Câmara Municipal do Funchal. Emanuel Pereira, presidente do clube organizador, exaltou “o espírito inovador da coletividade na concretização de um projeto com vários anos mas adiado até agora pela pandemia”. Nelson Ferreira, diretor de prova, admite orgulho no facto de, “após já o ter feito em Lisboa, ir dirigir este evento pioneiro na Madeira”.
Pedro Araújo, afirmou que a FPAK “é um organismo entusiasta deste tipo de provas que encaram de forma diferente o paradigma da sustentabilidade ambiental” enquanto David Gomes, Diretor Regional de Desporto, reconheceu “a alegria de que também este desporto revele preocupações ambientais na procura do seu futuro, que é ainda desconhecido”.
Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, autarquia anfitriã do evento, realçou “a resiliência deste clube em organizar esta prova que poderia mesmo ter sido pioneira em Portugal. O futuro é de sustentabilidade ambiental e passará por viaturas elétricas. O município do Funchal está sempre à frente e queremos ajudar as organizações a pensar nesta forma de estar no desporto. Vamos manter o apoio e ajudar a fazer crescer esta modalidade”.