As corridas de Sábado e o regresso de Ayari às vitórias
Os bilhetes de sábado e de fim-de-semana já estavam esgotados há algum tempo e isso notou-se hoje no Autódromo do Estoril com o público a encher o paddock e a bancada A no segundo dia do Estoril Classics de 2024.
O fim-de-semana de corridas começou com a prova do Classic Touring Challenge e os milhares de espectadores, que já engalanavam a mais antiga pista permanente, não deram por mal empregue o seu tempo.
Ao longo de uma hora assistiu-se a uma intensa batalha entre o ligeiro Alfa Romeo Giulia Sprint GTA e um imponente Ford Mustang 289. No final, o carro americano, pilotado por John Spiers / Nigel Greensall, levou a melhor face ao italiano, dividido por Max Banks / Andrew Banks, tendo os dois cruzado a meta separados por apenas um segundo.
Na prova da The Gentlemen Challenge assistiu-se a um duelo acalorado entre o Lister Costin de John Spiers e o Lotus XI 1500 de Serge Kriknoff. Na última volta o piloto do carro concebido por Colin Chapman tudo tentou para subir ao primeiro lugar, mas a máquina de Cambridge conseguiu repelir os ataques, vencendo com uma vantagem de 0,7s.
A Sixties’ Endurance viveu-se sob o ‘signo Peaky Blinders’, com oito Shelbys a ocupar as oito primeiras posições da classificação da corrida da edição deste ano do Estoril Classics.
Na primeira posição acabou por ficar o Shelby Cobra Daytona Coupe de Erwin France, sendo acompanhado na subida ao pódio por Benjamin Monnay, Shelby Cobra 289, e por Armand Mille /Yves Scemama, também em Cobra Daytona Coup.
Já com a noite densa os bólides da Endurance Racing Legends fizeram-se à pista, numa festa de som retumbante e de brilhos intensos que agarraram o ainda muito público que se mantinha no Autódromo do Estoril.
Na pista, o protótipo Reynard Nasamax, que nunca venceu no seu tempo, dominou a contenda, tendo Sebastian Glaser vencido confortavelmente a prova de quarenta minutos, ao deixar o Lotus Elise GT1 a vinte e nove segundos. O carro pilotado por Loris Hezemans e Mike Hezemans ficou com o segundo posto, vencendo ainda a classe GT1A.
A completar o pódio da geral ficou o Maserati MC12 de Joe Macari e Dario Franchitti, que também foram os melhores na GT1B.
Uma menção honrosa tem de se dar a Adrian Newey que chegou a comandar a corrida, ainda que durante as paragens nas boxes, terminando em décimo e segundo na classe GT2C, subindo ao pódio.
Ayari volta a impor o seu Ligier no Classic GP
Soheil Ayari venceu o ano passado o Classic GP e parece ter gostado da experiência, tendo na edição deste ano está em boa posição para repetir a façanha, depois de ter vencido a corrida de sábado.
O francês colocou o seu Ligier JS21 no segundo posto da grelha de partida, mas arrancou mal caindo para terceiro, na saída da Curva 1. No entanto, Ayari estava determinado em vencer e, aproveitando a superioridade do chassis gaulês, passou ao ataque, chegando a primeiro na travagem da Curva 3.
A partir daí, o piloto da Ligier imprimiu um andamento que mais ninguém conseguiu acompanhar, abrindo uma vantagem de mais de seis segundos. Contudo, já perto do final, o McLaren M26 de Olivier Breittmayer parou em pista, obrigando à intervenção do Safety-Car, o que fez evaporar a o fosso que o líder tinha cavado para os seus perseguidores.
Depois do carro de Woking ser recuperado, Ayari conseguiu acertar no momento certo para acelerar e cavou um fosso que foi determinante para realizar a última volta sem sobressaltos, vencendo a primeira corrida do Classic GP deste ano.
Na segunda posição ficou o Ensign MN181-B pilotado por Laurent Fort, ao passo que Katsu Kubota ficou no terceiro posto no seu Lotus 72, tendo vencido também a Classe A, dedicada a carros pré-efeito de solo.
Amanhã realiza-se a segunda corrida do Classic GP, estando o arranque previsto para as 14h30.