Tudo pronto para a grande final do CISET 4X4 em Vila Nova de Cerveira

É no próximo fim de semana que a "Vila das Artes", ou seja Vila Nova de Cerveira irá acolher a pela primeira vez uma prova do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, com a particularidade de ser a prova de encerramento da espetacular temporada de 2023.

A prova minhota surge como a "cereja no topo do bolo" de uma temporada a vários níveis memorável  que se iniciou em Pinhal Novo próximo da região metropolitana de Lisboa, subiu depois a Serra da Estrela até Gouveia, fez a grande festa anual no Rio Sorraia no Couço, Coruche, foi "de férias" até á Ilha da Madeira a meio de Agosto, regressando depois ao continente para uma visita á região de Lafões para disputar o CISET 4x4 Oliveira de Frades e que ruma finalmente até ás espetaculares paisagens de Vila Nova de Cerveira para o evento final.

Organizada pelo CATT Cerveira, o CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira disputar-se-á a par com o Xtrem Challenge Portugal 2023, com os programas desportivos de ambas as competições a complementarem-se resultado num grande evento que se prolonga pelos dois do fim de semana.  A competição arrancará no sábado uma vez cumpridas todas as formalidades habituais das provas, com o primeiro concorrente a iniciar a sua passagem pela Xtrem a partir do meio dia e com a prova a prolongar-se tarde a fora.  Depois a partir das 21 horas terá lugar uma especial noturna de trial urbano, que sendo válida para a prova Xtrem, servirá também de prologo para a prova CISET.
Domingo será o dia "grande" para a competição reservada ao CISET, com a disputa das provas de resistência a partir das 11 da manhã. Antes ainda do arranque da prova, terá lugar iniciativa ambiental de redução da pegada ecológica da prova.   A entrega de prémios que terá lugar a partir das 17:00 marcará o encerramento de uma prova que se espera bastante competitiva.

Cerveira será a prova de consagração das equipas vencedoras das classes Super Proto e Promoção uma vez que a sua diferença pontual já é superior aos pontos que a prova irá entregar.  Assim, António Henriques e Miguel Costa (Team Lucrofusão) chegarão a esta prova já com o titulo de vencedores da classe Super Proto em mãos uma vez que os seus 125 pontos são mais do dobro dos que o segundo classificado tem, neste caso o Team XS5/Lucrofusão composto por Daniel Carapau e Ruben Norberto que tem apenas 60 pontos. Em terceiro, e também inscrito está o Team RV9 de Rui Vieira e Paulo Amaro, que com 46 pontos poderá ainda tentar ascender a segundo classificado.  
Na classe Promoção, Luís Silva e Tiago Ramos chegam a esta última prova já com o titulo em mãos graças aos 108 pontos somados ao longo da época. O Team Ziggaworks de Cristiano Afonso e Miguel Batista arrancará para a ultima prova com 64 pontos e em segundo lugar da classificação do troféu, classificação que deverá confirmar face á ausência dos seus rivais mais próximos na tabela classificativa.