José Pedro Fontes destaca-se na Taça de Portugal

A dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2) terminou, esta sexta-feira, a primeira etapa do Rally de Lisboa, em Mafra, na liderança da prova única que atribui a Taça de Portugal de Ralis, somando uma vantagem de 16.1s para Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) que foi o primeiro líder, mas em três das quatro “especiais” seguintes não conseguiu acompanhar o ritmo do seu rival. Rui Madeira (Hyundai i20 N Rally2) ocupa a terceira posição e ainda terá, pelo menos, uma palavra a dizer na luta pelo segundo lugar, até porque a segunda etapa (sábado), com 7 classificativas, totaliza 59,43 km ao cronómetro e perante condições climatéricas instáveis.

Teodósio, que já havia sido o mais rápido no Shakedown matinal, teve um bom início, ao ganhar quase um segundo a Fontes, só que a partir daí este último foi consolidando a sua superioridade, dando mostras de se adaptar melhor ao piso molhado e à chuva que caiu de forma persistente. Madeira, por seu turno, também se sentiu confortável com o Hyundai i20 N Rally2, para concluir o primeiro dia desta prova do International Iberian Rally Trophy e do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes) na terceira posição, destacando-se de Ernesto Cunha (Skoda Fabia RS Rallye2) e de Pedro Lago Vieira (Toyota GR Yaris Rally2), estes separados por menos de 6 segundos.

Decisivo para atribuição dos títulos da Peugeot Rally Cup Portugal e do Clio Trophy Portugal, o Rally de Lisboa teve uma primeira etapa bastante animada, em termos competitivos. Entre os pilotos dos Peugeot 208 Rally4, Rafael Rego dominou até se despistar e bater, na segunda classificativa, deixando caminho livre a Ricardo Sousa, o seu principal adversário para vencer o troféu. Sousa acabou o dia na segunda posição, a 3.1s de Gil Antunes, sendo que o terceiro é Henrique Moniz, todos separados por escassos segundos.

Nos Clio, João Rodrigues, o piloto de Mafra que lidera destacado o troféu, não permitiu que ninguém o importunasse, colocando-se em boa posição para poder festejar o título.

Por fim, no FPAK Júnior Team, a desistência, devido a despiste, de Francisco Fontes (Lancia Ypsilon Rally6) na segunda “especial”, depois de ter perdido 2.4s para Pedro Câmara (Peugeot 208 Rally6) logo a abrir a prova, deixou este último com uma vantagem bastante confortável para gerir.

A segunda etapa do Rally de Lisboa, este sábado, terá um dos seus pontos altos na região da Serra de Sintra e Cascais, com o regresso a classificativas históricas como Alcabideche e Pé da Serra/Peninha, estando o final agendado para a Marina de Cascais, onde se disputará a City Stage. É também nesse complexo náutico que decorrerá a cerimónia de consagração dos vencedores da Taça de Portugal de Ralis e ainda da Peugeot Rally Cup Portugal e do Clio Trophy Portugal.

Classificação geral após PEC 5

1º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rlly2), 22m53.0s

2º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), a 16.1

3º, Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Hyundai i20 N Rally2), a 28.0

4º, Ernesto Cunha/Valter Cardoso (Skoda Fabia RS Rally2), a 34.4

5º, Pedro Lago Vieira/Gabriel Morales (Toyota GR Yaris Rally2), a 39.7

6º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a 58.0

7º, André Cabeças/Miguel Castro (Citroen C3 Rally2), a 1m37.4s

8º, Gil Antunes/Alexandre Ramos (Peugeot 208 Rally4), a 1.50.5

9º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 1.53.6

10º, Henrique Moniz/Jorge Diniz (Peugeot 208 Rally4), a 1.55.2

11º, Joni Gonçalves/Vítor Hugo (Peugeot 208 Rally4), a 1.57.8

12º, Paulo Neto/Carlos Magalhães (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 2.00.9