Hélder Silva superou a chuva e adversários, dominando o 1ª dia da Rampa de Boticas

O tricampeão nacional em título esteve imparável e dominou por completo a jornada inaugural da Rampa de Boticas 2024, disputada este sábado.. Luís Nunes foi o 2º mais lesto e dominou os Super Challenge, Bernardo Garcia de Castro foi o melhor dos GT, Parcídio Summavielle impôs-se nos Turismo, o mesmo fazendo António Barros nos Legends, Flávio Sainhas nos Clássicos, José Salgado entre os 1300, Tiago Pinto nos Kartcross e Guilherme Silva no FPAK Júnior Team.

Numa rampa onde 86 pilotos compareceram à partida, o dia de sábado ficou marcado pela “roleta atmosférica” e por um grande número de incidentes que, mesmo resolvidos pela organização com celeridade, forçou à anulação de uma subida de treinos. O Demoporto foi capaz de tomar decisões rápidas e corretas perante uma espécie de “tempestade perfeita” onde o jogo entre tempo seco e chuva intermitente teve influência num bom número de despistes, aos quais se juntaram algumas avarias.

Com chuva ou sem ela, Hélder Silva esteve imperial neste Dia 1 da Rampa de Boticas. A um passo de conquistar o seu quarto título nacional absoluto, o piloto da Power House impôs a sua Osella PA21S LMR2000 sempre por larga margem. Mesmo correndo com a pista molhada, foi o melhor na única subida de treinos e, logo depois, na 1ª Subida de Prova, voou ao longo dos 5100 do traçado, estabelecendo a marca de 2:19.315, deixando o 2º classificado a 10,1 segundos (!).

E quem menos longe rodou nem foi outro dos pilotos que tripulam protótipos. Foi Luís Nunes que esteve num nível muito alto aos comandos do Skoda Fabia R5 com que se prepara para conquistar o sexto título nacional da sua carreira, segundo consecutivo na Categoria Super Challenge.

A 4 décimos de Nunes, quedou-se no 3º lugar José Correia. O líder da JC Group Racing Team voltou a ter problemas na sua Norma FC20, vendo o seu andamento muito condicionado.

Nuno Guimarães (Silver Car S2) foi o 4º mais rápido, sendo largamente o melhor dos Protótipos B, cabendo a Nuno caetano (Osella PA21 S) fechar o Top 5 desta jornada inaugural.

Na Categoria GT, começou por ser Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) a ser a melhor à chuva na subida de treinos inaugural, mas Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) levou de vencida a concorrência na Subida de Prova, aí secundado por José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 CUP), a 1,5 segundos do galego, com a “Princesa da Montanha” a cair para terceiro, a 3,3 segundos.

Nos Turismos, os três mais rápidos neste primeiro dia couberam numa margem de 7 décimos)!). Parcídio Summavielle (Cupra TCR) lidera, quer a Categoria, que a Divisão Turismo 2, mas a espreitar o comando estão Daniel Pacheco (Mitsubishi Lancer EVO X), comandante dos Turismo 1 e Luís Delgado (BMW 320SI WTCC), líder nos Turismo 3. Pacheco e Delgado estão a pouco mais de 7 décimos de Summavielle e entre os dois a diferença é de 29 milésimos!

Uma referência para a liderança nos 4 grupos da Categoria Super Challenge. Luís Nunes lidera, como é óbvio, entre os SC-A, Luís Silva Jr. (Citroen C1) nos SC-B, Alberto pereira (Honda Civic) nos SC-C e Luís Silva (BMW M3), entre os SC-D.

Já 3 décimos de segundo é a magra margem que separa os dois mais rápidos entre os concorrentes da Taça de Portugal de Kartcross de Montanha JC Group. Tiago Pinto (LBS Motor Club RX01) levou de vencida o aceso duelo com o galego Jesus Otero (AG Super Buggy). O 3º mais rápido, António Alves (AG AG / S), quedou-se a quase 7 segundos do duo da frente.

Na luta particular dos Clássicos, a luta promete ser renhida até ao desfecho. Embora o já campeão nacional Flávio Sainhas tenha acabado por ser o mais forte, apenas conseguiu levar  seu Ford Escort MKI a ser 2 décimos de segundo mais rápido do que o Ford Escort MKII de Ricardo Pereira.

A estrear-se no campeonato, o espanhol Francisco Javier Sanz (Ford Escort RS 1800) foi o 3º mais rápido, a 3,6 segundos de Sainhas.

Mesmo queixando-se de alguns problemas no seu BMW M3, António Barros foi o melhor entre os Legends. O líder do campeonato terminou o dia com uma vantagem de 10 segundos sobre Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) e de pouco mais de 14 sobre Francisco Araújo (Toyota Corolla Coupé GT).

Muda o piloto, mas o carro insiste em vencer. Eis o lema da discussão nos 1300, onde José Salgado foi o mais forte neste Sábado, aos comandos do Toyota Starlet que levou Armando Freitas a conquistar esta época o título pela terceira vez.

O piloto parte para a jornada de domingo com uma vantagem de 8,5 segundos sobre Tomás Pinto (Toyota Starlet), com este a ter bem perto Hugo Magalhães, mais lento na Subida de Prova apenas 2 décimos de segundo.

Entre os Clássicos 1300, o transmontano Carlos Delgado (Ford Escort México) foi uma espécie de ‘sobrevivente’. Logo a abrir a prova, Domingos Fernandes deu um toque e os estragos no Autobianchi colocaram o piloto fora da subida de prova, onde também Aníbal Rolo optou por estar ausente. Com tudo isto, Delgado já lidera e é ainda 5º da geral dos 1300.

No FPAK Júnior Team, o jovem bracarense Guilherme Silva impôs-se por 2,7 segundos na guerra dos três Citroen C1 que integram a competição promovida pela FPAK.

O programa competitivo de domingo, 22 de setembro, terá início por volta das 10 da manhã, com uma sessão de treinos livres, seguindo-se mais uma sessão de treinos oficiais, antes da 2ª e 3ª Subidas de Prova, estando a entrega de prémios aprazada para meio da tarde.