Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno AM48 regressa em grande força e com muita animação

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso após a habitual pausa de verão. A ante-penúltima ronda da competição: a Baja TT Sharish Gin (Reguengos de Monsaraz), disputa-se este fim-de-semana e a animação pelos lugares cimeiros da classificação geral está ao rubro. Numa prova que habitualmente junta muito público, João Dias parte em vantagem pontual, mas João Ferreira e João Ramos vão querer sair da prova alentejana na liderança da tabela.

A melhor palavra para caracterizar esta temporada no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno I AM48 é: eletrizante. Senão vejamos: A temporada começou com a vitória em Beja pelo Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em título, Tiago Reis. Contudo, daqui em diante, Reis apenas somou dois pontos e está muito longe da possível renovação do título. Nas três provas seguintes, João Ferreira somou dois triunfos (Rally Raid Portugal e Baja Lagos) e João Ramos triunfou na Baja TT Norte de Portugal. Numa luta titânica pelos pontos, João Dias, ao comando de um Can-Am, tem mantido uma regularidade incrível, conseguindo, até ao momento, ser o piloto que mais pontos somou na temporada. João Dias soma neste momento um total de 79 pontos, mais um que o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 2022, João Ferreira. João Ramos soma 70 pontos e surge nesta prova ao volante da nova Toyota Hilux T1+ EVO.

Se a luta pela liderança à Geral está ao rubro, as categorias não são exceção. Na categoria T1, Lino Carapeta tem dois pontos de vantagem sobre Edgar Condenso. Em T3, João Dias tem dominado, mas ainda terá de somar mais alguns pontos para conquistar o título que em 2023 sorriu a Armindo Araújo. Em T4, a luta intensa entre Gonçalo Guerreiro e João Monteiro tem sido interessante, com a liderança por agora a estar nas mãos de João Monteiro. Em T8, Johannes Senders lidera a categoria, na frente Joel Marrazes e na categoria T9, é Sérgio Mourato quem lidera a classificação.

A Baja TT Sharish Gin – Reguengos de Monsaraz arranca na sexta-feira, com um setor seletivo curto pelas 14h15. Já para sábado e domingo a organização preparou dois setores seletivos com início pelas 12h45 e 11h45, respetivamente.