60º Mação Verde Horizonte marca reinício da temporada do Campeonato Portugal Ralicross e Kartcross

Após a merecida pausa para férias, o Campeonato Portugal Ralicross e Kartcross está de regresso já este fim-de-semana – 2 e 3 setembro – com a realização do 60º Mação Verde Horizonte que conta, uma vez mais, com a transmissão das finais em direto na Bola TV a partir das 15h.

Pouco mais de um mês volvido sobre as emoções fortes de Montalegre II, pilotos e máquinas estão de regresso à Pista da Boavista para a segunda visita da Campeonato ao traçado mais meridional do calendário. No total, são 51 os inscritos divididos por cinco categorias competitivas diferentes.

Considerando que restam apenas duas provas para disputar – 60º Mação Verde Horizonte e o 50º Ralicross de Sever do Vouga – qualquer erro de pilotagem ou contratempo mecânico poderá ter consequências definitivas nas aspirações dos principais interessados aos títulos de campeões nacionais nas diversas categorias. Ora vejamos.

2RM

Com um total de 12 inscritos, entre os quais constam o Top 3 - 1º Adão Pinto: 175 pontos; 2º Duarte Camelo: 162 pontos; 3º Manuel Pinto: 156 pontos - a 2RM promete dar continuidade às fortes lutas pelos lugares cimeiros. Numa categoria que este ano ganhou motivos de interesse com a chegada de novos pilotos, e que despertou a paixão nos entusiastas do Ralicross, a diferença pontual entre os primeiros é curta. Nesta sempre muito disputada categoria as atenções estarão centradas na prestação no campeão em título – Adão Pinto – que tem na sua roda o jovem Duarte Camelo e um sempre atento Manuel Pinto. Há que considerar ainda (como sempre), as prestações da consagrada Andreia Sousa e da jovem Rafaela Barbosa que com boas prestações ao longo da temporada são sempre uma ameaça nas decisões finais.

Na análise por divisões, Manuel Pinto é o primeiro no pelotão da Divisão 2, com Adão Pinto e Andreia Sousa no seu encalço. A Divisão 1 conta com Duarte Camelo como líder, perseguido pela jovem Rafaela Barbosa e António Sousa.

S1600

Na chegada a Mação e entre os 11 inscritos, Jorge Machado (198 pontos), é o líder “confortável” do campeonato, mas como sempre estará totalmente focado no objetivo de bater os principais rivais na Pista Boavista e abrir mais o fosso pontual. Com 182 pontos, Rogério Sousa é a principal ameaça a Machado, com o atual campeão em título Mário Barbosa (175 pontos) e não ter tarefa fácil pela frente se quiser subir na classificação geral. Se a S1600 é sem margem para dúvida a mais disputada das categorias do Campeonato, é de esperar que do primeiro ao último metro Machado, Sousa e Barbosa não queiram deixar ao acaso da sorte as suas prestações. A ter em conta ainda André Sousa e Sérgio Dias (4ª e 5ª à geral no campeonato), cuja diferença pontual para Barbosa é curta. Habituados a disputar os lugares cimeiros, Sousa e Dias são dois pilotos a ter “debaixo de olho” este fim-de-semana.

KARTCROSS

Com 21 inscritos para Mação, os 208 pontos e liderança entre os KX estão nas mãos do pluricampeão Pedro Rosário. O homem do Semog Bravo leva o “alvo nas costas” para mais uma jornada. Luís Almeida (196 pontos) e “o” um pouco mais distante Mário Rato (176 pontos), continuam com fortes aspirações ao título nacional de 2023. Este último terá, no entanto que manter a sua atenção nos seus principais perseguidores, Diogo Soares, Alcides Calçada, Rui Nunes e João Pinheiro (4º a 7º à geral no campeonato), estão compactados pontual em apenas 13 pontos, com Soares (4º), a apenas 2 pontos de Rato. O que se espera de Mação, muita luta entre os “aranhiços”.

SUPERCARS

Nas máquinas mais poderosas, espera-se a reedição das últimas jornadas com Tiago Alexandre (182 pontos), e José Oliveira (142 pontos) a disputar uma vez mais a vitória.

TROFÉU JUNIOR KARTCROSS

Entre as jovens promessas e num pelotão maioritariamente feminino, João Dinis é líder com 158 pontos, mas convém não esquecer a prestação de Yésica Lorenzo (151 pontos) em Montalegre II onde assinou a vitória e somou preciosos pontos que lhe permitem encarar esta penúltima jornada do Troféu com muito otimismo e esperança na luta pelo título final. Mais distantes, Gabriela Godinho (131 pontos) e Raquel Nunes (129 pontos) são pilotos a ter em conta já que um qualquer desaire de Dinis e Lorenzo podem facilitar a ascensão na classificação geral do Troféu.

PROVAS DE SUPORTE – POPCROSS e CAMIÃO RACING

Dando continuidade ao espetáculo, o 60ª Mação Verde Horizonte conta ainda com as habituais provas de suporte. Os sempre divertidos Popcross com 8 inscritos e nos monstros do asfalto com 3 inscritos para o Camião Racing.

Como habitualmente, o 60º Mação Verde Horizonte pode ser acompanhado nas transmissões live no Youtube da FPAK, no Facebook Oficial do Campeonato. As finais contam transmissão direta na Bola TV no Domingo dia 3, a partir das 15h.