CISET 4X4 com edição memorável na Madeira
O CISET 4x4 São Vicente 2025 ficará na memória como uma das edições mais intensas e impressionantes de sempre disputadas na ilha da Madeira. A prova pautou-se, uma vez mais, por uma luta cerrada entre algumas das melhores equipas da modalidade, mas também pelo seu traço habitual: os inevitáveis estragos que a pista vai causando, baralhando contas e expectativas de pilotos, navegadores e até dos adeptos mais atentos.
A pista desenhada na Ribeira de São Vicente mostrou-se novamente implacável. Cada passagem parecia redesenhar o traçado, com rochas que “não queriam estar quietas num sítio”, obrigando a um esforço redobrado de condução, navegação e mecânica. Foi um verdadeiro teste de resistência, sangue-frio e trabalho de equipa.
Super Proto – Um pódio de gigantes
Na classe Super Proto, a história fez-se ao ritmo regular e calculista de Carlos Gomes, que ao volante do Team Rafael & Gomes II soube evitar os problemas que foram derrubando adversários diretos. Com Nuno Silva no banco do navegador, a dupla primeiro galgou posições e, depois, consolidou uma vantagem que lhes permitiu cruzar a meta com alguma tranquilidade, garantindo uma vitória saborosa e inesperada.
Atrás deles, no 2.º lugar, ficou a dupla Cristiano Afonso / Bruno Portugal, do Team Ziggaworks, sempre combativa e consistente, provando porque é uma das equipas de referência. A fechar o pódio, o orgulho madeirense: o Team Alçado Direito, com Duarte Pinto e Alexandre Silva, conquistou o 3.º lugar, levando a primeira equipa da casa ao degrau mais alto do pódio insular.
Mas a emoção não se esgotou no geral. A divisão interna da classe Super Proto trouxe ainda mais rivalidade:
Entre os Diesel, o triunfo foi novamente para o Team Rafael & Gomes II, seguido pelo Ziggaworks e pelo Team Rafael & Gomes LDA, num duelo que manteve o público ao rubro.
Nos Gasolina, a vitória sorriu ao Team Alçado Direito, deixando em segundo a sempre aguerrida equipa do Team Alumibastista.
Classe Proto – Continente a abrir, Madeira a fechar o pódio
Na classe Proto, a dureza do traçado voltou a ser determinante e premiou quem soube manter-se a salvo de problemas. A vitória foi para o Team L & L Team Boop — Luís Silva / Pedro Almeida, num exercício regularidade. Em 2.º, o Revisauto Team — Emídio Bastos / Rafael Bastos e a fechar o pódio ficou a equipa local Team CL Revestimentos — Cristiano Henriques / Filipe Henriques.
Classe Promoção – Vitória do continente, resposta da casa
Na Promoção a vitória também sorriu a uma equipa continental: O team NJ Team que impôs um ritmo seguro e consistente desde cedo. Em 2.º lugar terminou o Team Chave 12.13 (madeirense) composto por Cristina Pontes e Avelino Pontes.
Rivalidade saudável em pista e recinto cheio com milhares de pessoas
A rivalidade continente–Madeira foi o fio condutor de um espetáculo absolutamente memorável, que encheu por completo o recinto da prova desenhado na Ribeira de São Vicente. Foram milhares os adeptos que vibraram a cada passagem, num fim de semana que ficará certamente na história do CISET 4x4 por muitos e bons motivos.
O sucesso assinalável desta prova é também razão para deixar cheios de orgulho todos os envolvidos — desde os organizadores e parceiros até aos participantes, que transformaram este encontro numa verdadeira celebração do desporto motorizado.
E a saga insular ainda não terminou. Agora, as equipas regressam ao continente para disputar o CISET 4x4 Vila Nova de Cerveira, mas em novembro o campeonato voltará ao arquipélago, desta vez para uma estreia absoluta: a Ilha de Porto Santo, que receberá a derradeira e decisiva prova do ano.