Campeonato dos Açores de Ralis arranca este fim-de-semana

Faltam poucas horas para o arranque da temporada de 2025 de ralis nos Açores, que se inicia com a realização do XXVIII Além Mar Rali T.A.C. 50 anos. A prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube é um dos eventos que marca um ano de comemorações do 50.º aniversário do emblema desportivo com sede na Avenida Jácome de Bruges, na cidade de Angra do Heroísmo, que tem no desporto motorizado o seu maior protagonismo.

Com um itinerário que é composto por nove provas especiais de classificação, divididas por dois dias, que perfazem, no seu todo, 66,56 km percorridos ao cronómetro, são vários os motivos de interesse neste rali de abertura do Campeonato de 2025, entre os quais os seus 33 concorrentes inscritos.

O destaque vai para a estreia por parte do vice-campeão absoluto em título, Luís Miguel Rego, de um Skoda Fabia RS Rally2, com o piloto a assumir o número 1 nas portas do seu carro face à ausência do campeão em título. Presente no lote dos primeiros números, está também o campeão das duas rodas motrizes em título, Rafael Botelho, que volta a apostar no Peugeot 208 Rally4 para partir à reconquista do título. Aliás, deverá ser nesta competição que surgirá o natural interesse, porquanto os seus vários concorrentes, entre os quais os sempre muito rápidos pilotos locais, travarão, quase de certeza, interessantes disputas ao longo dos vários quilómetros de rali.

Por outro lado, este rali conta com várias ausências, destacando-se a não presença de Rúben Rodrigues, campeão em título, e Henrique Moniz, que optaram este ano por rumar ao campeonato nacional da modalidade. Bruno Amaral e Bruno Tavares também não marcam presença, na certeza de que seriam fortes animadores das lutas à geral e nas duas rodas motrizes. Também o faialense Filipe Marques falta ao Rali T.A.C.

O rali inicia-se sexta-feira, 28 de março, com a disputa, pelas 20H30 e pelas 20H49 de duas passagens pela prova citadina Clubauto, com extensão de 1,93 km. Já no sábado, 29 de março, são quatro os troços a percorrer, dois de manhã, com duas passagens cada por Arrochela (com 6,52 km) e Lagoa (com 7,41 km), a acontecer a partir das 10H00.

À tarde, e depois de passagem pela Praça de Toiros da Ilha Terceira, local onde esta instalado o parque de assistência, há ronda dupla por mais dois troços, a saber, Vila Nova/Agualva (com 7,85 km) e Serra do Cume (com 9,63), tudo a acontecer a partir das 14H40. A derradeira passagem por Serra do Cume será a powerstage, que atribuirá pontuação extra aos seus primeiros três classificados absolutos.

A consagração dos vencedores e dos finalistas do XXVIII Além Mar Rali TAC acontece pelas 18H30 na Praça Velha, em Angra do Heroísmo.