Vitórias de Christian Merli e de Hélder Silva na 42ª Altice Rampa Internacional da Falperra

Christian Merli (Osella FA 30), no Europeu, e Hélder Silva (Osella PA 2000), no Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) JC Group, sagraram-se, este domingo, brilhantes vencedores da 42ª edição da Altice Rampa Internacional da Falperra, confirmando o favoritismo que lhes era atribuído face à superioridade evidenciada nos treinos, embora o campeão europeu tivesse sofrido um percalço na segunda das três subidas, necessitando de dar o máximo na última parta evitar ser surpreendido.

Merli destacou-se do checo Trnka por uma diferença final (somatório das duas melhores subidas de prova) de 1.410s, graças ao “crono” da primeira subida, já que na seguinte, quanto estava a impor um ritmo diabólico para resolver de imediato a questão da vitória, fez um “pião” na última curva e o Osella ainda bateu no rail, obrigando o piloto a engrenar a inversão de marcha para poder cortar a linha de meta. Resultado: mais 20 segundos que o seu tempo “normal” e tudo adiado, em termos de vitória, para a derradeira subida da tarde. Aí, mesmo com naturais cautelas, o italiano superou o seu rival por 0.261s, margem que acrescida a 1.270s da primeira subida lhe permitiu festejar a quarta vitória consecutiva em igual número de provas do Europeu na presenta temporada. António Rodrigues (Silver Car EF 10) acabaria por ser o português melhor classificado, no oitavo lugar.

No que toca ao CPM, o campeão em título, Hélder Silva (Osella PA 2000), não deixou créditos por mãos alheias e manteve sempre uma vantagem segura, cifrada no final – somatório das duas melhores subidas – em 4.042s, frente ao bracarense José Correia (Norma M20 FC). Carlos Vieira (Porsche 911), primeiro dos GT, esteve em plano de destaque nesta sua “incursão” à montanha, enquanto Luís Delgado (CUPRA Leon Competición) foi rei e senhor entre os carros de Turismo.