Manuel Alves é o primeiro vencedor da Taça de Vila Real

A primeira corrida da Taça de Vila Real – ASF Construções realizou-se hoje e foi uma caixinha de surpresas. Arrancando da “pole position”, Pedro Salvador imprimiu poderoso ritmo que ninguém foi capaz de acompanhar. Porém, nas corridas de automóveis há um princípio imutável: para chegar em primeiro, primeiro temos de acabar. O Porsche 911 GT3 Cup preparado pela Speedy Motorsport, infelizmente, foi apoquentado por problemas mecânicos que levaram Salvador para a box logo na segunda volta, perdendo duas voltas para o vencedor da corrida. Ficou a consolação da “pole position” e da volta mais rápida.

Com o percalço de Pedro Salvador, beneficiou Manuel Alves ao volante do Porsche 911 GT3 Cup da Lob Motorsport. Após a saída de cena de Salvador, a corrida do líder foi sendo simplificada. Não quer isso dizer que tenha sido fácil levar os louros da vitória, até porque Manuel Fernandes queria ganhar na “bila”.

Não conseguiu, pois, mais uma vez um “Safety Car” - provocado pelos problemas no Porsche de Jorge Silva que ficou parado na pista – entrou em pista e a prova terminou atrás do carro de segurança. No início da corrida tivemos situações de grande emotividade com as lutas entre Manuel Alves e Manuel Castro com Rui Miritta neste grupo.

Entretanto, André Fernandes e Manuel Castro encontraram-se em pista e o duelo pela terceira posição reacendeu-se, depois de Manuel Fernandes ter passado pelos dois. Um duelo com respeito e lealdade que acabou com Manuel Castro a ficar na frente do Porsche verde com as cores da ASF Construções.

Contas feitas, Manuel Alves venceu na frente de Manuel Fernandes e Manuel Castro. Depois ficaram André Fernandes e Rui Miritta. Nos Turismos, domínio de Pedro Alves até perto do final, quando o Peugeot 308 TCR de Michel Fernandes se aproximou do Kia Ceed GT e foi pressionando Pedro Alves. O “safery car” acabou com esta luta qjue estava a ser deveras interessante. O terceiro lugar dos Turismos ficou para Pompeu Simões ao volante de um Kia Ceed GT. Pedro Salvador ainda regressou à pista para fazer a melhor volta da corrida.

 Regressou, assim, o espírito das grandes corridas que se disputaram ao longo dos anos no Circuito Internacional de Vila Real, com uma corrida com desfecho incerto e muitas lutas em todo o pelotão. Amanhã será realizada a segunda corrida com transmissão nas redes sociais da ANPAC.