João Ramos reforça liderança na Baja TT Montes Alentejanos |ESC ONLINE

João Ramos, navegado por Pedro Ré, e ao volante de uma Toyota Hilux T1+, venceu hoje o Setor Seletivo 1 da  Baja TT Montes Alentejanos, primeira ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno |AM48. O piloto do Porto voltou a superiorizar-se sobre Tiago Reis, depois de ontem no Prólogo já ter sido mais rápido que antigo Campeão Nacional (2021), que é navegado por Valter Cardoso. Ramos tem agora uma vantagem de 13,9 segundos sobre Reis na Geral e espera-se que amanhã, no derradeiro Setor Seletivo da primeira jornada do CPTT, a luta seja intensa pela vitória.

“Vencemos o setor seletivo, apesar de no início do dia de hoje termos tido um pequeno problema com um sensor do hidráulico que acabámos por ter de resolver em andamento. Isto acabou por nos destabilizar um pouco e mais à frente tivemos duas ligeiras saídas de percurso. Eu e o Pedro Ré ainda estamos numa fase de entrosamento e temos de melhorar alguns aspetos na comunicação em prova, nada que não seja normal neste início de aventura. Daí em diante conseguimos progredir, recuperar algum tempo perdido e acabámos por vencer o Setor Seletivo o que é muito positivo, embora não altere o nosso grande objetivo para esta prova que é o de fazer quilómetros no carro num bom ritmo. Se amanhã conseguirmos vencer a prova será ouro sobre azul”, explicou João Ramos. A dupla Peter Hozak/ Marek Sikora (Mini Cattiva Paceman) é terceiro da Geral a mais de 2 minutos do líder.

Na categoria T3, Alexandre Pinto, navegado por Fausto Mota, bateu-se bem com a dupla Armindo Araújo – Luís Ramalho, superando os atuais Campeões Nacionais de Ralis por apenas 8,5 segundos. Na geral os pilotos ocupam a quarta e quinta posição respetivamente já longe dos lugares da frente. João Dias e João Miranda, Campeões Nacionais na categoria T3, perderam hoje algum tempo baixando a 8.º na Geral. O Top-10 é composto por Lourenço Rosa/João Dias (6.º em Toyota Hilux T1+), Lino Carapeta/Rui António (7.º em Ford Ranger), Luís Portela de Morais/Tiago Neves (9.º em OT3) e Miguel Casaca/João Luz (10.º em Volkswagen Amarok). Rui Farinha e Rui Pita lideram na categoria T4, enquanto que Nuno Tordo e Filipe Salgueiro seguem na frente entre os T8.

O derradeiro momento de luta pela vitória na Baja TT Montes Alentejanos está agendado para amanhã, pelas 12h30, com a realização do último Setor Seletivo da prova organizada pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo. A cerimónia de Pódio está marcada para as 17h05 no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade de Beja.