Mangualde esteve ao rubro no Trial 4X4 e

Casa cheia em Chãs de Tavares-Mangualde na segunda passagem do Campeonato Portugal Trial 4x4 pela região da Beira Alta. Com vista para a Serra da Estrela e com o Monte de Nossa Senhora do Bom Sucesso como pano de fundo, Luís Jorge e André Esteves saborearam da melhor forma a vitória bem lá no ponto mais alto do Monte. Uma prova que cativou o público e hospedou carinhosamente os muitos forasteiros que se deslocaram até Chãs de Tavares. Desportivamente, esta ronda, que contou com vinte e duas equipas, proporcionou um grande espetáculo de trial com muita competitividade, numa pista com as dificuldades próprias de um circuito de Trial4x4 com obstáculos naturais. Um triunfo, muito procurado pelo piloto de “A dos Cunhados” nesta edição do CPT4x4 que marca o regresso de um dos pilotos mais antigos da modalidade de Trial 4x4 em competição. Uma jornada abrilhantada pelo excelente dia de “verão”, apenas ofuscada pelo acidente que decorreu na parte final da prova e que obrigou a uma paragem para assistência ao acidentado Comissário de Pista que foi transportado ao hospital de Viseu, encontrando-se bem fisicamente e a recuperar das mazelas. Uma situação que antecipou o término da prova antes do tempo limite da mesma com a classificação final a ser determinada pela volta anterior à amostragem da bandeira vermelha, tal como determinam os regulamentos.

 

Absoluto e Super Proto

Luís Jorge está de regresso às vitórias

Após dois pódios em Valongo e Alenquer consecutivos, a tão procurada vitória para Luís Jorge e Daniel Esteves Café Restaurante A Curva”. Um triunfo que o piloto ambicionava neste regresso ao CPT44, após uns anos de interregno. Um triunfo da persistência, eficácia e robustez da “antiga”, mas competitiva viatura: “O degrau mais alto do pódio que andávamos à procura. Para calar algumas vozes: «o Dinossauro e o velho está de volta e o carro continua a portar-se muito bem». Não deixamos obstáculos por fazer a motor, numa pista muito dura e com muita pedra. Estamos ca para repetir, sempre para lutar pelos lugares do pódio para atingir os objetivos no final do ano”, salientou o piloto Luís Jorge que ascende à segunda posição da classificação geral. António Henriques e Miguel Costa “Lucrofusão” tudo fizeram para chegar na frente do pelotão, mesmo não acusando qualquer problema mecânico, ficaram um pouco agastados com o comportamento “agressivo de algumas equipas…numa pista espetacular, das melhores para a prática do Trial 4x4 em Portugal”, referiu o piloto de Mangualde que terminou na segunda posição, na mesma volta do vencedor. Depois da vitória em Alenquer, Rui Rocha e Pedro Campas (Team RJ69) terminaram no terceiro posto, depois de alcançar a “pole position” no prologo. A dupla campeã nacional em título, foi forçada a abrandar o ritmo após os problemas de embraiagem, passando ainda por alguns minutos pela liderança. Já na parte final e, quando estavam a recuperar posições, viram-se obrigados a parar devido ao incidente que originou o término da prova antes do tempo limite. Um resultado que permite à dupla do Toyota manter-se na liderança de ambas as Classes.

 

Classe Proto

Bacelo tomou-lhe o gosto

Depois de vencer na jornada de Alenquer, Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) tomaram-lhe o gosto e repetiram o triunfo, numa classe muito competitiva. Mesmo com um início de corrida na cauda do pelotão, foram recuperando posições e assumiram a dianteira até final, beneficiando da boa resposta da mecânica da viatura. A equipa esta a trabalhar muito bem em conjunto. Arrancamos do fundo da grelha, mas tentamos ganhar lugares na primeira hora de prova para depois gerir a corrida e a mecânica do carro. Sabíamos que a parte final ia criar mais dificuldades com o encavar dos obstáculos, e correu bem a estratégia, numa pista com obstáculos de puro trial”, referiu Luís Bacelo que está agora a escasso um ponto da liderança. Miguel Marque e Rento Machado mantiveram a comando da classe com a segunda posição nesta quarta jornada. A dupla da “MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria” tive uma prova desgastante e cansativa. Com a quebra de um tubo de travões perderam algumas posições, mas ainda foram a tempo de recuperar o lugar intermédio do pódio. António Silva e Flávio Gomes (Canelas Pneus) estava motivado em obter um resultado mais acima do terceiro, mas a quebra da corda do guincho logo na primeira volta e depois o alternador que queimou, forçou uma paragem mais prolongada. Ainda foram persistentes na busca um lugar no pódio, numa pista bem do agrado do piloto.

