Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares são Campeões de Portugal de Velocidade Super Legends
Correu-se o pano sobre a edição 2024 do Campeonato de Portugal de Velocidade Suprer Legends com uma derradeira corrida que foi plena de incidentes com pouco tempo de competição para os pilotos que nela tomaram parte. Sem surpresa, Francisco Gonçalves impôs o seu Lotus Elise ao pelotão, vencendo pela segunda vez no fim de semana do Algarve Classic Festival.
Porém, uma vitória de Pirro, pois, o duplo abandono na jornada disputada no Autódromo do Estoril retirou o piloto do carro inglês da luta pelo título absoluto. As regularidades, nas vitórias, da dupla Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares na categoria Super Trophy e à geral na ausência do Lotus Elise, abriram-lhes a porta do título conquistado, em 2023, por Francisco Gonçalves.
Como referimos, as contas do campeonato e das diversas categorias eram fáceis e tudo estava, praticamente, decidido. O atraso no programa do Algarve Classic Festival empurrou a corrida dos Super Legends para o final da jornada disputada no Autódromo Internacional do Algarve. A falta de luminosidade foi uma contrariedade, mas muito pior foi o facto do Honda Type R de Philippe Dangauthier ter ficado parado no final da reta da meta.
Entrou em pista o Safety Car e para retirar o carro daquela posição foram precisos mais de 15 minutos. Numa corrida de 25 minutos, esta situação criou um forte constrangimento. Alguns duelos aconteceram, nomeadamente entre Joaquim Soares e Eleutério Duarte (Renault Clio). No meio do pelotão, sempre em ebulição com os Type R da Type Legacy Cup, as lutas foram curtas devido ao pouco tempo de prova que acabou ainda mais encurtado com um violento capotanço de João Ventura que trouxe uma bandeira vermelha que acabou com a corrida. Ventura acabou classificado na quinta posição da Type R Legacy Cup. O piloto sai ileso do acidente, o Honda deverá ir para a sucata.
Terminava, assim, a última corrida da temporada dos Super Legends com vitória para Francisco Gonçalves, segundo lugar para Joaquim Soares (Alfa Romeo 147 Cup), Eleutério Duarte (Renault Clio), António Correia (Honda Type R) e Joel Reis (Honda Type R).
Olhando às categorias, Francisco Gonçalves venceu a Super Extra na frente do Mercedes SLK de Alex Pereira, do Mini Cooper S de Arlindo Beça. Seguiram-se Vítor Costa com o Volvo 850, João Ricardo Vieira e o BMW 320i, fechando a categoria Vicente Serrão e o seu VW Golf. O título da categoria ficou para Francisco Gonçalves.
Nos SuperTrophy, vitória para Joaquim Soares na frente de Eleutério Duarte. Depois ficaram nada menos que onze Honda Type R da Type R Legacy Cup pilotados por António Correia, Joel Reis, Eduardo Machado, Hugo Oliveira, João Ventura, Manuel Mota, Diogo Oliveira, Davy Caroopen, Bruno Lima, Bruno Salgado e Miguel Porto. Depois ficou o Renault Clio Cup de António Duarte. Os campeões da Type R Legacy Cup, Luís Delgado e Estevão Oliveira (com este ao volante) não conseguiram acabar a corrida de celebração, o mesmo sucedendo a Philippe Dangauthier.
Nos Super Turismo, Sérgio Monteiro tinha de alinhar e terminar a corrida para se sagrar campeão desta categoria. Fez melhor, pois Abel Marques levou à vitória o seu Honda Civic Type R, celebrando, assim, o título. O segundo classificado foi Pedro Cerqueira no Honda Civic Type R que dividiu com Nuno Figueiredo.
No que toca aos títulos, Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares ganham o Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends ao volante do Alfa Romeo 147 Cup. Uma vitória, certamente, emotiva para Sá Nogueira que conquista um título com a marca de Arese sendo conhecida a ligação da família do piloto à Alfa Romeo. Os dois pilotos conquistaram, também, o título da Categoria Super Trophy. Francisco Gonçalves ganhou o título da Super Extra e Sérgio monteiro a Super Turismo.