Recorde de inscritos para a prova de abertura do CPV

A temporada do Iberian Supercars, o Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars Jarama RACE têm o seu início no próximo fim-de-semana, com o Jerez Classic, e ostenta uma lista de inscritos recorde, com quarenta e dois carros.
 
O sucesso da organização do certame que se assume como o mais importante da Península Ibérica está bem patente na quantidade de máquinas que estarão presentes na pista desde a primeira sessão de treinos-livres, um número nunca visto.
 
A continuidade da maior parte dos pilotos e equipas, evidencia a qualidade que campeonato alcançou nos últimos anos e a chegada de novas estruturas e competidores revela o interesse que tem vindo a suscitar na Península Ibérica e que extravasa já as fronteiras da península, havendo novos protagonistas de outras latitudes.
 
No que diz respeito a equipas, são cinco as nacionalidades – de Portugal, Espanha, Inglaterra, Eslovénia e França – ao passo que quanto a pilotos são doze os países representados de quatro continentes diferentes – África, América do Norte, América do Sul e Europa.
 
Os quarenta e dois carros estão divididos por três categorias, sendo a mais numerosa a GT4, com vinte e oito máquinas de treze equipas distintas, ao passo que a de Turismos terá cinco viaturas e a GTC sete.
 
Na grelha de partida estarão dezasseis modelos de onze marcas diferentes, contribuindo para o exotismo e espetacularidade que os carros GT e de Turismo emprestam às competições de pista, estando assegurado um espetáculo inebriante com corridas animadas em todas as categorias e divisões.

 
 
NOVIDADES DE ÚLTIMA HORA
 

Quando estamos a poucos dias do início da temporada, algumas equipas e pilotos revelaram os respectivos programas para a temporada deste ano do Iberian Supercars, Campeonato de Portugal de Velocidade e Supercars Jarama RACE.
 
A Speedy Motorsport colocará em pista quatro carros – dois novíssimos Toyota Supra GT4 Evo e dois Porsches, um 718 Cayman GT4 RS CS e um 981 Cayman GT4 CS.
 
Nos carros japoneses estarão Jan Durán e César Machado, num, e Luís Liberal, noutro, ao passo que o Porsche 718 Cayman será dividido por Miguel e André Nabais. Andrius Zeimatis estará aos comandos do 981 Cayman na categoria GTX, dedicada a GTs mais antigos.
 
A SMC Motorsport volta a marcar presença na competição com dois McLaren 570S GT4, sendo um dividido pelo espanhol Álvaro Gutierrez e o equatoriano Sébastian Merchán, ao passo que o outro terá aos comandos Rafael Muncharaz.
 
A Araújo Competição, que já tinha anunciado um Aston Martin Vantage AMR GT4, apresenta-se no Circuito de Jerez também com o modelo de 2024 do construtor britânico, que será entregue a Bruno Pereira e Gonçalo Araújo.
 
A Tockwith Motorsports terá um quinto carro em pista, um Ginetta G55 partilhado por Jemma Moore e Fábio Mota, carro que estará inscrito na divisão invitational. A formação inglesa é aquela que terá mais automóveis a seu cargo, o que evidencia a sua aposta na competição.
 
Uma estreia a seguir com curiosidade é a do Ligier JS2 R da Chefo Sport. A formação espanhola terá ao seu serviço Álvaro Vela e Sébastien Villadary, que se baterão pelas melhores posições da divisão GTX.
 
A Art of Speed apresentar-se-á com um Porsche 911 Cup na divisão Cup, tendo como pilotos Frederico Formiga e Frederico Castro, ambos em estreia no Iberian Supercars.
 
O programa oficial do Jerez Classic tem o seu início no sábado, com os treinos-livres e qualificações, sendo as corridas disputadas no domingo. Toda acção pode ser seguida através das redes sociais oficiais, onde serão transmitidas as corridas (09h25 e 14h35) em directo, que serão também difundidas na A Bola TV.