João Dias lidera Baja TT Oeste de Portugal

A Baja Oeste de Portugal teve o primeiro dia de competição total com a entrada em acção dos concorrentes no automóveis, depois das motos, dos quads e dos SSV já terem iniciado a contenda no dia anterior. João Dias e João Miranda estão a fazer tudo para deixar a decisão do título de campeão de Portugal de Todo-o-terreno AM|48 para o derradeiro dia de prova.

Na luta pelo título de campeão nos carros, João Ferreira entrou com vantagem pontual e sabe que a pode gerir em pista. Tiago Reis, campeão de 2023, foi o mais impetuoso no prólogo e bateu a concorrência. O líder do campeonato ficou em segundo, a 3,4 segundos do piloto do Taurus, enquanto João Dias obteve a terceira marca, a 6,9 segundos do mais rápido.

Depois do teste da manhã, as equipas partiram para os 114 quilómetros do primeiro sector selectivo. Aí, João Dias foi o mais competente e venceu. Armindo Araújo, em Can Am, terminou em segundo e cedeu pouco mais de três minutos. Tal resultado, permitiu-lhe subir do quarto lugar à segunda posição. João Ferreira não conseguiu acompanhar o seu principal rival na luta pelo campeonato porque teve de cumprir os últimos 50 quilómetros do sector com uma transmissão do Mini partida. Perdeu quase cinco minutos e está no terceiro posto antes do derradeiro dia de prova. A completar o "top-5" estão Daniel Silva, em quarto, e Nuno Madeira, que é quinto. O vencedor do prólogo terminou o primeiro dia de prova no sexto lugar.

"Final de dia perfeito. O prólogo não correu como queríamos. O objectivo era ter um melhor resultado para podermos escolher um lugar na ordem de partida que mais nos interessasse. Apesar disso, o dia correu bem. Vencemos o sector na classificação geral e vamos tentar ganhar todos os sectores para encurtar a desvantagem para o João (Ferreira). Sabemos que é difícil mas vamos acreditar até ao fim", disse João Dias.