César Machado e Jan Durán suaram, mas venceram

César Machado e Jan Durán venceram a primeira corrida do programa da terceira ronda do Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE, que se realiza este fim-de-semana no Circuit Ricardo Tormo, mas tiveram de se aplicar.
 
O piloto português do Toyota GR Supra GT4 da Speedy Motorsport arrancou da pole-position, mas Jorge Rodrigues, no Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, conseguiu chegar ao comando na aceleração até à primeira curva, ao passo que Nerea Martí, no BMW M4 GT4 da BMW España Motorsport, ascendia de sexta na grelha de partida a quarta, colocando-se no encalço do Mercedes AMG GT4 da Team VRT que estava nas mãos de Salvador Tineo.
 
Depois de uma breve situação de Safety-Car, para recuperar o McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona - SMC Motorsport pilotado por Álvaro Gutiérrez, começaram a assistir-se diversas movimentações na cabeça da corrida.
 
Jorge Rodrigues, com o seu Audi a escorregar muito de frente, não teve como suportar os ataques de César Machado, que alcançou a liderança na quinta volta, ao passo que Nerea Martí começava uma remontada que empolgou os seus conterrâneos e fãs presentes nas bancadas do seu circuito de casa.
 
A espanhola chegou a segundo, depois de suplantar o seu adversário da Veloso Motorsport, que continuava com dificuldades com o comportamento do seu carro.
 
No entanto, quando esperava para perceber se a piloto da BMW España Motorsport poderia encostar no Toyota da Speedy Motorsport, um incidente entre Nuno Pires, Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, e Manuel Bertolin, BMW M4 GT4 da GT Corse, precipitou nova entrada em pista do Safety-Car, desta feita para recuperar o carro bávaro.
 
Este período de neutralização foi mais extenso que o primeiro e, quando as bandeiras verdes foram mostradas, a janela de troca de pilotos abriu-se, criando uma romaria às boxes.
 
Apesar de todo tráfego que havia no ‘pit-lane’, Jan Durán conseguiu manter o Toyota GR Supra GT4 no comando e, com um ritmo forte conseguiu caminhar com autoridade para a vitória, deixando o segundo classificado a três segundo de distância, Guillermo Aso e Filip Vava.
 
O duo do Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team realizou uma primeira metade de corrida muito consistente, com Guillermo Aso, aos comandos, a mante o pódio no horizonte. Quando Filip Vava entrou para o carro alemão, passou a imprimir um ritmo forte, conseguindo superar o Audi pilotado por Patrick Cunha para ascender a segundo.
 
O piloto da Veloso Motorsport, mais interessado em assegurar a vitória e os pontos da GT4 Bronze, terminou ainda assim num excelente terceiro lugar da geral, conquistando o triunfo na sua divisão. Desta forma, o duo de Braga ganhaou pontos importantes aos seus principais rivais na luta pelo título, Alberto de Martín e Nil Montserrat, uma vez que Stepan Suslov viu a bandeira de xadrez no segundo posto dos ‘Bronze’, sexto da geral, relegando o duo da o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team para o terceiro, décimo primeiro da geral.
 
José de los Milagros teve de se haver com um ‘handicap’ de cinco segundos nas boxes, devido aos seus resultados anteriores, e acabou por terminar em quarto, terceiro da GT4 Pro, aos comandos do BMW M4 GT4 que divide com Nerea Martí.
 
Miguel Nabais e André Nabais, em Porsche 718 Cayman GT4, depois dos azares no Estoril, voltaram a colocar a sua candidatura ao título da GT4 Am em cima da mesa, com uma prestação que lhes permitiu bater o BMW M4 GT4 da Promotion Motorsport divido por Smörg e Javier Macias. Os líderes da classificação pontual de pilotos desta divisão, Keith Gatehouse e Igor Sorokin, levaram o seu Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team até ao degrau mais baixo do pódio, tentando suster a recuperação pontual da dupla de irmãos da Speedy Motorsport.
 
Pere Marques e Mikkel Kristensen, em Ligier JS2R da Chefo Sport, venceram a divisão GTX na sua estreia no Iberian Supercars, ficando imediatamente à frente de Rui Miritta, que voltou a levar a melhor na Cup.