Conhecido o horário do primeiro grande evento ibérico de velocidade do ano que será no Algarve no mês de Maio
O primeiro grande evento ibérico de automobilismo de velocidade do ano decorrerá no Autódromo Internacional do Algarve de 5 a 7 de Maio. Cerca de duas centenas de carros de competição, modernos e clássicos, vão abrilhantar o “Algarve Welcome Spring”.
Como cabeça de cartaz do evento estará a prova de abertura da temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade, a maior competição de automobilismo de velocidade em Portugal, que junta em pista algumas das máquinas mais espectaculares de Grande Turismo e Turismo existentes a competir na Península Ibérica.
O Campeonato de Portugal de Velocidade é uma competição já com uma longa história no automobilismo nacional, juntado-se em Portimão novamente com o ibérico Supercars Endurance. Este ano, as expectativas são muito elevadas com um grande impulso dado por pilotos, equipas e público, graças a máquinas como os Mercedes, McLaren, Porsche ou Audi. Com duas corridas por evento, ambas de quarenta e cinco minutos, a emoção parece estar garantida para mais uma temporada, podendo todas as provas ser seguidas em directo nas redes sociais das competições e na A Bola TV.
Presente estará igualmente o Iberian Historic Endurance, a mais prestigiada competição de carros clássicos do sul da Europa, que no circuito do último Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 disputará as suas duas primeiras corridas da temporada, cada uma com a duração de 50 minutos e paragem obrigatória nas boxes. Reunindo na grelha de partida mais de quatro dezenas de preciosas jóias motorizadas construídas até 1976, “Gentleman Drivers” de mais de uma dezena de proveniências deslocar-se-ão a Portimão para desfrutar da condução no limite num ambiente seguro e num dos mais aplaudidos circuitos mundiais da actualidade, localizado numa zona turística de eleição e com um clima sempre convidativo.
Numa temporada que entra numa nova fase, a Carrera Los 80 disputará a primeira das suas duas provas em Portugal. A competição promovida pela Race Ready agrega carros de corrida que marcaram uma era dourada do automobilismo mundial numa atmosfera aprazível, não existindo pontuações ou um campeão no final da temporada. O formato de semi-endurance, composto sempre por duas corridas de 40 minutos, com uma paragem obrigatória nas boxes, permite equipas formadas por um ou dois pilotos, e aceitando sobretudo viaturas de Turismo e algumas de Grande Turismo de 1976 a 1993. Uma grelha de partida, onde se esperam duas dezenas de carros das marcas BMW, Ford e Porsche, entre outros, que irá proporcionar boas corridas e reviver épocas áureas do automobilismo.
Também a celebrar o seu arranque de temporada estará o Group 1 Portugal, que como o nome indica é a competição nacional para viaturas do antigo Grupo 1 de velocidade, e que também reúne na sua grelha de partida os concorrentes do Troféu Mini. Com cerca de três dezenas de participantes, estas corridas de 40 minutos costumam ser bastante animadas e com vários pontos de interesse para os espectadores.
O programa do fim de semana conta ainda com mais três competições para carros modernos. O troféu Super Seven by Toyo Tires, conhecido pelo seu numeroso pelotão e as suas corridas de “sprint" disputadas ao milésimo de segundo, terá seis corridas durante o fim de semana, ao passo que a Carbon Zero Cup, para os modelos Kia Ceed e Picanto GT, realizará duas corridas.
Igualmente presente no “Algarve Welcome Spring”, estará o Campeonato de Espanha de Resistência para o seu segundo evento da temporada. A mais relevante competição de velocidade da vizinha Espanha agregará no Autódromo Internacional do Algarve cerca de duas dezenas de viaturas de GT e Turismo para duas corridas de cinquenta minutos.
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, este arranque de temporada “começará da melhor forma, num evento onde se juntam mais de 200 equipas inscritas de toda a Península Ibérica e algumas até provenientes do norte da Europa. Em resumo, todos os condimentos para ser um grande evento, com corridas com número e qualidade num dos melhores circuitos do mundo, a famosa ‘montanha russa’ de Portimão e 18 corridas para todos os gostos, o charme dos clássicos, a inovação dos GT modernos e a competição dos troféus monomarca.”
Se a sexta-feira, dia 5 de Maio, será preenchida com sessões de treinos e qualificações, as dezoito corridas para “todos os gostos” serão disputadas no sábado (6 de Maio) e no domingo (7 de Maio).