Luís Alegria e Luís Mendes com duelo intenso no Circuito de Vila Real dão espetáculo nos 1300

Se a primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 disputada ontem no Circuito Internacional de Vila Real foi muito interessante devido ao duelo entre Luís Alegria e Luís Mendes, a segunda manga realizada hoje foi, verdadeiramente, superlativa tendo como protagonistas, uma vez mais, o campeão de Portugal Clássicos 1300 de 2023 e o vencedor da categoria Legends 1300 do ano passado.

Repetindo a “pole position” devido à vitória de ontem, Luís Alegria voltou a partir muito bem numa largada que ficou marcada pelo toque de Luís Costa Sousa em Miguel Miguel e que acabou por levar ao abandono, também, de Francisco Marrão que acabou embatido pelo Austin Metro. Na frente, Luís Alegria tentou fugir a Mendes, mas este não lhe deu essa alegria.

Foram trinta minutos de corrida onde a vantagem do Datsun 1200 parecia um elástico: aumentava nas retas e na descida de Mateus esticada pela potência do carro japonês, diminuía nas curvas mais lentas e onde as mudanças de direção exigiam um automóvel leve, equilibrado e ágil. Ou seja, o Citroen AX Sport de Luís Mendes.

E foi assim toda a corrida com as atenções concentradas nesta luta particular que acabou por ter mais protagonistas, a saber, os pilotos atrasados. Nas dobragens, Luís Mendes espreitou, sempre, a ultrapassagem. Esteve lado a lado e muitas vezes encostado ao escape do Datsun 1200, mas o veterano campeão de Portugal de Velocidade encontrou, sempre, maneira de se defender e anular o sonho de vitória de Mendes. De uma forma desportiva e honesta, sem toque ou manobras maldosas de parte a parte. Um regalo esta corrida dos Clássicos 1300!

Mais atrás, juntou-se um grupo com João Braga, Pedro Barbosa, Nuno Soares, Nelson Resende (todos em Datsun 1200), Paulo Teixeira (Citroen AX Sport) e João Arantes (Toyota Starlet 1.3S). Desta luta pela terceira posição já se tinham retirado Jorge Marques, uma vez mais com problemas no seu Toyota Starlet 1.3S e Pedro Barbosa cujo Datsun 1200 desde cedo mostrou problemas que levaram o piloto a abandonar já no final da corrida.

Este grupo de pilotos foi se entretendo com várias trocas de posição entre eles na luta pelo lugar final do pódio. As falhas mecânicas foram reduzindo o grupo na luta pelo pódio. Depois de Pedro Barbosa, foi João Braga que ficou pelo caminho, o mesmo sucedendo com Nuno Soares. Assim, Nelson Resende levou o seu Datsun 1200 ao degrau mais baixo do pódio, ficando atrás de si Pulo Teixeira e João Arantes que fecharam o Top 5. No resto do pelotão, apenas os pilotos do Desafio ANPAC se entregaram a lutas sem quartel, embora longe do líder, Daniel Gouveia, que terminou num excelente sexto posto.

No que toca às classificações nas diversas categorias, Luís Alegria venceu nos H75 na frente de Nelson Resende, João Braga, Nuno Soares e Pedro Barbosa que ainda terminaram classificado apesar dos abandonos. Nos H71, vitória do Datsun 1200 de Luís Costa Sousa, seguido do Austin Cooper S de Pedro Botelho e do Datsun de Rui Castro. João Neves levou o seu Fiat Panda até à vitória na Taça 1000, Trevor Stretch colocou o seu Rover 25 no primeiro lugar da Stock Cup e nos H81 vitória João Neves seguido de Ângelo Ribeiro (Ford Escort MK3) e de Miguel Miguel, classificado apesar do abandono à oitava volta devido aos danos provocados pelo toque sofrido na largada.

Luís Mendes venceu de forma confortável os Legends 1300 na frente de Paulo Teixeira (Citroen AX), João Arantes (Toyota Starlet 1.3S), Mota Freitas (Citroen AX Sport) que depois de Fernando Charais ter falhado a prova de ontem regressou com o AX, Gonçalo Matias (Peugeot 106), Rui Fonseca (Toyota Starlet 1.3) e Paulo Teixeira (Peugeot 106). No Desafio ANPAC, vitória folgada de Daniel Gouveia e com um magnífico sexto lugar á geral. O pódio da categoria foi fechado com João Sousa e David Vieira. Seguiram-se António Costa e Luís Facote.