33ª Rampa do Caramulo: o sexto “mata-mata” da época é já no próximo fim-de-semana!

A prova organizada pelo Targa Clube, que conta com a parceira do Caramulo Racing Team, será a 6ª jornada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e vai trazer, já no próximo fim-de-semana, até à mítica serra cravada no Centro de Portugal seis dezenas de pilotos, incluindo os principais protagonistas das lutas pelos títulos nacionais, sendo de esperar, como é habitual forte adesão por parte do público.

A 33ª Rampa do Caramulo contará para o Campeonato Portugal de Montanha (CPM), Campeonato Portugal de Clássicos Montanha (CPCM), Campeonato Portugal Legends de Montanha (CPLM), Campeonato Portugal de Montanha 1300 (CPM 1300) e incluirá ainda uma Rampa Regional. Utilizando o habitual traçado com 2850 metros, arranca no início da tarde de sábado, com o primeiro dia de competição a ter duas Subidas Oficiais de Treinos e a 1ª Subida de Prova. A partir das 11 da manhã de domingo, começará o segundo e decisivo dia, que incluiu uma Subida de Treinos Livres, outra de Treinos Oficiais, culminando com a 2ª e a 3ª Subidas de Prova, com a entrega de prémios prevista para o meio da tarde.

Hélder Silva assume a maior fatia de favoritismo

A lista de inscritos desta sexta tirada do ano chega às seis dezenas de unidades. Na Categoria Protótipos, são 9 os bólides inscritos distribuídos pelas Divisões A e B.

Hélder Silva (Osella PA 21S LMR2000) apresenta-se como o grande favorito, mas não terá tarefa fácil. Líder incontestado do campeonato, com quatro vitórias em cinco provas, o tricampeão poveiro procurará conquistar novo triunfo, colocando-se ainda mais perto do título nacional. O líder da Power House conta no Caramulo com o regresso do seu colega de equipa Nuno Caetano (Osella PA 21S), que procurará lutar pelos lugares do pódio da geral e da Divisão A.

José Correia (Norma FC20) venceu em 2023 no Caramulo e tudo fará para repetir o feito, apresentando-se como um dos principais adversários de Hélder Silva, estatuto que também tem de ser atribuído a Hugo Araújo, que realizará no Caramulo a sua segunda prova aos comandos do SILVERCAR EF10 oficial.

Nos Protótipos B, Nuno Guimarães (SILVERCAR S2) é claramente favorito. O “Capitão” chega a Tondela já com 4 vitórias na época, tendo estado ausente da outra prova já realizada. O “normal” será que mantenha a invencibilidade, embora se prepare para enfrentar forte oposição por parte de Joaquim Rino e Afonso Santos, ambos tripulando um BRC B49 EVO, bem como de Sérgio Nogueira (BRC CM05 EVO). Destaque para o regresso de Nuno Pinto, colega de Guimarães na NJ Racing, tripulando a ‘barchetta’ ADR Sport II.

GT: Pascoal lidera “bolsa de apostas”

5 exemplares da Porsche vão discutir a triunfo na Categoria GT. Encabeçando a lista de candidatos está, como é óbvio, Vítor Pascoal. O baionense já levou o seu Porsche 991.2 GT3 CUP por quatro vezes ao degrau mais alto do pódio e, na rampa onde se estreou no campeonato, quererá ficar mais perto do quarto título nacional da sua carreira na modalidade.

José Rodrigues, no Porsche 997 GT3 CUP da Monteiros Competições, já sabe o que é vencer esta temporada e tudo fará para contrariar o favoritismo de Vítor Pascoal no Caramulo, o mesmo sucedendo com Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP), que tem demonstrado poder lutar pelos triunfos. Daniel Vilaça e José Carlos Pouca Sorte, vão dar continuidade a esta sua época de adaptação à Categoria GT e aos seus Porsche 997 GT3 CUP, não enjeitando se imiscuírem na luta pelo pódio.

Turismo: Summavielle e Pacheco e Inácio

Vai ser muito interessante de seguir a batalha pela supremacia na Categoria Turismo. Curiosamente, os dois principais candidatos aos lugares de pódio são de divisões diferentes.

Parcídio Summavielle (Cupra TCR) e Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X) chegam ao Caramulo separados por apenas 3 pontos na tabela pontual da categoria, com vantagem para o fafense do Cupra e ambos a dominarem a classificação nas suas divisões, respetivamente, Turismo 2 e Turismo 1. Esta tudo em aberto entre eles, mas, não são os únicos com pretensões a lutar pelo triunfo.

Numa segunda linha de favoritos, incluímos Gonçalo Inácio (Peugeot 208 VTI R2) que ocupa o 3º lugar da classificação geral da categoria, embora já a 40 pontos de Summavielle, sendo líder destacado da Divisão Turismo 3. Também Paulo Siva (Audi RS3 LMS), está num crescendo de forma e o bracarense vai querer estar de novo na refrega pelos lugares cimeiros da categoria e da T2.

