AMAK apresenta o novo Troféu Regional de DRIFT

Foi apresentado no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente o mais novíssimo Troféu Regional de DRIFT da AMAK. Uma novidade na Região Autónoma da Madeira, algo que os praticantes desta modalidade desportiva motorizada já reivindicavam há alguns anos.

Este troféu do qual a Associação Madeirense de Automobilismo e Karting é promotor, terá no seu calendário 4 provas, com a estreia já marcada para o próximo dia 11 de junho na Vila de São Vicente.
A segunda prova do calendário será em Água de Pena com o Sem Traçao a 2 e 3 de setembro, seguindo depois ao Funchal a 9 e 10 do mesmo mês. O Troféu Regional de DRIFT encerra as suas contas no Porto Santo a 7 e 8 de outubro.

Luis Madruga, vice-presidente da AMAK destacou que "é o início de uma modalidade de forma oficial, que teve início pela Flick. Realço o trabalho do Xavier Ramos, pessoa de grande responsabilidade, que foi o grande impulsionador para que isto acontecesse."

Agora o DRIFT na Madeira passa a ser "homologado pela FPAK." 

Quanto ao troféu "Iniciamos dia 11 em São Vicente com uma câmara que abraçou este projeto e gosta do automobilismo. A segunda prova será o Sem tração na água de pena, a terceira no Funchal e termina no Porto Santo." Garantido "a AMAK irá dar todo o apoio necessário a este novo trofeu".

O Drift ou Drifting é uma técnica de condução que consiste em fazer as curvas em derrapagem controlada,
fazendo com que a traseira do carro se solte e percorra a parte exterior da curva, enquanto a parte da frente percorre o interior, com o máximo de ângulo e velocidade possível, controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro andar literalmente de lado.
Numa prova/evento de Drift existem vários parâmetros de avaliação tais como: a Velocidade (de entrada e média), Ângulo de Drift, proximidade aos clipping-points e/ou Drift Zones e aos outros carros (Linha), Espetáculo dado pelo piloto, e que são avaliados por Juízes e/ou telemetria. O ponto alto da prova/evento é a fase final, as designadas batalhas, nas quais os pilotos competem no 1 contra 1 em simultâneo no traçado.