Luís Rego a fundo pela Vila do Porto
Concluídos os primeiros quilómetros da 43ª edição do rali organizado pelo Clube Asas do Atlântico, terceira prova pontuável desta edição do Campeonato de Ralis dos Açores, Luís Rego e José Janela lideram a tabela classificativa enquanto que Henrique Moniz e Jorge Diniz foram a referência no que aos concorrentes que tripulam viaturas de tração não integral diz respeito.
A tripular o Skoda Fabia Rally2 evo do Team Além Mar, Luís Rego e José Janela foram os mais rápidos ao registar 1:48.0 nos pouco mais de dois quilómetros de Explore Santa Maria 1, neste que foi o primeiro momento para os aficionados pela modalidade acompanharem as máquinas na ilha de Santa Maria.
Os segundos mais velozes na especial desenhada na Vila do Porto foram os homens da Auto Açoreana Racing que tripulam o Skoda Fabia RS Rally2. Rúben Rodrigues e António Costa gastaram mais 0.8 segundos do que os seus principais opositores na luta pelo ceptro regional e, neste rali em que o piloto no último ano venceu e deu um importante passo na luta pelo título, certamente disputarão cada metro de asfalto com os líderes.
Os terceiros mais velozes nesta especial de abertura da edição 43 do rali de Santa Maria foram Bruno Amaral e Paulo Silva, outra formação que compõe o Team Além Mar, eles que, aos comandos do Ford Fiesta R5, registaram no cronómetro mais 5.2 segundos que os mais rápidos e que, certamente, tudo farão para que o desfecho desta prova seja mais feliz do que aquele que tiveram no último rali do campeonato.
Numa disputa que se espera muito acesa pelas ‘duas rodas motrizes’ tal como temos tido o privilégio de acompanhar nas duas provas já concluídas neste campeonato, Henrique Moniz e Jorge Diniz voltam a marcar presença aos comandos do Peugeot 208 Rally4 e vencem mesmo o troço inaugural deste rali ao apontar 2:00.7, deixando antever que pretendem a desforra do último rali, em que terminaram a prova muito próximos dos mais rápidos.
Os atuais líderes do Campeonato dos Açores de Ralis 2RM, Rafael Botelho e Rui Raimundo, em carro idêntico aos mais rápidos, pretendem levar novamente a Team Lotus ao lugar mais alto do pódio desta feita na ‘ilha do Sol’, tal como fizeram nos dois ralis já concluídos este ano, ainda para mais tendo em conta que os atuais campeões em título (Filipe Marques e Edgar Silva) não estão presentes neste rali. Precisaram de mais 0.6 segundos para concluir a classificativa.
Os terceiros mais rápidos entre os concorrentes que tripulam viaturas de tração não integral, os locais Carlos Teodoro e Rodrigo Moura em Peugeot 208 R2 gastaram mais 1.0 segundo que os mais rápidos, eles que tem sido presença assídua nas últimas edições desta prova.
O rali amanhã volta à estrada pelas 10:30 para dupla passagem por São Pedro/Santa Bárbara e Picos/Barreiros alternadamente.