Estreia memorável do CISET 4X4 no "Monte da Senhora do Bom Sucesso".

Chãs de Tavares e Mangualde acolheram no passado fim de semana a segunda jornada da edição de 2024 do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 (CISET 4x4), uma prova coroada de sucesso, onde o espetáculo, a competitividade e desportivismo imperaram.

Disputada durante dois dias, com dois tipo de prova radicalmente diferentes (trial urbano no prologo e obstáculos naturais na resistência) a prova Beirã foi um "osso duro de roer" para a animada e muito competitiva caravana de participantes, que na face das dificuldades que as pistas lhe proporcionaram nunca baixaram os braços e procuraram sempre o melhor resultado possível. Disputado em dois pontos distantes entre si no concelho, com duas configurações muito distintas, também para a prova Beirã foi um grande desafio, obrigando a muito trabalho e cooperação entre todos os envolvidos na preparação do mesmo.

Repartido pelos dois dias do fim de semana, o programa do CISET 4x4 Chãs de Tavares 2024 arrancou no sábado com realização das verificações, seguindo-se o habitual briefing de apresentação. Antes de se ligarem os motores, teve lugar um jantar convívio com as equipas. Finalmente, pelas 22 horas foi dada bandeira verde para inicio do espetacular Prologo noturno, que se disputou em Mangualde numa pista de trial urbano preparada para este efeito. No dia seguinte a prova viajou de armas e bagagens para Chãs de Tavares, onde durante a manhã teve lugar a iniciativa de redução de pegada ecológica "Floresta CISET", em que os envolvidos na prova puderam plantar a sua arvore e seguindo-se ao início da tarde a disputa das prova de resistência.

PROLOGO EMOCIONANTE E ESPETACULAR

O prólogo que se disputou em Mangualde, este irá ficar na história do do CISET 4x4 e na memoria de todos aqueles que participaram ou assistiram, como tendo sido um dos momentos mais espetaculares de sempre desta competição. A pista repleta de obstáculos e á qual os concorrentes tinham que dar duas voltas, encerrava em si toda a essência do CISET 4x4, com espetacularidade e diversão, mas também um nível de dificuldade e exigência acentuado. Comum para todas as classes, foi um verdadeiro teste a homens e máquinas, que causou embaraços a algumas equipas, forçou paragens de outras e até causou desistências, mas ao mesmo também corou outros de sucesso, proporcionou imagens impressionantes e fascinou o muito publico presente.

Como seria de esperar a classe que mais espetáculo deu foi a Classe Super Proto onde várias equipas lutaram pela vitória. Os fantásticos resultados obtidos pelas melhores equipas são até difíceis de compreender, tal a rapidez com superaram os obstáculos e completaram as duas voltas ao traçado implantado junto da praia artificial.

A equipa mais rápida foi o Family Team, que necessitou apenas de 1m21,434s para dar duas voltas á pista. É impressionante e surreal este nível de prestações, muito pouco comum, conseguindo ainda não penalizar e demonstrar total controlo da viatura. Ao mesmo nível esteve o Team Lucrofusao\XS2 em segundo lugar com 1m33,518s e com apenas mais duas decimas de segundo, o Team Ediprova com 1m33,718s em terceiro

Na classe Proto a prova disputou-se a um ritmo mais tranquilo, com as equipas a procurarem sobretudo cumprir o programa estabelecido sem danificar as suas viaturas e hipotecarem a presença no dia seguinte. Nem todos os conseguiram, e aqui registamos a única baixa, precisamente da equipa que veio do ponto mais distante: O Team Factory Extreme que veio das ilhas Canárias. A equipa GS Team / Boop foi a vencedora do prologo entre os Proto, que mesmo tendo tido o ônus de abrir a pista conseguiu superar todos os obstáculos com a calma e segurança necessários para terminar com um bom tempo e sem problemas. Em segundo terminou a equipa Madeirense Team Vulcanizadora 25 de Abril.

Entre a classe Promoção, o melhor no prologo foi o Team F-Performance, significativamente mais rápidos dos que os seus adversários, rivalizando mesmo com alguns dos Super Proto. O Team Bichos do Mato, mais cauteloso e tentando preservar a mecânica do seu carro terminou em segundo, enquanto o Team Revisauto que arrancou com maiores ambições a um bom resultado seria vitima de um dos obstáculos e não iria além do terceiro lugar nesta noite de sábado.

PROVAS DE RESISTÊNCIA FORAM VERDADEIRAS SUBIDAS “AO BOM SUCESSO”

Deixando para trás a cidade, o luar, e os obstáculos artificias, no domingo a caravana foi ao encontro da montanha, do calor do sol e de uma muito exigente pista desenhada no Monte da Senhora do Bom Sucesso em Chãs de Tavares. Era chegado o momento do implacável teste de resistência, que iria "espremer" muito suor ás equipas.

Chãs de Tavares assistiu a uma corrida memorável, um espetáculo de trial 4x4 amplificado pelos muitos carros de topo presentes, verdadeiras máquinas que passaram por cima de tudo e mais alguma coisa, desafiando a lógica do muito público que ladeava as pistas. Porém elemento mais importante deste dia de corrida nem terão sido as viaturas, mas sim a perícia dos pilotos e o empenho e esforço dos navegadores, que de tudo fizeram para superar as dificuldades e conquistar o triunfo no topo do imponente Monte da Senhora do Bom Sucesso. Para vários, "Bom Sucesso" é mesmo o termo mais adequado, pois aqui obtiveram bons resultados e conquistaram precisos pontos para a classificação geral desta competição

A classes Super Proto e Proto a arrancaram em simultâneo, transformando a partida em um verdadeiro espetáculo à parte, com os motores a soar em uníssono, deixando para trás uma nuvem de pó enquanto se lançavam rapidamente em direção ao primeiro obstáculo. E uma vez chegados ao primeiro obstáculo, eis que a realidade confrontou todos sem qualquer complacência: Agora era a sério, rampas íngremes, longas, compostas de pedras de todos os tamanhos e feitios iriam durante duas horas e meia proporcionar uma verdadeira tortura aos participantes, provocando embaraços, fazendo-os cansarem-se e suar bastante, virando alguns de cabeça para baixo e obrigando outros a desmontar e montar carros, não dando sequer sossego a algumas assistências. Ao mesmo tempo o muito publico presente vibrava com momentos épicos de trial, com a emoção e competição que se viviam em pista.

