Campeonato dos Açores de Ralis decide-se no Pico

Depois dos mais recentes desenvolvimentos em torno do cancelamento da edição de 2024 do Azores Rallye, passou o XIII Picowines Rali a ser a prova decisiva nas contas do Campeonato dos Açores de Ralis de 2024.

O que está em disputa? Ambos os títulos, o absoluto e o das "duas rodas motrizes", cujos protagonistas estão separados por escassos pontos e cujos fatores de desempate, colocam todos nas mesmas circunstâncias.

No que concerne ao título absoluto, Rúben Rodrigues leva vantagem de dois pontos sobre Luís Miguel Rego e tudo deixa antever que a luta pelas sinuosas e peculiares estradas da ilha do Pico far-se-á de forma aguerrida até ao último metro das provas especiais. A qualquer um destes, interessa vencer o maior número de provas especiais e a powerstage, para garantir vitória clara e obtenção do tão ambicionado ceptro absoluto de ralis de 2024.

Já no que concerne às duas rodas motrizes, há empate absoluto entre Rafael Botelho e Henrique Moniz, sendo que ambos têm os mesmos resultados nas provas já disputadas. Aqui não há mesmo muito a esclarecer: quem quiser sagrar-se campeão dos Açores terá, forçosamente, que vencer o rali ou, na pior das hipóteses contar com azares alheios.

A lista de 28 equipas inscritas conta ainda com a presença de protagonistas de outras disputas pelos lugares seguintes da classificação absoluta e das duas rodas motrizes, pelo que não faltarão motivos de interesse para seguir a prova picoense: a presença de Filipe Marques, campeão em título das duas rodas motrizes, os marienses Max Salvador e André Oliveira e tantos outros. Destaque ainda para as ausências de Bruno Amaral (Team Além Mar) e de Bruno Tavares (Team Lotus).

O XIII Picowines Rali começa na sexta-feira com disputa da prova-especial Largo Cardeal Costa Nunes-Areia Larga, percorrida nas principais artérias da Vila da Madalena. No sábado, disputam-se oito provas especiais, divididas em secções com duas passagens, de manhã, por Caminho da Fonte/Santa Luzia, neste rali denominada por Óptica Coutinho, e Farrobo/Quinta das Rosas, e à tarde por Alto Barreiro/Santa Luzia e Rosário/Calhau do Monte, neste rali denominado por A Oficina. A powerstage é disputada na segunda passagem por A Oficina (PE9).

O Campeonato dos Açores de Ralis está ao rubro e a sua decisiva jornada acontece já este fim-de-semana na ilha do Pico com a realização do XIII Picowines Rali.