Competitividade ao rubro com três dezenas de carros a prepararam a época no Oficial Test Day

Realizou-se este sábado no Autódromo do Estoril o teste oficial do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars España, assistindo-se ao primeiro embate de 2025 entre grande parte das equipas e pilotos.
 
O dia amanheceu com chuva, mas foi melhorando consistentemente, o que permitiu que, depois de terem rodado com pneus para molhado nas duas sessões da parte da manhã, todos tenham experimentado slicks nas duas sessões realizadas depois da pausa de almoço.
 
E foi da parte da tarde que se assistiu ao primeiro embate competitivo, com muito dos pilotos a mostrarem ritmos elevadíssimos, efectuando os melhores tempos da jornada. Apesar da pista ter sido lavada pela chuva, retirando borracha, o campeão de GT em título, César Machado, registou uma excelente marca, 1m44,420s, ascendendo ao topo da tabela de tempos, o que deixou o piloto da Speedy Motorsport a dois décimos de segundo do tempo que lhe deu a pole-position para a primeira corrida do evento do Autódromo do Estoril de 2024, que se realizou em Julho.
 
É claro que estes tempos têm de ser analisados com algum cuidado, uma vez que não se sabe em que condições cada um dos carros andou em pista, havendo uma enorme latitude de variáveis – pneus, quantidade de gasolina, Balance of Performance (BoP) usado, entre outras.
 
Atrás do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport nº4 ficou outro carro da marca japonesa, mas da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, que este ano será dividido por Francisco Mora e Francisco Abreu, ficando os dois separados por apenas três décimos de segundo.
 
No terceiro posto ficou outro Toyota GR Supra GT4 EVO2, este de uma equipa estreante, a Gianfranco Motorsport. Nuno Afonso e Alexandre Areia, também eles dois estreantes na competição, mostraram que estão no campeonato para lutar pelas posições cimeiras, assinando uma marca que os deixaram a menos de um segundo do melhor "crono" do dia.
 
Pedro Salvador esteve aos comandos do Porsche Cayman GT4 RS CS da sua Speedy Motorsport, tendo dado uma boa ideia do potencial do carro germânico com o quarto tempo. No sexto posto da tabela de tempos ficou outra máquina de Zuffenhausen, mas este da Veloso Motorsport e pilotado por Patrick Cunha e Jorge Rodrigues, os vencedores da divisão GT4 Bronze nas competições ibéricas e portuguesas.
 
Entre os dois Porsche ficou um dos três Aston Martin Vantage AMR GT4 colocados em pista pela Racar Motorsport, com um tempo efectuado pelo luso-francês Matthieu Martins.
 
 
Competitividade também no GTC
 
No Porsche 911 da Monteiros Competições, Rui Miritta foi o mais rápido entre os carros que pontuam para o Campeonato Absoluto GTC. O Campeão em título teve como adversários dois estreantes, o exótico Ferrari 430 Challenge da Protech Motorsport e o Porsche 911 de Vitor Costa, que se juntaram à divisão Cup com intuito de contrariar os intentos de Rui Miritta.
 
Na divisão competitiva GTX, os dois mais rápidos, o BMW M4 M4 (F82) da Autoworks Motorsport, com Borja Hormigos ao volante, e o Porsche Cayman GT4 CS da Speedy Motorsport dividido por Duarte Camelo e Pompeu Simões, ficaram separados por menos de dois décimos de segundo. A terceira marca ficou com o M4 (F82) que será partilhado este ano pelos dois ex-FPAK Junior Team, Rúben Silva e Henrique Ventura Oliveira.
 
Os três Ginetta G55 da Tockwith Motorsport não ficaram longe, aproveitando a equipa inglesa para colocar os seus pilotos a rodar bastante em piso molhado, algo que curiosamente foi uma novidade para muitos deles, apesar de terem raízes no Reino Unido.
 
 
Estreia do FPAK Junior Team 
 
Aproveitando este dia de testes, os seis elementos da FPAK Junior Team de Velocidade de 2025 – Diogo Figueiredo Castro, João Faria, Martim Romão, Rodrigo Vilaça, Tomás Gomes e Tomás Martins – tiveram a oportunidade única de pilotar, pela primeira vez, os Ginetta G40, máquinas que irão utilizar ao longo da temporada.
 
Sob a atenta supervisão do experiente 'coach' César Campaniço e com a assistência técnica das endiabradas máquinas inglesas assegurada pela Monteiros Competições, os jovens talentos nacionais puderam adaptar-se às exigências da condução de um automóvel de competição. Para muitos deles, esta foi a primeira experiência ao volante de um verdadeiro carro de corridas, tornando-se um momento crucial na sua formação como pilotos.
 
Ao longo da sessão, os jovens pilotos focaram-se em compreender o comportamento do G40, aperfeiçoar as suas trajectórias e explorar os limites do Ginetta num ambiente controlado. Além do desenvolvimento técnico, esta experiência permitiu-lhes também ganhar confiança e reforçar a preparação para a muito aguardada estreia no Campeonato de Portugal de Velocidade, onde terão a oportunidade de demonstrar todo o seu potencial em pista.
 
 
O que vem a seguir?
 
Depois do teste oficial deste sábado, sabendo que cada detalhe pode fazer a diferença num campeonato que se antevê equilibrado e emocionante, pilotos e equipas vão para casa com muitos dados para analisar e melhorar as performances de carros e pilotos.
 
Com as equipas a finalizarem as suas duplas de pilotos e a assegurarem os últimos parceiros e patrocínios para a nova temporada, as próximas semanas prometem ser repletas de novidades e anúncios importantes.
 
A temporada arranca oficialmente de 4 a 6 de Abril na 'montanha russa' do Autódromo Internacional do Algarve. Com transmissões em directo na DAZN em Espanha e Portugal, a maior competição ibérica de velocidade contará no circuito de Portimão com uma grelha com mais de quatro dezenas de GT e carros de Turismo.