Quanto à questão das divisões, na Turismo 1, Pacheco tem como opositores Carlos Gonçalves (Mitsubishi Lancer EVO X) e Pedro Rosário (Audi S3 Quattro). Já na Turismo 2, além de Summavielle e Paulo Silva, alinham no Caramulo o espanhol Fran Casqueiro (VW Golf TCR), Beatriz Correia (Cupra TCR), Vítor Cardoso (Seat Leon MKII) e Vera Sequeira (Seat Leon TDI). Quanto à Turismo 3, Inácio terá pela frente Luís Martins (Peugeot 208 VTI R2), Aníbal Pinto (Renault Clio RS R3), Estevão Oliveira (Honda Civic Type R), Carlos Ferreira (Citroen Saxo) e Rute Brás (Peugeot 206 RC).

Super Challenge: o reino de Luís Nunes

A discussão do triunfo na Categoria Super Challenge passará sempre pela capacidade que o pelotão desta categoria (16 pilotos) venha a revelar possuir para tentar contrariar o imponente ascendente de Luís Nunes. O campeão em título está invicto e a previsão é que volte a impor no Caramulo o seu Skoda Fabia R5, tal a superioridade que tem ostentado ao longo da temporada.

Na linha da frente dos seus adversários, estão José Lameiro e Pedro Marques, ambos, tal como Nunes, integrados no grupo SC-A. Lameiro está num crescendo de forma, o mesmo sucedendo com o seu Skoda Fabia Super Car, enquanto Marques tudo fará para colocar o Subaru Impreza STI WRX a rodar nos limites.

O Grupo SC-B será palco de uma interessante luta aberta entre 4 pilotos: os irmãos Luís Silva Jr. e Catarina Silva, nos seus Citroen C1, enfrentarão o Fiat Uno 45S de Horácio Morais e o Peugeot 107 de Joaquim Barreiros.

Já no Grupo SC-C, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) será o homem a contrariar, tendo como opositores Alberto Pereira (Honda Civic Type R), Jorge Costela (Citroen Saxo VTS), Abílio Aparício (Peugeot 205), Pedro Neves (Honda Civic) e Pedro Cardoso (VW Golf).

No Grupo SC-D, Luís Silva faz alinhar o BMW M3 da Famaconcret e transforma-se logicamente no favorito, face às ambições de Carlos Correia Pouca Sorte (BMW 320) e de César Caldas (Audi TT).

Clássicos: Sainhas enfrenta “tridente da casa”

A luta pela vitória nas contas do Campeonato de Portugal de Clássicos JC Group está reservada a um quarteto de pilotos.

Flávio Sainhas, líder do campeonato e campeão em título, quererá dar continuidade a uma época quase perfeita, mas, desta feita, vai jogar no ‘relvado’ do adversário, pois terá pela frente um trio de pilotos do Caramulo Racing Team, que, como é óbvio, tudo farão para vencer em casa.

Fernando Salgueiro e Ricardo Loureiro, nos seus habituais Ford Escort MKII, são quem mais argumentos têm para tentar contrariar o favoritismo do “Diabo da Covilhã”, enquanto Fernando Francisco (Ford Escort MKII) vai tentar aproveitar qualquer oportunidade que lhe permita terminar num dos lugares do pódio.

Legends: António Barros busca nova vitória

António Barros chega à rampa do Targa Clube com 3 vitórias e 2 pódios nas cinco provas realizadas, que lhe dão uma liderança confortável no Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group. O piloto nortenho do BMW M3 é, obviamente, o grande favorito à vitória, resultado que o colocará às portas do título.

Na expectativa de um deslize de Barros, está um grupo alargado de pilotos que irão lutar arduamente pelos lugares de pódio: Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) Simplício Taveira (Citroen Saxo), Celso Fonseca (Citroen Saxo) e Gonçalo Janeira (Citroen AX GTi) têm protagonizado lutas muito equilibradas e o Caramulo tem tudo para ser palco de mais um duelo entre todos, no qual se vai querer integrar Alberto Rodrigues (Opel Kadett).

1300: Armando Freitas tem tudo para vencer

O piloto de Fafe está cada vez mais perto do terceiro título consecutivo no Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group. Lidera destacado a tabela pontual, já venceu por quatro vezes esta época e a forma como extrai todo o grande potencial do seu Toyota Starlet transforma Armando Freitas num piloto muito difícil de bater.

O “rookie” Tomás Pinto apresenta-se como quem mais perto poderá rodar de Freitas. O jovem de Peso da Régua está a construir uma época notável aos comandos do Toyota Starlet da Famaconcret e, em circunstâncias normais será um lugar reservado no pódios dos 1300, espaço onde também vão querer estar José Salgado (Toyota Starlet) e Diana Martins (Fiat Punto 85 Sport).

Uma referência para a presença no Caramulo de José Cruz (Porsche 911 Carrera 2.7), integrado na Rampa Regional.