CISET 4X4 ruma a nova pista e novos desafios na região de Lafões

A caravana do CISET 4x4 já está de regresso ao continente depois de mais uma viagem até á Ilha da Madeira, preparando-se agora para um novo desafio que ingressa no calendários de prova pela primeira vez na edição deste ano - O CISET 4x4 Oliveira de Frades 2023, que ser irá realizar nos próximos dias 16 e 17 de Setembro, como o próprio nome indica, se disputará em Oliveira de Frades.

Esta prova será ainda a terceira ronda pontuável para o CISET 4x4 Norte, depois do CISET 4x4 Gouveia e do X-Trem Portugal 2023.

A organização a cargo da Promolafões preparou um programa de atividades dividido pelos dois dias do fim-de-semana, no entanto o primeiro dia está reservado apenas às “formalidades”. O evento arranca a partir das 17 horas de sábado no centro da vila de Oliveira de Frades, com o "Quartel General" da prova a estar localizado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, onde também irão lugar as verificações técnicas e administrativas. A ação desloca-se para a sede do município onde será feita a receção dos concorrentes e onde será realizado o Briefing do evento. 

Inicialmente estava previsto a realização de um prólogo noturno no centro de Oliveira de Frades, mas o espaço que deveria ser utilizado faz agora parte da obra de construção da Ecopista do Vouga, que ocupará o canal ferroviário da extinta Linha do Vouga que passava por dentro da malha urbana da vila e que aqui tinha uma estação. Na impossibilidade de realizar a prova como previsto, toda a componente competitiva da prova será agora concentrada no domingo, no Aeródromo da Pedra da Broa.

O Parque Fechado noturno ficará em Oliveira de Frades, onde o publico poderá ver as maquinas na noite de sábado.  Depois, na manhã de domingo os participantes farão a viagem em caravana até  ao aeródromo, localizado a poucos minutos de distância de Oliveira de Frades.  O aeródromo oferece um espaço muito amplo e também um conjunto de infraestruturas que permitem receber todos, incluindo o muito publico esperado, com as melhores condições possíveis.

É no aeródromo e nos terrenos circundantes que irão ser desenhadas as pistas tanto do prólogo como das provas de resistência de todas as classes participantes:  Promoção, Proto e Super-Proto, podendo esperar-se alguns obstáculos bastante espetaculares para o publico e desafiadores para os pilotos.  

No entanto, antes dos motores serem ligados, terá lugar a iniciativa de Compensação Carbónica "Floresta CISET", em que os participantes e algumas entidades são convidadas a plantar a sua própria árvore.  Esta iniciativa é apenas uma de um conjunto mais vasto que inclui a separação de resíduos, a recolha de óleos usados ou a utilização de tapetes ambientais, e que se inserem no projeto que a X-Adventure e a FPAK têm vindo a desenvolver ao longo da época, chamando a atenção para a necessidade de como comunidade desportiva que somos, termos uma atitude cada vez mais sustentável, promovendo a utilização de racional de recursos, minimização de impactos ambientais e sempre que possível de melhoria dos espaços por nós utilizados.

O programa prevê o inicio do Prólogo pelas 10 da manhã, com todos os concorrentes a percorrem á vez este curto troço inicial.  Depois, às 13 horas será dada a partida da prova de resistência da Classe Promoção que terá 1h30 de duração. Ás 14h30m arranca a classe Proto, e depois às 14h45m arranca finalmente a classe Proto, sendo estas duas classes terão uma prova de duas horas pela frente.   A cerimónia de pódio está marcada para as 17h30 minutos.

Oliveira de Frades será assim uma nova prova e um novo desafio do CISET 4x4, que se assume como a competição automobilística mais variada a ser disputada em Portugal, com um leque de pistas e terrenos inigualável. Em 2023 já passou pela pista de areia de Pinhal Novo, pelas rochas de Gouveia, pelas águas profundas e areia solta do Rio Sorraia no Couço, Coruche, viajou até á Ilha da Madeira para percorrer o leito rochoso da ribeira de São Vicente e "beijar" o mar numa troço da pista na praia, e agora em Oliveira de Frades irá ter uma especial totalmente artificial no centro da vila e uma pista de pendentes elevadas e rochas desenhada do Aeródromo.