CPT4x4 2023 - Alenquer esteve ao rubro no regresso do Trial

Nove anos depois, o sopé da Serra do Montejunto em Alenquer voltou aos grandes palcos do Trial nacional, no regresso do Campeonato Portugal Trial 4x4 à localidade de Bairro, na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, numa parceria entre o Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro e o Clube Trilhos do Norte, para aquela que foi a terceira jornada da competição.

Num palco com magníficas condições para a prática da modalidade, emoldurado pelas colinas da Serra de Montejunto e pela planície ribatejana, o Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro fez jus à “fama” e ofereceu aos guerreiros uma pista natural, técnica e com obstáculos de puro Trial 4x4. As vinte e seis equipas, trouxeram para a pista muita raça e vontade de vencer, completando uma receita de sucesso para um grande dia de trial, perante uma excelente moldura humana.

Rui Rocha e Pedro Campas (Team RJ69) regressaram às vitórias e reforçaram a candidatura à renovação do título nacional ao serem mais eficazes ao longo das duas horas e meia da prova de resistência. Um triunfo, anunciado desde a partida, ao assumirem a liderança até à bandeirada de xadrez. Um sucesso que premeia a eficácia do piloto de Arouca, face ao excelente andamento e experiência evidenciada ao longo da prova, isenta de erros e apenas “ofuscada” por um furo.

Absoluto e Super Proto

Dia perfeito para Rocha e Campas

Era inevitável! Depois do título alcançado em 2022, Rui Rocha e Pedro Campas estavam à quatro provas sem chegar à vitoria! Com a disposição de recuperar o quanto antes o comando da classificação da Classe Super Proto e Absoluto, a dupla da “RJ69” após dominar o prólogo, liderou da primeira à última volta “A primeira desta época, depois dos azares iniciais. Foi um pouco de tudo hoje, alguma sorte, uma boa gestão da mecânica do Toyota e apenas paramos uma vez devido a um furo. Já estávamos com saudades deste lugar mais alto do pódio, sabe sempre bem ser os primeiros…”, salientou Rui Rocha. Depois de vencer em Valongo, Paulo Ferreira e André Estima (Quetal) alcançaram um excelente segundo lugar que lhes permites ascender a igual posição do campeonato. Luís Jorge e Daniel Esteves alcançaram em Alenquer mais um pódio nesta edição do CPT4x4. A dupla do “Café Restaurante A Curva” realizou uma prova de “sofrimento”, mas de muita coragem depois de ficar sem travões (rebentou o servo freio) à passagem da primeira hora de prova. Luís Jorge, voltou a utilizar em Alenquer a mesma viatura (Jeep Wrangler) atualizações, que permitiu ao piloto de “A dos Cunhados” de vencer na última passagem pela pista do Bairro em 2014.

Classe Proto

Campeão de regresso às vitórias

À terceira foi de vez… apesar de constantes alterações na liderança e intensidade, com vários líderes, Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) estrearam-se a vencer. Arrancaram muito na cauda da grelha e rapidamente repararam até segundos, depois de uma passagem pelo meio do pelotão, reagiram na reta final e alcançaram a primeira vitoria do ano. “Era importante vencer em Alenquer face aos azares das duas provas anteriores. Uma pista competitiva e muito rolante…, mas com poucos obstáculos, não nos permite recuperar caso aconteça algum imprevisto mecânico. Felizmente a viatura não nos traiu e, tirando a fuga de óleo de direção”, salientou o piloto de Arouca. João Vicente regressou ao CPT4x4 para substituir o “lesionado” Carlos Gomes da equipa “Rafael e Gomes”, acompanhado por Rafael Gomes. Depois de um prologo atribulado devido a um capotanço, arrancaram da cauda da grelha e depois foi recuperar até a um excelente segundo lugar com um carro “desconhecido” que não deu problemas e bem preparado pela Jotax4x4. Miguel Marque e Rento Machado mantiveram a liderança do campeonato, ao terminarem na terceira posição. A dupla da “MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria” tiveram uma prova ilesa de problemas mecânicos, apenas ressentiram-se dos efeitos negativos do muito pó que assolou a pista do Bairro.

