Campeonato de Portugal de Karting Toyota arrancou bem animado em Viana do Castelo
Joseph Oliveira, Elias Barros, João Dias, Santiago Alves, Leonor Rocha, Francisco Correia, Luís Fernandes e Afonso Salgado venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a primeira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
Com 85 participantes, a primeira jornada dupla prova do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está a decorrer muito animada em todas as categorias. Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou hoje uma grelha de 22 pilotos, tendo Santiago Alves (Parolin) começado por ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da X30 Sénior, com uma volta em 1m03,896s. Depois, Santiago Alves também bateu a concorrência na manga de qualificação, terminando na frente de Gabriel Caçoilo (LN), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Tomás Gomes (TB Kart) e Afonso Ferreira (LN) largaram logo atrás, da segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 20 voltas, com a pista encharcada, Gabriel Caçoilo arrancou bem e colocou-se na frente do pelotão. Contudo, o vencedor da Taça de Portugal de 2024 seria ultrapassado por Santiago Alves à passagem da quarta volta, com o jovem piloto de Sintra a impor depois um andamento inalcançável. Santiago Alves venceu com 10,2s de vantagem sobre Caçoilo, enquanto o bracarense Afonso Ferreira completou o pódio na primeira prova do CPK, após uma emotiva batalha com Tomás Gomes, sempre muito competitivo, e com o famalicense Afonso Machado Ferreira (TB Kart), que fecharam os cinco primeiros.
Depois de ter vencido o recente Open de Portugal, Max Radeck (CRG) começou o campeonato com um 6.º lugar, na frente de David Gonçalves (LN), ainda a recuperar da lesão sofrida na Rotax Cup, e de Bernardo Pinto (Tonykart), cada vez mais rápido na categoria-rainha. António Macedo (CRG) e Rafael Rajani (TB Kart) protagonizaram excelentes recuperações, rumo ao top 10 da Final, enquanto Gabriela Teixeira (Kart Republic) foi a melhor concorrente feminina (15.ª), após o brilharete na recente Champions of the Future Academy, em Portimão.
Categoria X30 Super Shifter
Elias Barros (Birel ART) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados à geral e na Master, com uma volta em 51,277s. Na manga de qualificação, venceu Rodrigo Lessa (Birel ART), na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final com Joseph Oliveira (Lenzokart) e Elias Barros a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na corrida decisiva, disputada em 18 voltas, a partida foi bastante atribulada e alguns dos pilotos ficaram parados logo na primeira curva. Já Joseph Oliveira impôs-se na liderança e conservou-a até final e com a volta mais rápida em 51,971s, festejando assim a sua primeira vitória na categoria X30 Super Shifter à geral e na Sénior. Elias Barros também esteve muito forte e terminou na segunda posição à geral e venceu a classe Master.
O madeirense João Dias (Tonykart) fez uma excelente corrida e obteve um sensacional quarto lugar à geral e venceu na Classe Gentleman, na qual Rui Pires (Kali Kart) e Sérgio Carvalho (LenzoKart) completaram o pódio. João Nunes foi quarto à geral e segundo na Sénior, enquanto Afonso Barata (Kart Republic) fechou o top-5 à geral e completou o pódio na Sénior, seguindo-se Bruno Frota (Sodikart), segundo na Master. O gentleman Nuno Portela (Birel ART), o master Hugo Marreiros (Tonykart) e os seniores Luís Aguiar (TB Kart) e Rodrigo Lessa (Birel ART) foram forçados a abandonar.
Categoria Júnior
Afonso Lopes (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da Júnior e garantiu a pole-position, com uma volta em 46,645s. O vencedor da Taça de Portugal em 2024 voltou a bater a concorrência na manga de qualificação e venceu na frente de Leonor Rocha (TBKart), com ambos a largarem para a Final da primeira linha da grelha. Romeu Mello (TBKart) e Guilherme Pereira (BRM) partiram logo atrás, na segunda linha da grelha.
Na Final, disputada em 18 voltas, a chuva encharcou a pista de Viana do Castelo e a corrida foi emocionante. Afonso Lopes liderou grande parte da prova, apesar da pressão de Leonor Rocha. Na 17.ª volta, o jovem piloto de Coruche foi ultrapassado por Gustavo da Silva (Birel ART), que tinha largado do 15.º e último lugar da grelha, recuperando até ao topo da corrida.
Gustavo da Silva foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez, mas o recente vencedor do Open de Portugal foi penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal, descendo ao 3.º lugar final. A mesma penalização também levou Romeu Mello a descer ao 4.º posto. Leonor Rocha, que se mostrou muito aguerrida, foi, assim, a vencedora na primeira prova do CPK, estreando-se a ganhar na categoria Júnior.
