Hélder Silva continua rei da ‘Montanha Mágica’
Hélder Silva juntou na 34ª Rampa do Caramulo mais uma justa vitória ao seu vasto pecúlio, sendo o mais rápido em todas as subidas de prova. A sexta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group consagrou o primeiro campeão nacional, com José Salgado a selar as contas do título entre os 1300.
A edição 2025 da Rampa do Caramulo proporcionou dois dias de farta competição e muita animação ao público, que acorreu em grande número. A prova contou com mais de cinquenta pilotos que proporcionaram uma das contendas mais intensas da temporada.
Hélder Silva deu continuidade ao domínio que tem exercido esta época. O tetracampeão nacional foi sempre o mais rápido e impôs a sua lei em todas as subidas de prova. O poveiro tentou ainda bater o recorde da pista – que já lhe pertence – ficando a escassos 4 décimos de segundo da marca que, tal como o piloto, continuará a reinar.
A evoluir na adaptação à sua Osella PA.30, José Correia foi um justo 2º classificado. O ‘patrão’ do JC Group Racing Team concluiu a prova a 6,3 segundos do vencedor. Contribuindo para o domínio absoluto das ‘barchettas’, Nuno Caetano colocou a Osella PA21S Evo da Power House no 3º lugar, conquistando no Caramulo o segundo pódio absoluto da sua carreira.
Luta acesa nos Protótipos B. Afonso Santos (BRC B49) terminou o dia de sábado na frente, mas com escassos 2 décimos de segundo sobre Tomás Pinto (BRC CM 05 Evo). Mas, nas duas subidas de domingo, Tomás Pinto foi claramente mais forte, conquistando para a Famaconcret Racing Team a segunda vitória da temporada nestas lides, sendo ainda 4º da geral. Afonso Santos caiu mesmo para terceiro, pois o consagrado Sérgio Nogueira imiscui-se no duelo e logrou chegar à 2ª posição.
Também a discussão da vitória na Categoria GT foi imprópria para cardíacos. Na subida de sábado, Vítor Pascoal foi o mais rápido e levou o seu Porsche 991.2 GT3 Cup à liderança, na frente de José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) e do regressado Bernardo Garcia de Castro (Porsche 991.2 GT3 Cup). No domingo tudo mudou e Garcia de Castro subiu de tal forma o ritmo que suplantou os seus dois adversários. O piloto galego foi ainda 5º da geral. Rodrigues manteve o 2º posto na categoria, enquanto Pascoal caía de primeiro para terceiro.
Na Categoria Super Challenge, a prova caramulense foi a primeira em que o domínio avassalador de Luís Nunes (Skoda Fabia R5) foi claramente posto em causa. José Lameiro (Skoda Fabia MKIII) elevou a sua performance até discutir taco-a-taco o triunfo com Nunes.
Luís Nunes prevaleceu e manteve a sua invencibilidade, mas os dois ficaram separados apenas por 5 décimos de segundo. Pedro Marques (Subaru Impreza WRX STi) foi 3º, a 4,5 segundos. Nunes venceu ainda entre os SC-A, enquanto Bruno Gonçalves (VW Golf R35) triunfava nos SC-B, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) nos SC-C e Bruno Gomes (Fiat Punto 85 Sport) nos SC-D.
Nos Turismo, Pedro Alves (Cupra TCR) foi o mais forte no duelo intenso que travou com Gonçalo Inácio (KIA CEED TCR). 4,5 segundos separam os dois mais rápidos na categoria e entre os Turismo 2. Beatriz Correia (Cupra TCR) foi 3º em ambas as frentes, mercê de uma exibição muito sólida.
Recuperando de um problema técnico que o limitou no primeiro dia de prova, Martim Gonçalves Pereira (Peugeot 208 VTi R2) conquistou mais uma vitória na Divisão Turismo 3. A jogar em casa, Tiago Patrício Gouveia (Caterham Seven S3) surpreendeu a concorrência no sábado e chegou a liderar, almejando garantir um excelente 2º lugar no final. Muito regular, Aníbal Pinto colocou o seu Renault Clio RS R3 no 3º posto.
Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) dominou a seu belo prazer entre os Clássicos, numa rampa em que o covilhanense conseguiu reforçar a liderança do campeonato. Terminou a prova com 3,5 segundos de avanço sobre Pedro Silva (VW Golf S16). Ricardo Loureiro (Ford Escort MKII) foi terceiro. A jogar em casa, o piloto caramulense rodou sempre muito forte e conquistou assim o seu segundo pódio da temporada.
Entre os Legends, António selou praticamente as contas do seu segundo título nacional consecutivo com estilo. Colocou o seu BMW M3 a rodar sempre num patamar inalcançável para a concorrência e registou o sexto triunfo consecutivo do ano.
Filipe Macedo (Citroen Saxo) foi, uma vez mais, quem mais perto rodou do agora bicampeão nacional, concluindo a rampa num merecido 2º lugar. António Silva (Honda Civic) assumiu a 3ª posição até à última subida. Aqui deu um toque e viu ainda Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) rematar a recuperação que estava a fazer, cedendo a posição e permitindo assim ao vice-campeão em título conquistar mais um pódio.
Nos 1300, o Caramulo foi palco da festa do primeiro título nacional da carreira de José Salgado. No sábado, Aníbal Rolo (Datsun 1200) foi o mais rápido, na frente do líder do campeonato que, na subida de prova, andou muito mais lento do que nas de treinos. Mas, José Salgado recuperou o andamento no domingo e manteve a sua invencibilidade. Sexto triunfo e título nacional no seu bornal!
Aníbal Rolo conquistou o 2º posto, sendo o mais forte nos Clássicos 1300, enquanto Carolina Martins (Fiat Punto 85 Sport) coroava a sua estreia nos 1300 com um excelente 3º lugar e consequente subida ao pódio.