Classe Extreme

HelderFil estreia-se a vencer

Alenquer será “talismã” para Filipe Ribeiro e Alexandre Santos ao serem “coroados” como vencedores da Classe Promoção, a primeira para a dupla “HelderFil” no regresso da competição a Bairro. Entraram em pista com vontade de ultrapassar os obstáculos e dar espetáculo, não se ressentindo de grandes problemas mecânicos. “Já estávamos habituados de muitos segundos…procurávamos e lutamos muito por esta vitória. Foi uma boa sensação, numa prova com uma pista exequente com obstáculos naturais. Este será o nosso caminho a seguir”, reforçou Filipe Ribeiro. Depois de vencer as duas rondas inicias Armando Soares e Bruno Soares (Transgatão), terminaram na segunda posição, uma prova que não correu como esperavam, devido aos inúmeros problemas mecânicos com a bateria do Patrol, o guincho que deixou de funcionar e a quebra do semieixo.

Classe Promoção

A vez da Lusimex

Três “galos” para um só poleiro…, ou três candidatos a vencer em provas diferente! Três provas disputadas, três equipas diferentes a vencer! Esta foi a primeira da carreira de Miguel Teixeira que esteve acompanhado por Filipe Tavares: “Era um resultado que já procurávamos a algum tempo. Um resultado que nos faltava, numa prova um pouco dura devido ao pó. Apenas tivemos um imprevisto no prologo com o carro, mas depois conseguimos gerir e dosear o andamento para terminar em primeiro”, salientou o piloto da equipa “Lusimex Off Road Team”. Carlos Oliveira e Ruben Vieira (O cantinho/MM6018 Parts4x4) chegou ao pódio, o primeiro do ano numa prova que permitiu gerir o carro na parte final devido a alguns problemas que davam sinais de cedência, essencialmente a travessa da caixa. Depois de vencer em Mação e assumir a liderança do Campeonato, Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racing Team) quedaram-se pela terceira posição, numa prova atribulada com a quebra do diferencial da frente do Patrol, e do guincho que cedeu.

Classe UTV

Três seguidas para Martins e Pinto

Já lá vão três vitórias consecutivas em outras tantas provas! Correr numa classe sem competitividade não é fácil, contudo Carlos Martins e João Pinto (Reclopeças) mantem a mesma persistência e sempre dispostos a participar prova-a-prova. Em Alenquer surgiu o primeiro percalço da época logo na volta inicial com a quebra da transmissão, mas impeditivo de continuar, após uma incursão pelas boxes “objetivo cumprido, terminar é sempre o nosso propósito, e estar disponível para a próxima”, reforçou o piloto de Gondomar.

A caravana do CPT4x4 segue agora para o concelho de Mangualde para a quarta jornada do Campeonato Portugal Trial 4x4, nos dias 10 e 11 junho, tendo como cenário o Monte de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Chãs de Tavares.

Classificação Final - Alenquer

Absoluto

1º           Team RJ69 – Rui Rocha/Pedro Campas  17

2º           Quetal – Paulo Ferreira/André Estima    17

3º           Café Restaurante A Curva – Luís Jorge/Daniel Esteves    17

Super Proto

1º           Team RJ69 – Rui Rocha/Pedro Campas  17

2º           Quetal – Paulo Ferreira/André Estima    17

3º           Café Restaurante A Curva – Luís Jorge/Daniel Esteves    17

Proto

1º           Oficina Bacelo – Luís Bacelo/Hugo Martins          16

2º           Rafael e Gomes – João Vicente/Rafael Gomes   15

3º           MM6018 Parts4x4/Americana - Miguel Marques/Renato Machado         15

Extreme

1º           HelderFil Team 4x4 - Filipe Ribeiro/Alexandre Santos     10

2º           Transgatão - Armando Soares/Bruno Soares       6

Promoção

1º           Lusimex Off Road Team - Miguel Teixeira/Filipe Tavares               8

2º           O cantinho/MM6018 Parts4x4- Carlos Oliveira/Ruben Vieira       7

3º           73 Racing Team -Jorge Alfaia/Francisco Carvalho             4

UVT

1º           Reciclopeças - Carlos Martins/João Pinto              4