Guido Guerrini/Artur Prusak vencem Oeiras Eco Rally - Portugal

A dupla Guido Guerrini/Artur Prusak, em Kia E-Niro venceram a edição 2025 do Oeiras Eco Rally - Portugal, prova que conta simultaneamente para o “Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO” e para o Bridgestone FIA ECO RALLY CUP, o campeonato mundial da modalidade. Os restantes lugares do pódio da geral combinada (fruto dos regulamentos FIA que engloba regularidade + eficiência energética) foram ocupados respetivamente por Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3 e Pedro Morais/Silvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5. 

 

Pela primeira vez disputado no sistema de duas categorias, o Vencedor da CATEGORIA 2 FIA foi a equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV3 3 o vencedor de Eficiência Energética FIA foi a dupla Ana Faria/Rita Nepomuceno, em Hyundai Kauai, que arrecadaram também o prémio para a melhor equipa feminina em prova. 

Já na Street Stage, disputada na manhã deste domingo, dia 30 de março, na Marginal de Oeiras, em primeiro lugar ficaram Carlos Silva/Sancho Ramalho, seguidos da equipa checa Michal Zdarsky/Jakub Nabelek e dos portugueses Pedro Morais/Silvia Coutinho. 

Quanto à classificação para o “Campeonato de Portugal do Novas Energias PRIO”, em primeiro lugar na componente Regularidade ficou a dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, ocupando os restantes lugares do pódio Nuno Serrano/Ivo Tavares e, em terceiro, os franceses Emilien Le Borgne/Romain Montembault.

Já na componente de Eficiência Energética do Campeonato de Portugal os três primeiros lugares da classificação foram ocupados por Ana Faria/Rita Nepomuceno, seguidas de Guido Guerrini/Artur Prusak e Pedro Morais/Silvia Coutinho. 

Quanto à classificação por equipas em primeiro lugar ficou a equipa “Kia-ACP Electric - BP”, em segundo a “Prolama Competição” e no último lugar do pódio a “Gass Racing -SRL”. 

A dupla de San Marino/França, Guido Guerrini/Artur Prusak, em Kia E-Niro, que vence pela primeira vez em Oeiras e vinha de uma vitória na prova de Valência, Espanha, reforça assim a sua posição no Bridgestone FIA ECO RALLY CUP, o campeonato mundial da modalidade. 

O campeonato de Portugal segue agora para Vila Nova de Gaia onde, nos dias 10 e 11 de maio, se disputará o Gaia Eco Rally. 

De recordar que este ano o Oeiras Eco Rally se disputou em moldes inéditos entre as Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha a Nova e terminou no município de Oeiras, com passagem pelos concelhos de Vila Velha de Ródão, Mação e Abrantes, uma prova que além do cariz inovador e do aspeto simbólico de unir Portugal desde a fronteira com Espanha nas Termas de Monfortinho à foz do Tejo em Oeiras, se revestiu de uma dificuldade acrescida para pilotos e navegadores, constituindo um assinalável êxito desportivo que seguramente em muito poderá contribuir para o desenvolvimento da modalidade mas sobretudo e não menos importante para a consciencialização dos cidadãos para a importância da mobilidade não poluente e para a defesa do ambiente.