Afonso Lopes ficou logo atrás da jovem piloto de Ponte de Lima, com ambos a serem acompanhados no pódio de Viana do Castelo por Gustavo da Silva.
Beatriz Costa (CRG) voltou a demonstrar a sua evolução e chegou a lutar pelos lugares do pódio, terminando no 5.º lugar. O jovem espanhol Kevin Fernandez (Kart Republic) foi o 6.º classificado na Final de sábado, logo na frente de Mário Silva Lora (DR), que continua a sua descoberta da categoria Júnior. Guilherme Pereira mostrou o seu potencial na prova deste sábado, mas esteve algo azarado na Final e foi 8.º, o mesmo acontecendo com José Pedro Pinto (Kart Republic) e Lourenço Vilão (Kart Republic).
Categoria X30 Mini
Santiago Barros (CRG) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com o registo de 50,294s. Na manga de qualificação, venceu Miguel Martins (TB Kart), na frente de Santiago Barros, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Correia (CRG) e Gustavo Oliveira (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Miguel Martins aproveitou da melhor forma a pole-position para se manter no comando até à bandeira xadrez, vencendo assim uma corrida que liderou de princípio a fim e com a volta mais rápida em 55,055s. Contudo, o jovem o piloto de Vizela viria a ser desclassificado por uma alegada infração técnica, pelo que foi Francisco Correia o vencedor, com Francisco Iglésias (Birel ART) e de Gustavo Oliveira a completarem, por esta ordem, o pódio.
Santiago Barros (CRG), que teve problemas no início da corrida (caiu do segundo para o 14.º lugar) ainda terminou no quarto lugar e Lourenço Antunes (Birel ART) fechou top-5. Vicente Silva (Maranello) também fez uma boa corrida e foi o sexto classificado, na frente de Duarte Rodrigues (DR), Artur Loureiro (Parolin), Tomás Soeiro (Birel ART) e Martim Gomes encerrou o top-10.
Categoria Cadete
Este sábado, na sessão de treinos cronometrados, Luís Fernandes (Parolin) começou por conseguir a pole-position, com uma volta em 52,757s. Depois, o jovem piloto de Esposende bateu a concorrência na manga de qualificação, logo na frente de Miguel Barbosa (Kart Republic). Estes dois pilotos partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Raul Vilarinho (Kart Republic) e Bernardo Sequeira (Kart Republic) a partirem logo atrás, da segunda linha.
Na Final, disputada em 12 voltas, com a pista molhada, Luís Fernandes conseguiu manter-se na frente do pelotão após o arranque e depois começou a construir uma vantagem considerável, que no final da prova se cifrava em 5,479s. Miguel Barbosa, recente vencedor do Open de Portugal e da Rotax Cup, foi sempre o mais direto perseguidor de Luís Fernandes e terminou no 2.º lugar, com ambos a serem acompanhados no pódio de Viana do Castelo por Raul Vilarinho, que também esteve em excelente plano.
Tomás Fontes (Tonykart) fez uma grande recuperação e subiu até ao 4.º lugar, logo na frente de Duarte Deus (Birel ART), que conseguiu recuperar quatro posições na Final. O jovem madeirense Bernardo Sequeira (Kart Republic) começou o CPK com um positivo 6.º lugar, logo na frente do espanhol Matteo Rodriguez (Energy) e de Manuel Miranda (FA). Os também promissores Guilherme Aguiar (TBKart) e Rodrigo Carreira (Kart Republic) fecharam o top 10, após penalizações na corrida decisiva.
Categoria Iniciação
Margarida Soeiro (Birel ART) foi a mais rápida na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 1m26,483s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Salgado (Birel ART), na frente Margarida Soeiro, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Otávio Amorim (Birel ART) e Minh Pita (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 5 voltas, o espanhol Mauro Cubela (Topkart), apesar de arrancar da última posição, terminou a primeira volta na liderança. Contudo, Afonso Salgado revelou-se depois mais forte e foi o primeiro ver a bandeira xadrez. Mauro Cubela – que rubricou a volta mais rápida em 1m42,147s – venceu o duelo pelo segundo lugar com Otávio Amorim. Margarida Soeiro foi uma tranquila quarta classificada, na frente de Breno Arruda (Parolin) que fechou o top-5. Os irmãos Frederico (Birel ART) e Guilherme Portilho (Parolin) terminaram nas sexta e sétima posições, respetivamente, enquanto o espanhol Minh Pita (Parolin) foi o oitavo classificado.
Amanhã, à exceção da categoria Iniciação, entre as 08h30 e as 15h05, cumpre-se o segundo dia desta primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, em Viana do Castelo, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h45.