 

Classe Extreme

HelderFil no seu melhor volta a vencer

Filipe Ribeiro e Alexandre Santos tomaram-lhe o gosto e voltaram a saborear a vitória, a segunda consecutiva. A vitória da dupla da “Helderfil” assenta essencialmente na eficácia e comportamento exemplar do Nissan Patrol que passou ileso a problemas: “Tudo foi possível devido à gestão da viatura essencialmente isso. Um carro muito fiável, mesmo com pouca velocidade de ponta, mas muito robusto. Temos que dar os parabéns à nossa equipa de mecânicos, e mantermos este ritmo para a prova de Paredes, onde também vamos quere vencer, na minha terra”, referiu o piloto que procura cimentar este ritmo que lhe permita ser repetido na sua terra, na próxima prova e assim ascender à liderança. Num regresso ao CPT4x4 e numa nova classe, Emidio Bastos e Rafael Bastos (Revisauto) alcançaram um excelente segundo lugar na estreia da classe Extreme, após algumas incursões pela Promoção em anos anteriores. A dupla Armando Soares/Bruno Soares, terminaram na terceira posição, uma prova que não terminou como esperavam, depois do melhor tempo no prólogo e um início promissor, tiveram inúmeros problemas mecânicos. Ainda assim, a equipa da “Transgatão”, mantem a liderança da Classe.

 

Classe Promoção

Alfaia repete triunfo e cimenta liderança

Um pódio repetido com posições invertidas., numa classe muito equilibrada com equipas muito competitivas. Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racing Team) venceram pela segunda vez este ano, depois de Mação, e cimentaram a liderança: Estamos melhores preparados, com um carro mais competitivo e melhor preparado, para lutar pelo campeonato, numa classe muito competitiva. Nesta prova apenas partimos uma jante e com pouco trabalho para o navegador, mesmo sendo uma pista muito exigente e dura”, fez referência o piloto. Miguel Teixeira e Filipe Tavares “Lusimex Off Road Team” terminaram na segunda posição, uma prova isenta de problemas mecânicos, mas limitados pela velocidade do carro. Carlos Oliveira e Ruben Vieira (O cantinho/MM6018 Parts4x4) chegou ao pódio, depois de arrancarem da cauda do pelotão, numa prova com pouco trabalho para o navegador e muita vigor mecânica da viatura

 

Classe UTV

Martins e Pinto virtuais campeões

A dupla da “Reciclopeças” sagrou-se já virtual campeã ao vencer a quarta prova consecutiva em outras tantas jornadas, numa Classe sem adversários, mas que não desmotivou a dupla de Gondomar em apresentar-se em todas as rondas com um elevado espírito competitivo, independentemente das dificuldades. “Uma pista com alguma dificuldade para o nosso carro, depois da passagem das viaturas com pneus de maior dimensão na mesma pista. O balanço é uma vez mais muito positivo e um novo teste à robustez do carro. Continuamos a divertimo-nos e o título nacional é reflexo da nossa forma como encaramos esta competição, sempre disponíveis”, salientou Carlos Martins.

Após um interregno no período do verão, o CPT4x4 está de regresso a 21 e 22 de outubro para a quinta jornada do ano em terra de Paredes.

 

Classificação Final - Alenquer

Absoluto

1º           Café Restaurante A Curva – Luís Jorge/Daniel Esteves - 10

2º           Lucrofusão – António Henriques/Miguel Costa - 10

1º           Oficina Bacelo – Luís Bacelo/Hugo Martins - 10

Super Proto

3º           Café Restaurante A Curva – Luís Jorge/Daniel Esteves - 10

2º           Lucrofusão – António Henriques/Miguel Costa - 10

1º           Team RJ69 – Rui Rocha/Pedro Campas - 10

Proto

1º           Oficina Bacelo – Luís Bacelo/Hugo Martins - 10

2º           MM6018 Parts4x4/Americana - Miguel Marques/Renato Machado – 8

3º           Canelas Pneus – António Silva/Flávio Gomes - 6

Extreme

1º           HelderFil Team 4x4 - Filipe Ribeiro/Alexandre Santos- 10

2º           Revisauto – Emidio Bastos/Rafael Bastos - 8

3º           Transgatão - Armando Soares/Bruno Soares - 2

Promoção

3º           73 Racing Team -Jorge Alfaia/Francisco Carvalho - 6

1º           Lusimex Off Road Team - Miguel Teixeira/Filipe Tavares - 5

2º           O cantinho/MM6018 Parts4x4- Carlos Oliveira/Ruben Vieira - 5

UVT

1º           Reciclopeças - Carlos Martins/João Pinto - 6