Igual para todos foi muito calor que se fez sentir, contribuindo para um maior desgaste físico das tripulações e a para uma maior pressão sobre os órgãos mecânicos das viaturas. Nem mesmo a imponente Serra da Estrela, que servia como um fantástico pano de fundo desta prova ajudou a baixar a temperatura que teimou em subir de forma gradual ao longo de todo o dia.

Quanto ao resultados começamos pelos mais espetaculares de todos: Os Super Proto . que em disputaram uma grande prova, e dado o nível de exigência e de participantes, todos se devem sentir orgulhosos e satisfeitos. No entanto, vencedor só pode haver um, que em Chã de Tavares foi o Team Ediprova. "A gente quando começa tem sempre ideia de ganhar, e hoje até correu bem. Correu bem até ao fim." disse Nuno Santos (Piloto) no final da prova. Gonçalo Mesquita, (Navegador) acrescentou que: "Hoje foi um dia em que o carro portou-se bem. Nem foi preciso muito guincho, precisamos apenas 7 ou 8 vezes, o resto passamos tudo a motor." Ao terceiro lugar no prologo somaram a vitória na resistência e assim ascenderam ao primeiro lugar final. Em segundo lugar ficou a equipa Valclima, composta por Antônio Moreira e Andre Neves. Esta dupla recuperou de um mau resultado no prologo, demonstrando na resistência uma performance e fiabilidade notáveis, superados apenas pela equipa vencedora. Em terceiro lugar ficou o Team Dream Car composto por Alvaro Alves e Hugo Batista.

Ainda nos Super Proto e quanto ás Sub-Classes: Nos veículos de motorização a gasóleo venceu a equipa Valclima, enquanto nos veículos equipados com motor a gasolina venceu o team Ediprova.

A classe Proto foi a menos numerosa, e tendo visto logo no Prologo um dos seus participantes ficar pelo caminho, cabia aos restantes fazer uma gestão inteligente da sua prova de resistência e procurar chegar até final sem que a pista lhes exigisse em demasiado. Mas a pista "reclamou para si" mais um dos participantes logo na fase inicial, no caso a dupla Ligia Romao / Luis Silva que tinham sido os vencedores no prologo na sua classe. Ficou assim a equipa Madeirense Team Vulcanizadora 25 de Abril como único representante da classe em pista, conquistando assim uma vitória que terá tido um sabor bem mais agradável do que o do prologo do dia anterior onde uma avaria acabaria por fazer com recebessem o tempo máximo admitido.

Nuno Berenguer, piloto vencedor, disse-nos no final que: "A gente veio da Madeira, estava aqui á espera de um bom resultado, mas começamos mal ontem, o carro alargou-nos um tubo da direção e não conseguimos terminar o prologo. O dia de hoje começou bem, arrancamos logo na prova e depois foi dominar a prova até ao final. A prova era dura, tinha zonas complicadas, mas o carro portou-se bem e conseguimos chegar até ao final."

O GS Team/Boop face aos problemas sentidos, terminou a corrida em segundo lugar.

Finalmente a classe Promoção o grande vencedor foi o Team F-Performance, de Fabio Almeida e Hugo Sobreiro. Esta equipa assumiu a liderança da prova logo no Prologo onde obteve o melhor tempo por larga margem, continuando destacada na resistência, conseguindo dar mais três voltas que o segundo classificado.

Luis Silva e Tiago Ramos do Team Bichos do Mato terminaram a prova de resistência em segundo lugar e consequentemente também em segundo na classificação final. Em terceiro terminou Team Revisauto de Emídio Bastos e Rafael Bastos, que depois de um Prologo algo azarado, conseguiram recuperar e chegar o pódio final graças ao seu resultado na resistência.

Luis Pirralho, diretor de prova, disse-nos satisfeito no final da corrida que: "Para uma estreia não posso pedir mais. Tínhamos um nível de exigência muito alto, um grau de dificuldade em termos de organização também muito alto porque a corrida era disputada em dois locais distantes um do outro, mas tudo correu como deveria correr. Tivemos um prologo que teve de tudo, espetáculo, competição, algum dramatismo, mas também entreajuda entre participantes e bastante desportivismo. Algumas equipas deram um "show" absolutamente impressionante. Hoje, aqui em Chã de Tavares o cenário mudou completamente, tivemos uma pista longa, cheia de obstáculos, que muitos trabalhos deram ás equipas. Mas repetiu-se o que se passou no prólogo, muito espetáculo, competição, desportivismo e claro também algumas peripécias, mas nada de extraordinário. Tenho que deixar um sincero agradecimento aos pilotos todos sem exceção pois foram eles que fizeram desta corrida algo memorável. E também agradecer ás entidades que estiveram connosco, á Junta de Freguesia, ao Município, a todos os parceiros da prova e do CISET4x4 pois foram eles que nos ajudaram a fazer deste projeto o grande sucesso que todos testemunhamos."