Campeonato de Portugal de Karting Toyota com corridas intensas no Bombarral

Henrique Cruz, Hugo Marreiros, Paulo Martins, Gabriel Caçoilo, Afonso Ferreira, Francisco Correia, Artur Loureiro e Lana Pelfrene venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a terceira jornada dupla que está a decorrer no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.

Com 75 participantes, a terceira jornada dupla prova do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está a decorrer de forma muito interessante no traçado do Bombarral. Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou hoje uma grelha de 23 pilotos, tendo Santiago Alves (Parolin) sido o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 45,759s. Na manga de qualificação, venceu Gabriel Caçoilo (LN), na frente de Henrique Ventura Oliveira (KR), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final, com Diogo Pinto (Maranello) e Martim Meneses (DAP) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 19 voltas, Gabriel Caçoilo aproveitou bem a pole-position para assumir a liderança na primeira volta, cedendo-a, contudo, nas duas seguintes para Diogo Pinto, mas na quarta volta o piloto de Aveiro já estava novamente no comando. A partir da 12.ª volta, foi a vez de Martim Meneses tomar conta das operações, mas, na derradeira volta, Gabriel Caçoilo conseguiu passar para a primeira posição e bater toda a concorrência, com Miguel Silva (Pantano) a ser um meritório segundo classificado, enquanto Martim Meneses completou o pódio, com a volta mais rápida em 46,127s.

Diogo Pinto e Henrique Ventura Oliveira (KR) fizeram igualmente uma boa corrida e fecharam, respetivamente, o top-5, enquanto Pedro Cachada (Tonykart) foi o sexto classificado, na frente de Tomás Lemos (Birel ART) – que recuperou 14 posições –, Filipe Rodrigues (Tonykart) e Rodrigo Vilaça (Tonykart), que fechou o top-10. Francisca Queiroz (TBKart) foi 12.ª classificada e a melhor piloto feminina.

Categoria X30 Super Shifter

Henrique Cruz (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com uma volta em 43,844s. Na manga de qualificação, venceu Henrique Cruz (Birel ART) à geral e na Sénior, na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com André Serafim (Birel ART) e Paulo Martins (Birel ART), a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Henrique Cruz aproveitou bem a pole-position para liderar de princípio a fim e vencer quer à geral quer na classe Sénior. O piloto de Leiria, teve, contudo, forte oposição de Hugo Marreiros, que terminou na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,302s e no primeiro lugar da classe Master, com a volta mais rápida em 44,366s.

Mário Borges (Maranello), que arrancou da 13.ª posição, garantiu o terceiro lugar e o segundo na classe Sénior, seguindo-se André Serafim (Birel ART) – 2.º na Master – e Rodrigo Ferreira (Sodikart) – 3.º na Sénior depois de arrancar da 12.ª posição –, no top-5. Paulo Martins (Birel ART) foi sexto classificado à geral e venceu a classe Gentleman, na qual Rui Pires (Kali Kart) e Sérgio Carvalho (Lenzokart) completaram o pódio. Ricardo Alves (Kosmic), sétimo classificado à geral, fechou as presenças no pódio da classe Master.

Categoria Júnior

Afonso Ferreira (TBKart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 47,550. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Famalicão voltou a ser o mais forte, na frente de Diogo Caetano (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (LN) e António Macedo (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 19 voltas, Afonso Ferreira aproveitou a pole-position e colocou-se na frente do pelotão logo na fase inicial, conseguindo depois, à passagem da sétima volta, ganhar vantagem para a concorrência. Contudo, na fase final da corrida António Macedo (CRG) fez um ‘forcing’ que poderia ter dado resultado, dado que acabou por ser o segundo a ver a bandeira xadrez, com uma desvantagem de apenas 0,121s para o piloto de Famalicão. Imediatamente a seguir a António Macedo, terminaram Martim Marques (KR) e Afonso Lopes (KR), mas o primeiro acabou por ser penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para o quinto lugar. Já Afonso Lopes completou o pódio e Tomás Fernandes subiu ao quarto lugar.

Afonso Azevedo (KR) obteve um positivo quinto lugar, na frente de Jan Rodrigues (KR), Oliver Benes (CRG), Vasco Tavares (KR) e de Tomás Carapucinha (Birel ART), que fechou o top-10.

Categoria X30 Mini

Mário Silva Lora (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 51,645s. Na manga de qualificação, Mário Silva Lora voltou a ser o mais forte, na frente de Leonor Rocha (TBKart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Francisco Iglésias (Birel ART) e Téo Pelfrene (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Mário Silva Lora rapidamente assumiu a liderança e manteve-a até à sexta volta, altura em que Leonor Rocha passou para o comando. Os dois pilotos foram alternando a liderança até à última volta e previa-se que seria um deles a ganhar a corrida, mas surgiu Francisco Correia (CRG) e bateu toda a concorrência, somando a sua terceira vitória em Finais a contar para o Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Mini de 2024.

Mário Silva Lora acabou por cruzar a meta na segunda posição e Leonor Rocha completou o pódio, com Guilherme Morgado (Birel ART) a terminar logo a seguir no quarto lugar, enquanto José Pedro Pinto (Birel ART) fechou o top-5 e rubricou a volta mais rápida em 51,853s. Francisco Iglésias (Birel ART) foi um tranquilo sexto classificado, na frente de Santiago Barros (Birel ART), Mateus Gomes (Birel ART), Miguel Martins (TBKart) e Duarte Rodrigues (DR) que encerrou o top-10.

Categoria Cadete

Lourenço Antunes (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 54,687s. Na manga de qualificação, Lourenço Antunes volta a ser o mais forte, na frente de Artur Loureiro (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final, com João Barros (KR) e Luís Fernandes (Birel ART), a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 11 voltas, Artur Loureiro arrancou da pole-position, mas foi Lourenço Antunes quem assumiu a liderança e nela se manteve até à sétima volta, altura em que Artur Loureiro passou para o comando e não mais o largou, para voltar a somar mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete. Lourenço Antunes, que terminou com uma desvantagem de apenas 0,123s, foi um meritório segundo classificado e rubricou a volta mais rápida em 55,405s.

João Barros (KR) esteve na primeira metade da corrida praticamente a lutar pela liderança, acabou por completar o pódio, na frente de Luís Fernandes (Birel ART), José Diogo Martins (Tonykart) e Guilherme Aguiar (TBKart).

Categoria Iniciação

Rodrigo Carreira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m20,859s. Na manga de qualificação, venceu Lana Pelfrene (Birel ART), na frente de Rodrigo Carreira, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final, com Salvador Glória (Parolin) e Manuel Miranda (Birel ART), a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Lana Pelfrene aproveitou bem a pole-position para liderar as primeiras três voltas, tendo a partir daí sido Rodrigo Carreira a assumir o comando. Contudo, na quinta e última volta, a jovem piloto francesa recuperou a liderança e não mais a largou até ser a primeira a ver a bandeira.

Rodrigo Carreira garantiu a segunda posição e com a volta mais rápida em 1m20,812s, enquanto Salvador Glória completou o pódio e o estreante absoluto Manuel Miranda foi o quarto classificado.

 

Amanhã, entre as 08h00 e as 15h20 cumpre-se o segundo dia desta terceira jornada dupla no Bombarral, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h40.