Luis Rego vence em Santa Maria e Henrique Moniz regressa às vitórias nas 2RM
Está dado o ponto final no rali de Santa Maria, terceira prova pontuável para o Campeonato dos Açores de Ralis 2024 levada a cabo pelo Clube Asas do Atlântico, onde Luís Rego e José Janela sagraram-se vencedores absolutos num rali muito disputado, apimentando o que resta de campeonato. Henrique Moniz e Jorge Diniz voltaram a vencer um rali no que às contas das 2RM diz respeito, após terem, por pouco, falhado este objetivo na ilha do Faial aquando da disputa daquela que foi a última prova do campeonato.
Ainda que esta tarde só tenha vencido a primeira classificativa, a verdade é que a vantagem ali ganha foi bastante superior àquelas que tinham sido trocadas ao longo de toda a prova, o que fez com que a dupla do Skoda Fabia Rally2 evo do Team Além Mar, composta por Luís Rego e José Janela, ganha-se algum conforto rumo ao triunfo, mas sem nunca tirarem o pé do acelerador. Venceram o rali com um tempo total acumulado de 43:27.8 e foram os segundos mais velozes na derradeira especial, amealhando assim 2 pontos extra. Rego, desde 2017, só por uma vez não conseguiu vencer em Santa Maria.
Um início de tarde azarado para a dupla do Skoda Fabia RS Rally2 da Auto Açoreana Racing dificultou, e muito, a tentativa de Rúben Rodrigues repetir o feito da edição passada deste rali, que na altura culminou com a sua vitória. Ainda assim, Rúben Rodrigues e António Costa foram a dupla que mais troços venceu nesta prova, que foi palco de um verdadeiro duelo de titãs entre os últimos dois campeões de ralis dos Açores. Os homens do Skoda ‘negro’ ficaram apenas a 2.2 segundos do lugar mais alto do pódio e conseguiram ainda os 3 pontos resultantes da vitória na ‘power stage’.
Se na ilha do Faial, local do anterior rali disputado no campeonato, o resultado alcançado por Henrique Moniz e Jorge Diniz no seu regresso a provas do campeonato dos Açores de ralis, aos comandos de um Peugeot 208 Rally4, lhes tinha sido agridoce por verem a vitória nas 2RM e o pódio absoluto fugir-lhes por 2.2 segundos, desta vez têm mais motivos para sorrir pois venceram o rali nas contas pelas 2RM e alcançaram o 3º posto final fazendo o pleno de vitórias em classificativas. Percorreram todas as classificativas em 46:41.5.
Rafael Botelho e Rui Raimundo, aos comandos também do mais recente carro de ralis da marca francesa, com as cores da Team Lotus, terminaram esta 43ª edição do rali de Santa Maria no lugar intermédio do pódio das 2RM. Tiveram sempre andamento muito semelhante ao de Moniz e Diniz no entanto, nunca conseguiram superiorizar-se à dupla vencedora. Terminaram o rali a 15.8 segundos dos vencedores e marcaram importantes pontos no campeonato entre tripulantes de viaturas de tração não integral.
No lugar mais baixo do pódio das ‘duas rodas motrizes’, os locais André Oliveira e António Freitas em Peugeot 208 R2 conseguiram superiorizar-se nesta tarde aos sempre rápidos Max Salvador e João Valente no Citroen C2 R2 Max, embora estes últimos azarados na derradeira classificativa, numa batalha escaldante em palco para ambos conhecido e que valia também o reconhecimento de melhor mariense em prova. A dupla do Peugeot ficou a 1:50.3 dos vencedores deixando os amantes da modalidade ambiciosos por verem ambas as duplas marcar presença em outras provas do campeonato.
Nota ainda para a dupla do Team Além Mar composta por Bruno Amaral e Paulo Silva que, aos comandos do Ford Fiesta R5 que não colaborou na parte da manhã e os impossibilitou de obter melhor classificação final, chamaram a si o último ponto em disputa na ‘power stage’ ao registarem a 3ª melhor marca.
A caravana do Campeonato dos Açores de Ralis viaja agora até à ilha Terceira para disputar o XXVII Além Mar Rali 45º Ilha Lilás a 20 e 21 de setembro. Até lá, continuem deste lado a acompanhar todas as notícias do Campeonato de Ralis dos Açores nas nossas redes sociais.