Campeonato de Portugal de Karting Toyota está ao rubro em Portimão com 100 participantes

Pedro Perino, Paulo Martins, Bruno Frota, João Dinis, Victor Luz, Martim Meneses, Afonso Lopes, Francisco Iglésias e José Diogo Martins venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a terceira jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, sob a organização do AIA.

 Com 100 participantes, a terceira jornada dupla prova do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está ao rubro no traçado de Portimão. Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou hoje uma grelha de 36 pilotos, tendo Miguel Silva (Pantano) sido o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 58,290s. Na manga de qualificação, o piloto de Setúbal voltou a ser o mais forte, na frente de João Miguel Oliveira (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Rodrigo Vilaça (CRG) e João Dinis (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Miguel Silva ia arrancar da pole-position, mas um problema no seu kart durante a volta de lançamento, obrigou-o a entrar ingloriamente para as boxes. Rodrigo Vilaça assumiu a liderança e manteve-a até final, sempre muito pressionado por João Dinis. Contudo, o piloto de Braga viria a ser penalizado com cinco segundos por falsa partida, caindo assim para a 10.ª posição, pelo que a vitória ficou na posse do jovem madeirense João Dinis. Francisco Macedo terminou na segunda posição e Henrique Ventura Oliveira completou o pódio. Henrique de Oliveira, recuperou 12 posições até ver a bandeira xadrez na quinta posição, mas uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem, fez com que caísse para o 11.º lugar.

Rafael Rajani (Kosmic) – que rubricou a volta mais rápida em 58,946s –, João Miguel Oliveira (Tonykart) e Martim Romão (DR), com um forte andamento, ficaram muito próximos de garantir um lugar no pódio, mas acabaram por ser os quarto, quinto e sexto classificados, respetivamente. Diogo Castro (Redspeed) terminou na sétima posição, seguindo-se João Faria (Redspeed), Santiago Ribeiro (Birel ART) e, como já mencionamos, Rodrigo Vilaça, no top-10. Nos Master, vitória para o brasileiro Victor Luz (DR) e na classe feminina triunfo para Margarida Furtado (Tonykart).

Categoria X30 Super Shifter

Henrique Cruz (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com uma volta em 55,998s. Na manga de qualificação, venceu Luís Alves (CRG), na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Lucas Vieira (Birel ART) e Henrique Cruz a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Luís Alves largou da pole-position, assumiu a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez. Contudo, o jovem piloto de Guimarães viria a ser penalizado com cinco segundos, por falsa partida, pelo que caiu para a terceira posição. Assim, foi Pedro Perino (Kart Republic) quem colheu os louros à geral e na Sénior e Henrique Cruz ficou com o segundo lugar à geral e na Sénior. 

Rodrigo Ferreira (Kosmic), que arrancou do 16.º lugar, foi quarto classificado à geral e na Sénior, enquanto Lucas Vieira fechou o top-5 à geral e na Sénior. Paulo Martins obteve um excelente sétimo lugar à geral e venceu na Gentleman, enquanto Bruno Frota, com um positivo nono lugar à geral, triunfou na Master.Nos Gentleman, Paulo Martins (FA) soma e segue, mas Renato Bolzan (Tonykart), que se estreia este ano na X30 Super Shifter, também chegou a passar pela liderança da corrida na classe.

Categoria Júnior

Tomás Gomes (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 1m00,819s. Na manga de qualificação, o piloto de Braga voltou a ser o mais forte, na frente de Martim Marques (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Martim Meneses (Kart Republic) e João Barros (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Tomás Gomes largou da pole-position e manteve-se na liderança até à passagem da segunda volta, altura em que Martim Meneses assumiu o comando. Duas voltas depois, foi a vez de Martim Marques passar para a liderança, tendo a partir daqui o comando sido alternando até final. Na nova volta, Martim Marques caiu para a quarta posição e a vitória passou a ser discutida por três pilotos, nomeadamente por Tomás Gomes, Martim Meneses e Santiago Alves (Parolin). Tomás Gomes acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas depois caiu para a quinta posição, devido a uma penalização de cinco segundo por danos na carenagem frontal. Assim, Martim Meneses – que rubricou a volta mais rápida em 1m00,953s – foi o vencedor, enquanto Santiago Alves terminou na segunda posição e Martim Marques completou o pódio. Gabriela Teixeira (Kart Republic) cruzou a meta no quarto posto, Tomás Gomes, como referimos foi quinto classificado, e na luta pelo sexto lugar, João Barros levou a melhor sobre Tomás Fernandes (Kosmic) e António Macedo (CRG), enquanto Afonso Azevedo (FA) e David Malvetta (Tonykart), encerraram o top-10.

Categoria X30 Mini

Jan Rodrigues (FA) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m06,202s. Na manga de qualificação, venceu Gustavo da Silva (Birel ART), na frente de Vicente Capela (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Jan Rodrigues e o regressado Xavier Lázaro (DR) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Gustavo da Silva tirou o melhor proveito da pole-position para liderar a corrida até à quinta volta, altura em Jan Rodrigues assumiu o comando, mas logo na volta seguinte foi Afonso Lopes (Kart Republic) – que arrancou da 16.ª posição! – a assumir a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez, apesar das investidas de Jan Rodrigues, que foi segundo classificado.

A luta pelo derradeiro lugar no pódio foi muito intensa, tendo José Pedro Pinto (Kart Republic) levado a melhor, na frente de Vicente Capela, Xavier Lázaro e Gustavo da Silva, respetivamente. Guilherme Morgado foi o sétimo classificado, seguindo-se por Romeu Mello, Teo Pelfrene e Mateus Gomes no top-10.

Categoria Cadete 4T

Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 1m11,006s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também triunfou e teve a seu lado João Francisco (Parolin) na primeira linha da grelha para a Final, com Lourenço Antunes (Birel ART) e Artur Loureiro (Parolin) a partirem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 8 voltas, Francisco Iglésias largou da pole-position e dominou todos os acontecimentos, com larga vantagem para a concorrência, somando assim a quinta vitória no campeonato, com a volta mais rápida em 1m12,396s.

A indecisão quanto ao segundo classificado manteve-se até final, tendo João Francisco acabado por levar a melhor sobre Lourenço Antunes, que completou o pódio. Na luta pelo quarto lugar, mais um duelo, com Luís Fernandes a superar Artur Loureiro, que fechou o top-5. Miguel Baião (Kosmic) foi o sexto classificado, na frente de Tiago Caetano (Birel ART), Diogo Baptista (Charles Leclerc) e Martin Rodrigues (FA).

Categoria Iniciação

Tomás Dias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m47,310s. Na manga de qualificação, venceu Tomás Dias na frente de Enzo Santos (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com José Diogo Martins (Birel ART) e Miguel Barbosa (Charles Leclerc) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Tomás Dias arrancou bem e liderou a primeira volta, tendo depois José Diogo Martins – autor da volta mais rápida em 1m49,735s – a assumir o comando para não mais o largar até final, apesar das investidas da concorrência, sobretudo de Tomás Dias e de Enzo Santos, que, por esta ordem, completaram o pódio.

Tomás Fontes (Birel ART) terminou logo a seguir na quarta posição, seguindo-se Miguel Barbosa e Lana Pelfrene (Birel ART) nos quinto e sexto lugares, respetivamente.

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla em Portimão, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.