João Macedo Silva e Luís Mendes repetiram vitórias nos Clássicos e nos 1300 no Jerez Classic

A segunda corrida a contar para os Campeonatos de Portugal de Velocidade 1300 e Clássicos foi disputada bem cedo, mas ainda assim com o calor típico da Andaluzia a castigar os pilotos dentro do habitáculo dos carros. Igualmente presente a emoção na luta pela vitória, nomeadamente, entre os Clássicos. As mais de duas dezenas de carros presentes na grelha de partida contribuíram para uma prova emocionante e muito animada.

João Macedo e Silva voltou a contar com o seu Porsche 911 RSR preparado pela Garagem Aurora em excelentes condições. Saindo da “pole position” como sucedeu na primeira corrida, foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez. Porém, as treze voltas que cumpriu ao traçado do Circuito de Jerez Angel Nieto foram tudo menos um passeio. Isto porque Rui Costa, ao volante do seu novo e espetacular Ford Escort RS MKII, assumiu as rédeas da oposição ao Porsche e pressionou de forma evidente João Macedo Silva.

Desta feita, o feroz pelotão de Ford Escort RS não se alinhou na pressão ao carro da casa de Weissach e entretiveram-se numa luta pela última posição no pódio. Nessa discussão particular, António Soares levou a melhor sobre o Escort de João Novo que, depois do segundo lugar na primeira corrida, terminou esta segunda manga fora do pódio na quarta posição. Rui Alves fechou o Top 5 com o colorido Ford Escort RS de João Cruz a terminar na sexta posição na frente do primeiro classificado dos Carrera Los 80, Victor Rodriguez-Rey.

Com o nono lugar à geral, Luís Mendes e o seu Citroen AX Sport dominaram o Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, conquistando a segunda vitória do fim de semana no Jerez Classic. Uma prova sem o mínimo erro para o piloto do AX imaculadamente pintado de branco. No segundo lugar ficou o Toyota Starlet de Jorge Marques, fechando o pódio o Datsun 1200 de Pedro Barbosa.

No Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Domingos Sousa Coutinho levou a melhor nos H71 com o seu BMW 2800 CS, enquanto nos H75 a vitória foi, evidentemente, para o Porsche 911 RSR de João Macedo Silva. Rui Costa (Ford Escort RS MKII) ficou no segundo lugar, seguido de António Soares e Rui Alves, em Ford Escort RS 1600, terminado no quinto posto o Porsche 911 RS de Manuel Moura Teixeira. O Porsche 924 de Pedos Poças garantiu a vitória nos H81, enquanto Rui Ribeiro levou o seu Ford Escort RS 2000 à vitória entre os modelos do Grupo 1. O melhor dos Grupo 5 foi o Ford Escort RS 1600 de João Novo, seguido de modelo idêntico pilotado por João Cruz.

A vitória no Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 de Luís Mendes, deu ao piloto do Citroen AX a vitória nos Legends 1300. Nessa categoria, o segundo lugar foi para Jorge Marques seguido de João Arantes, ambos em Toyota Starlet. Os sempre competitivos e endiabrados Fiat Punto 85S do Desafio ANPAC, desta feita, não tiveram uma corrida atribulada e António Costa ganhou com relativa facilidade na frente de Nuno Pinheiro e Óscar Rosmano. Miguel Miguel saiu de último da grelha de partida e conseguiu a vitória nos H81 e sétimo lugar à geral dos 1300.

Os Campeonatos de Portugal 1300 e Clássicos regressam à competição nos dias 28 a 30 de junho com a presença no Circuito Internacional de Vila Real, onde se espera, uma vez mais, casa cheia e grande adesão dos pilotos da Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos.