Lousada vai receber Mundial de Ralicross em 2025, 2026 e 2027
O desporto automóvel em Lousada tem uma longa história que reflete a paixão dos Lousadenses por desportos motorizados. Desde a construção de pistas improvisadas até a fundação do Clube Automóvel de Lousada (CAL), muitos foram os passos dados para que Lousada se destacasse no mundo do desporto automóvel.
O Clube Automóvel de Lousada, com a sua capacidade extraordinária de organização de provas desportivas, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e consolidação do desporto automóvel no concelho, contribuindo decisivamente para a afirmação de Lousada neste setor.
O Circuito Automóvel de Lousada (Pista da Costilha) tornou-se um marco importante, não apenas como local de competições, mas como um símbolo de identidade e orgulho para a comunidade. As iniciativas do CAL transcenderam as fronteiras do clube e tornaram-se marcas identitárias do concelho e da região, mobilizando as populações ao seu redor.
Com os Lousadenses que se sagraram campeões nacionais e com a excelência organizativa do CAL, Lousada tornou-se conhecida nacional e internacionalmente no cenário dos desportos motorizados. Eventos como a Super Especial do Rally de Portugal, que nasceu em Lousada em 1991, e o Europeu de Rallycross contribuíram para a projeção do concelho e para a sua associação com o desporto automóvel.
No entanto, o facto de os terrenos ocupados pela pista serem propriedade privada estava a limitar muito a ambição do CAL e do concelho, de modernizar e ampliar aquele equipamento desportivo e de o dotar de condições para almejar acolher outros eventos desportivos internacionais.
Assim, 𝐨 𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟒 𝐬𝐞𝐫𝐚́ 𝐥𝐞𝐦𝐛𝐫𝐚𝐝𝐨, 𝐞𝐦 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐚, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐮𝐦 𝐦𝐚𝐫𝐜𝐨 𝐡𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐧𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐥!
Depois de o Município ter garantido a aquisição dos terrenos ocupados pela Pista da Costilha e os terrenos envolventes que vão permitir a modernização e ampliação daquele equipamento desportivo, bem como a construção de um novo paddock, o que, por si só, já seria motivo de regozijo, eis que podemos anunciar a realização de um sonho em que poucos acreditavam ser possível: receber novamente em Lousada provas internacionais de Rallycross, depois de um interregno de 17 anos!
𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐚 𝐯𝐚𝐢 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫 𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐑𝐚𝐥𝐥𝐲𝐜𝐫𝐨𝐬𝐬, 𝐮𝐦𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐞𝐭𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐥, 𝐭𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐠𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐯𝐚 𝐞𝐦 𝟐𝟎𝟐𝟓, 𝟐𝟎𝟐𝟔 𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟕!
O investimento na ampliação e requalificação do circuito terá duas fases (2025 e 2026). Em 2025 a pista já estará requalificada e parcialmente ampliada, mas ainda será usado o atual paddock. 𝐎𝐧𝐭𝐞𝐦 𝐨 𝐂𝐀𝐋 𝐞 𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐚𝐨𝐬 𝐩𝐢𝐥𝐨𝐭𝐨𝐬 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐬𝐮𝐠𝐞𝐬𝐭𝐨̃𝐞𝐬, 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐞 𝐮𝐥𝐭𝐢𝐦𝐚𝐫 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐨𝐥𝐨𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐅𝐈𝐀.
É uma conquista que se deve a muito trabalho e vontade, persistência, profissionalismo e concertação entre o CAL e o Município.
Este é o melhor tributo que podíamos prestar ao público aficionado e a Jaime Moura, principal precursor do desporto automóvel em Lousada.
𝐎 𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓 𝐬𝐞𝐫𝐚́, 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐦, 𝐨 𝐢𝐧𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐞𝐫𝐚, 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐢𝐫𝐚́ 𝐢𝐧𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚𝐫 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐠𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬.